Pela ordem durante a 33ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Registro da visita da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado à escola Ensino Especial do Guará para ver o atendimento dado às crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Educação:
  • Registro da visita da Comissão de Educação, Cultura e Esporte do Senado à escola Ensino Especial do Guará para ver o atendimento dado às crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.
Publicação
Publicação no DSF de 20/04/2023 - Página 61
Assunto
Política Social > Educação
Indexação
  • REGISTRO, VISITA, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CULTURA E ESPORTE, SENADO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, ENSINO ESPECIAL, LOCAL, BAIRRO, BRASILIA (DF), OBSERVAÇÃO, ATENDIMENTO, CRIANÇA, ADOLESCENTE, ADULTO, PESSOA COM DEFICIENCIA, INTELECTUAL, AUTISMO.

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Pela ordem.) – Não, não. Só peço a V. Exa. a possibilidade de comunicar ao Plenário algo que considero bastante relevante e importante.

    A Comissão de Educação, por solicitação do Senador Izalci Lucas, esteve, hoje à tarde, na escola de educação especial, de Ensino Especial do Guará. Foram sete Senadores e Senadoras para a visita à escola para ver o atendimento que é dado para crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência múltipla, dentro do transtorno do espectro autista.

    Eu sou quero destacar, Sr. Presidente, que é importante que a gente saiba que é uma escola bonita, acolhedora, competente, com profissionais altamente dedicados. Tivemos, também, a fala de pais externando a preocupação com a educação dos filhos e das filhas com deficiência, quando eles têm uma necessidade mais acentuada. Tudo isso reforçado pelo papel dos professores e das professoras da instituição. Então, foi um momento, assim, de construção, positivo, adequado, de cidadania.

    A Comissão de Educação, Cultura e Esporte está bem direcionada, bem focada para, entre todos os desafios, que são tantos, cuidarmos muito bem do acesso à educação de qualidade da pessoa com deficiência, além do aspecto da educação inclusiva dentro das escolas comuns, o que merece pesquisa para ver também como a inclusão está acontecendo, como essa educação é ofertada – como aconteceu no Guará, com a presença de Ceilândia, de outros diretores e do Brasil inteiro – nas escolas de educação especial, nas quais as famílias participam, há a opção das famílias também, e com o atendimento adequado.

    A gente lamenta unicamente que nesses episódios todos haja, por parte de pessoas do Ministério da Educação, um fundamentalismo extremado, uma negação daquilo que a sociedade faz no sentido de dizer que é uma coisa que segrega, que não deve existir, que deve acabar. A gente imagina um Ministério da Educação... Não o Sr. Ministro, mas até alertar o Sr. Ministro para essas pessoas que fazem um verdadeiro escarcéu, que deve terminar, na verdade, no sentido de se garantir educação para a pessoa com deficiência de qualidade; ouvir as famílias, ouvir os pais; e parar, interromper essa atitude xiita, fundamentalista, que pensávamos tivesse acabado no Brasil, mas, infelizmente, retornou para o Ministério da Educação.

    É o alerta que a gente faz do que não deve acontecer; e que o Ministro realmente observe o que está acontecendo lá dentro dos quadros e, com a sua competência, como Governador e como Senador eleito, possa direcionar o ministério nesta área para os rumos que consideramos justos e adequados de cidadania, de ouvir os pais...

(Soa a campainha.)

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – ... ouvir as pessoas, de as famílias terem opções e de reconhecer o trabalho extraordinário que Apaes, Pestalozzis, escolas que atendem crianças autistas, paralisadas cerebrais, surdos, cegos fazem pelo Brasil inteiro há décadas.

    Então, é o apelo que a gente faz, Sr. Presidente.

    E quero dizer que realmente foi muito bonito ver sete Senadores e Senadoras e alguns que justificaram também visitando escolas e dizendo: "Olha, vamos dialogar e vamos trabalhar nesse sentido".

    Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/04/2023 - Página 61