Pela ordem durante a 21ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Solicitação à Presidência do Senado resposta a Questão de Ordem formulada por S. Exa., acerca da realização da CPI do Atos Antidemocráticos.

Autor
Soraya Thronicke (UNIÃO - União Brasil/MS)
Nome completo: Soraya Vieira Thronicke
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Atuação do Senado Federal:
  • Solicitação à Presidência do Senado resposta a Questão de Ordem formulada por S. Exa., acerca da realização da CPI do Atos Antidemocráticos.
Publicação
Publicação no DSF de 29/03/2023 - Página 31
Assunto
Outros > Atuação do Estado > Atuação do Senado Federal
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, ESCLARECIMENTOS, QUESTÃO DE ORDEM, AUTORIA, ORADOR, REALIZAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, MANIFESTAÇÃO COLETIVA, LOCALIDADE, CONGRESSO NACIONAL, OPOSIÇÃO, DEMOCRACIA.

    A SRA. SORAYA THRONICKE (Bloco Parlamentar União Cristã/UNIÃO - MS. Pela ordem.) – Sr. Presidente, mais uma sessão e mais uma semana se passam e nós ainda não temos uma resposta à questão de ordem, Sr. Presidente, que eu levantei em nome de todos os brasileiros – não em nome da Soraya, não.

    Hoje eu vim vestida de "pela ordem" em homenagem a uma pessoa fabulosa no Mato Grosso do Sul, a Paula, que é uma das sócias da Polca, no Mato Grosso do Sul, que tem um QR Code. E ela, sem juridiquês nem economês, em várias camisetas explica o que são essas palavras, essas frases, esses termos. Então, Paula, parabéns para você! E esta marca está em extinção. Eu arrematei várias justamente para ajudar, e eu não conhecia. É o empreendedorismo feminino no nosso país. Pessoas que têm inteligência, criatividade, coragem para empreender, muitas vezes ficam à mercê porque não têm condições. Às vezes os incentivos são designados a somente um setor, e os outros são excluídos.

    Mas, enfim, veio a calhar, e eu venho pedir pela ordem para V. Exa., para que V. Exa. responda minha questão de ordem em relação à CPI. Nós ainda continuamos no limbo. O próprio Senador Marcos do Val deu uma entrevista em que ele propagou uma desinformação, porque todos nós estamos desinformados, e não foi por má-fé nem por nada, porque ele achou que a CPI tivesse sido arquivada, e não foi. Nós não temos uma resposta formal desta Casa, nós só temos uma situação que está no limbo ainda. Então peço a V. Exa. o carinho, a atenção com mais de 210 milhões de brasileiros que passaram e ainda passam por uma situação extremamente perigosa, que é a queda da nossa democracia. Se V. Exa. também não nos der a resposta para essa importante questão de ordem, nós também estamos com a nossa democracia ameaçada. Por quê? Porque são cerca de 44 Senadores que, até aquele momento, haviam assinado uma CPI. Já não era mais um direito das minorias, era um direito da maioria do Senado Federal, Sr. Presidente. Então eu acredito muito que V. Exa. esteja debruçado sobre isso.

    E quero dizer para toda a imprensa, para todos os brasileiros, que essa questão ainda está pendente de decisão de V. Exa., somente de V. Exa., e ainda está judicializada. Portanto, não foi arquivada, não foi indeferida, não foi negada, não foi nada. Nós estamos no limbo, e eu aguardo de V. Exa. a resposta.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/03/2023 - Página 31