Fala da Presidência durante a 78ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Comentário sobre a importância de políticas públicas que ofereçam dignidade às comunidades carentes, com ênfase à educação, de modo a evitar a capacidade de criminosos de recrutamento de jovens.

Autor
Styvenson Valentim (PODEMOS - Podemos/RN)
Nome completo: Eann Styvenson Valentim Mendes
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
Educação:
  • Comentário sobre a importância de políticas públicas que ofereçam dignidade às comunidades carentes, com ênfase à educação, de modo a evitar a capacidade de criminosos de recrutamento de jovens.
Publicação
Publicação no DSF de 27/06/2023 - Página 42
Assunto
Política Social > Educação
Indexação
  • COMENTARIO, IMPORTANCIA, POLITICA SOCIAL, OFERECIMENTO, DIGNIDADE, COMUNIDADE, POBREZA, ENFASE, EDUCAÇÃO, OBJETIVO, REDUÇÃO, CAPACIDADE, RECRUTAMENTO, CRIMINOSO, JOVEM.

    O SR. PRESIDENTE (Styvenson Valentim. Bloco Parlamentar Juntos pelo Brasil/PODEMOS - RN. Fala da Presidência.) – Senador Confúcio, antes de o senhor desocupar a tribuna, eu o ouvi e o ouvi com felicidade, porque entrou em ressonância com o que eu falei, e o senhor... Hoje, na sociedade brasileira em que a gente vive, é violência nas escolas. A gente está planejando colocar portas com detector de metal, aumentar muros, colocar serpentina, câmeras, policial, ou seja, violência dentro das escolas, mas o senhor deixou claro que a pior violência é esse abandono, é esse abandono, esse esquecimento. E o senhor disse que várias pessoas antes de mim e do senhor – e que talvez ocupará, após a nossa saída daqui – com o mesmo discurso.

    Eu acabei de fazer um discurso falando sobre educação e falando sobre a inércia, falando sobre a incapacidade, a incompetência, do uso de dinheiro público para melhorar a situação em uma periferia do meu estado, na capital do Rio Grande do Norte, Natal, que é dominada por facções criminosas, o que muda a realidade de crianças que têm perspectiva.

    Quando você trata com dignidade, quando você dá um banheiro para quem não tem; quando você dá uma escova de dente para quem nunca escovou os dentes; para quem você dá um fardamento que identifica algo como uma escola, algo bom, você tira da capacidade do criminoso de fazer esse recrutamento, porque quem dá é ele. E ele dá o quê? Ele dá a pedra de crack, ele dá o copo de cachaça, ele dá o cigarro de maconha, ele dá a promiscuidade, ele dá lascividade, ele dá a bermuda que o garoto quer porque houve um roubo e foi comprado com aquele dinheiro.

    Ou seja, quando não se ocupa... E o senhor diz assim: "Ah, por que as coisas boas não vão para a periferia?". Mas é a mesma periferia em que o político vai pedir voto, não é isso? O senhor, que é mais experiente do que eu, sabe. Entra lá com a... O que ele faz? O que ele promete que nunca deixou nada lá dentro? Como é que ele consegue aquele voto daquelas pessoas que massivamente votam no mesmo político?

    Então, que espécie de relação existe entre a política, a educação e a ida daquele candidato no momento de uma campanha? Porque ele não leva o aparato público, ele não leva ali a construção de um de um saneamento básico.

    Quantas? São 16 milhões de pessoas morando em 111 mil favelas neste país, que não têm a mínima dignidade, que não têm esgoto, que não têm água potável, que não têm eletricidade, que vivem em condições sub-humanas, e a gente está discutindo justamente sobre levar o mínimo. O senhor falou de educação, e eu falei de educação numa mesma condição.

    Talvez eu possa ser novo, mas talvez a gente tenha a mesma visão de solução de problema.

    Obrigado, Senador Confúcio.

    Vou encerrar com a convocação.

    A Presidência informa às Senadoras e aos Senadores que está convocada sessão deliberativa ordinária semipresencial amanhã, terça-feira, às 14h, com pauta divulgada pela Secretaria-Geral da Mesa.

    Cumprida a finalidade desta sessão, a Presidência declara o seu encerramento.

    Que Deus nos abençoe!

(Levanta-se a sessão às 15 horas e 48 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/06/2023 - Página 42