Pela ordem durante a 164ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

Defesa de abertura de mercado na aviação comercial, como medida necessária ao equilíbrio da política de preços das companhias aéreas.

Autor
Eduardo Girão (NOVO - Partido Novo/CE)
Nome completo: Luis Eduardo Grangeiro Girão
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Economia e Desenvolvimento, Transporte Aéreo:
  • Defesa de abertura de mercado na aviação comercial, como medida necessária ao equilíbrio da política de preços das companhias aéreas.
Publicação
Publicação no DSF de 31/10/2023 - Página 22
Assuntos
Economia e Desenvolvimento
Infraestrutura > Viação e Transportes > Transporte Aéreo
Indexação
  • DEFESA, ABERTURA, MERCADO, AVIAÇÃO COMERCIAL, ERRADICAÇÃO, MONOPOLIO, POLITICA DE PREÇOS, EMPRESA PRIVADA, TRANSPORTE AEREO.

    O SR. EDUARDO GIRÃO (Bloco Parlamentar Vanguarda/NOVO - CE. Pela ordem.) – Pela ordem, Presidente Senador Dr. Hiran.

    Eu quero cumprimentá-lo, meu querido amigo, Senador Laércio. Aliás, minha admiração por você já vem de muitos anos. O meu pai, inclusive, que está em Brasília e quer lhe dar um abraço – está aqui no Senado –, tem um carinho muito grande pelo senhor.

    Parabéns pelo seu discurso em prol do turismo do seu estado, um estado lindo. O Estado de Sergipe, Dr. Hiran, é algo assim de uma beleza estonteante, com um povo muito receptivo. Aracaju é uma cidade belíssima, aquela praia de Atalaia... Você tem ali a possibilidade de o turismo decolar. Então, parabéns pelo seu pronunciamento.

    Colaborando com as palavras sábias do Senador Dr. Hiran sobre essa questão, como é que a gente vai resolver isso? Como nós vamos resolver a questão de preço? Que é um absurdo! Para Fortaleza, também, é surreal o que a gente vê. É abrindo o mercado, viu, Dr. Hiran? O que a gente puder fazer para abrir o mercado para as chamadas low costs... Porque, lá nos Estados Unidos, você de última hora consegue, porque tem muitas opções. E o Brasil ainda tem um freio de mão puxado.

    É como o senhor falou: já demos subsídio de tudo; a bagagem, que eu sou contra cobrar, está lá; mas não adiantou. Não adiantou! Então, nós temos que ver medidas para acabar aí com esse monopólio, porque, na realidade, é isto: a gente fica na mão de duas, três empresas. E isso não é saudável para o Brasil, está travando o desenvolvimento do país.

    Parabéns, Senador Laércio!

    Parabéns, Senador Hiran!

    Estamos juntos aí nessa jornada pelo empreendimento do turismo no Brasil.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/10/2023 - Página 22