Discurso durante a 116ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a comemorar o Centenário do Avaí Futebol Clube.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
Desporto e Lazer, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a comemorar o Centenário do Avaí Futebol Clube.
Publicação
Publicação no DSF de 29/08/2023 - Página 14
Assuntos
Política Social > Desporto e Lazer
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, COMEMORAÇÃO, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, CENTENARIO, CLUBE, FUTEBOL, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), ELOGIO, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, TIME, SENADOR, ESPERIDIÃO AMIN.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Para discursar.) – Paz e bem, meu querido irmão, Senador Esperidião Amin.

    Eu estava aqui, neste Plenário, no dia em que o senhor apresentou o requerimento, que foi votado por unanimidade aqui pelos Senadores nesse momento histórico.

    Confesso, meu querido Presidente Júlio César, que eu estou muito feliz em estar aqui. As coincidências – obrigado, Zezinho – que ligam o Fortaleza Esporte Clube, o meu grande amigo de infância – de que eu tive a benção de ser presidente em 2017 –, ao Avaí, ao centenário Avaí, são muito grandes, e eu vou apenas ilustrar algumas aqui, com a presença da minha esposa, Márcia Valéria, que não veio à celebração do centenário do Fortaleza, que nós fizemos em 2019 aqui, mas fez questão de estar presente nesta, do Avaí. (Palmas.)

    Mas eu vou explica o porquê. Ela é torcedora do Ceará Sporting Club, que é o adversário – eu não gosto de chamar de rival, porque nós podemos ser adversários dentro do campo, mas jamais inimigos. O futebol foi feito para unir, e isso aí foi algo que dentro da gestão do Fortaleza, essa cultura de paz, ajudou a bola a entrar e os times a se posicionarem bem, até pouco tempo atrás, os dois na Série A.

    Mas a Márcia é pé-quente para o Avaí. Quero deixar isso claro, porque quando a gente foi, em 2022, no dia 16 de junho, jogar lá, o Avaí fez uma partida memorável: ganhou de 3 a 2 do Fortaleza. Eu estava lá no estádio com a minha família. É de arrepiar a torcida de vocês. O carinho com que vocês recebem – eu sou testemunha disso – os visitantes e o respeito. E depois nós fomos a Blumenau. No dia seguinte, o Senador Esperidião Amin com um sorriso de lado a lado. Mas eu quero dizer que nós somos leões. Tanto o Fortaleza é o Leão do Pici e o Avaí é o Leão da Ilha – é leão o nosso mascote.

    Em 1972, Senador Esperidião Amin, quando eu nasci, eu vi – eu não sabia desse detalhe. É outra coincidência – o Rei Pelé, que esteve participando de um amistoso lá na Ressacada. Então é algo assim de que eu tive o privilégio – como comentei com o Senador Esperidião Amin – e graças a Deus, em 2018, nós subimos juntos para a Série A. Eu estava chegando no aeroporto ali de Florianópolis, tinha acabado de ser eleito aqui para o Senado, estava chegando para assistir a um jogo para o qual a gente tinha uma expectativa guardada de subir e de confirmar o título do Brasileiro. E eu vi aquele estádio lindo. Foi a primeira vez em que entrei no estádio da Ressacada lotado. Tinha uma chuvinha no ar ali. Estava um clima como está Brasília hoje. Cheguei ali no momento e fui recebido com uma mala. Cheguei com uma malinha, porque eu vinha de São Paulo, no estádio. Ali foi um momento também de muita felicidade.

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – Mas eu queria dizer para vocês que este é o momento que tem que ser celebrado.

    O futebol brasileiro...

    E aí eu fico feliz, Presidente, em ouvir o seu discurso – porque eu sei que é na prática que o senhor coloca a ética – sobre essa questão do respeito ao adversário. E isso faz a diferença no futebol. O futebol é muito além do que o esporte em si, da disputa de um time querer ganhar do outro os campeonatos. Ele foi feito justamente para que a gente possa levar valores e princípios para os torcedores, cultura de paz, defesa da vida. Eu acho que essa é a beleza da paixão nacional. Eu fico extremamente feliz em estar participando de um momento histórico. Eu não tenho dúvida de que o Avaí é para comemorar o bicentenário, para ir para frente...

(Soa a campainha.)

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE) – ... porque é um grande time do futebol brasileiro, um grande clube.

    Eu escolhi, com todo o carinho, essa gravata para estar aqui hoje. Eu disse: "Rapaz, o Amin está ali e ele está justificado com a gravata vermelha, porque é a bandeira do Estado de Santa Catarina". Só não podia estar com a gravata preta, não é? Aí não ia ser bacana.

    Eu queria dizer que estou muito feliz em estar aqui neste dia.

    Que a gente possa ter momentos bons para o Avaí, que merece estar na Série A.

    E o Fortaleza, se Deus quiser, vai estar esperando para fazer grandes duelos históricos junto com esse time. É muito equilibrado. Confronto entre Fortaleza e Avaí historicamente é muito equilibrado e vocês são sempre muito bem-vindos também lá no estádio Castelão.

    Deus abençoe, sucesso e parabéns pelo centenário. (Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/08/2023 - Página 14