Discurso durante a 10ª Sessão Solene, no Congresso Nacional

Sessão Solene destinada a celebrar os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.

Autor
Izalci Lucas (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/DF)
Nome completo: Izalci Lucas Ferreira
Casa
Congresso Nacional
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Data Comemorativa:
  • Sessão Solene destinada a celebrar os 150 anos de nascimento de Alberto Santos Dumont, o Pai da Aviação.
Publicação
Publicação no DCN de 29/06/2023 - Página 16
Assunto
Honorífico > Data Comemorativa
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO SOLENE, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO DE NASCIMENTO, ALBERTO SANTOS DUMONT, AERONAUTA, INVENÇÃO, AERONAVE.

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco/PSDB - DF. Para discursar. Sem revisão do orador.) – Quero cumprimentar aqui o nosso Presidente, colega Carlos Viana, Presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia, Inovação e Informática; cumprimentar e também parabenizar pela iniciativa o Deputado Federal Luiz Fernando Faria; cumprimentar a minha querida colega Damares Alves, nossa Senadora aqui do Distrito Federal; cumprimentar o Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno e o nosso Presidente do Superior Tribunal Militar, o Sr. Ministro Tenente-Brigadeiro do Ar Joseli Parente Camelo; cumprimentar o meu amigo, o Deputado Federal Lafayette, mineiro, e o nosso colega também aqui do Distrito Federal, o Deputado Federal Paulo Fernando; cumprimentar os representantes do Comando do Exército, da Marinha; cumprimentar todos os nossos membros da Força Aérea Brasileira e todos os convidados aqui presentes.

    Santos Dumont disse: "Inventar é imaginar o que ninguém oferece; é acreditar no que ninguém jurou; é arriscar o que ninguém ousou; é realizar o que ninguém tentou. Inventar é transcender".

    Senhoras e senhores, nesta homenagem aos 150 anos do nosso herói Alberto Santos Dumont, que hoje faz parte do nosso Panteão da Pátria e da Liberdade, logo aqui ao lado da nossa Casa de Leis, começo este meu pronunciamento imaginando seus pensamentos, as suas ideias e a sua vida ao longo dos tempos em que viveu. Estamos falando de nosso herói e inventor Alberto Santos Dumont, um brasileiro que pensou, fez e queria muito mais.

    É criador do Oiseau de Proie – em português, Ave de Rapina –, seu invento espetacular, que foi demonstrado no Campo de Bagatelle, em Paris, quando o pássaro de metal por ele construído voou pela primeira vez no mundo.

    Senhoras e senhores, hoje, aqui, neste espaço de homenagens, neste espaço histórico de nosso Poder Legislativo, celebramos Alberto Santos Dumont, nosso maior inventor e nossa influência mais grandiosa a todos os nossos inventores, cientistas, pesquisadores e cérebros de nosso país e do mundo.

    Embora tenha sido um dos grandes a inventar a possibilidade de voar, nosso Santos Dumont foi contrário às nossas aeronaves para bombardear e matar.

    Nosso herói ainda inventou muito mais: além do 14-Bis, o balão a gás de pequeno porte, o relógio de pulso, como já foi dito aqui, entre outros inventos importantes que até hoje estão aí. São inventos que até hoje significam o início das novas tecnologias e de uma nova era.

    Há tempo de fazer, e isso já foi feito lá atrás. Ninguém os teria feito não houvesse uma tecnologia e alguém que o fizesse lá atrás. Santos Dumont fez isso e com ele muitos brasileiros, a exemplo, fizeram também em favor da paz e sempre contrários a seu uso como armas de guerra.

    Aqui estamos nós e aqui dissemos, mas a verdade é que hoje temos outros heróis em cada canto deste grande Brasil, muitos que, infelizmente...

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco/PSDB - DF) – ... não são reconhecidos pelo simples fato de que nosso incentivo e nossa apreciação não chegam aonde eles estão. Mas hoje aqui temos a oportunidade de celebrar Santos Dumont como exemplo para os novos tempos que virão para os nossos pesquisadores e inventores.

    Vale lembrar, sobretudo, o que nos disse: "Nem todo aluno é bom professor". Ele o disse com toda propriedade, pois o professor, orientador e incentivador é aquele que percebe e luta para fazer valer as suas melhores e mais privilegiadas mentes. Por isso, é de suma importância que o Brasil invista em nossos cientistas, nossos inventores e nessas mentes privilegiadas de pesquisadores que temos de norte a sul, de leste a oeste do Brasil. É por isso que precisamos investir em ciência e tecnologia e inovação em nosso país.

    Assim, hoje, aqui, neste momento, eu peço a atenção de todos para ressaltar a nossa Aeronáutica, pelo seu instituto maior, o ITA, que completa 73 anos, mas, sobretudo, por tudo que já fez para o país, ao longo dessas décadas, com suas mentes brilhantes. Para aqueles que não sabem ou para aqueles que não nos reconhecem, tenham, em nosso maior líder que hoje homenageamos e no nosso ITA, as nossas luzes, os nossos exemplos, com Santos Dumont, nosso grande inventor, pesquisador e hoje herói brasileiro, e o ITA, instituto que recepciona as mentes mais brilhantes do Brasil.

    Aqui em nosso Panteão, os brasileiros podem saber o que fez Santos Dumont, nosso grande herói dos inventos...

(Soa a campainha.)

    O SR. IZALCI LUCAS (Bloco/PSDB - DF) – ... e da tecnologia, mas também aqueles que lutaram e lutam sempre pelo desenvolvimento, pela liberdade e pela democracia.

    A todos aqui presentes os meus cumprimentos e agradecimentos por participarem desta homenagem justa e importante para a história e a ciência do nosso país.

    Obrigado a todos. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN de 29/06/2023 - Página 16