Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Elogios ao Senador Flávio Dino.

Comentários sobre o mecanismo de fiscalização e transparência na aplicação dos recursos das emendas orçamentárias apresentadas por S.Exa.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Elogios ao Senador Flávio Dino.
Fiscalização e Controle:
  • Comentários sobre o mecanismo de fiscalização e transparência na aplicação dos recursos das emendas orçamentárias apresentadas por S.Exa.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2024 - Página 18
Assuntos
Honorífico > Homenagem
Organização do Estado > Fiscalização e Controle
Indexação
  • ELOGIO, SENADOR, EX-MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA JUSTIÇA E SEGURANÇA PUBLICA, FLAVIO DINO.
  • COMENTARIO, TRANSPARENCIA ADMINISTRATIVA, FISCALIZAÇÃO, EMENDA, ORÇAMENTO, APLICAÇÃO, RECURSOS FINANCEIROS, POLICIA FEDERAL, ESTADO DE GOIAS (GO).

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente Weverton, eu quero apenas aplaudir uma prestação de contas que fica para a história dos Ministérios da Justiça, e acho que dificilmente alguém a repetirá como Flávio Dino.

    Mas eu quero fazer aqui um registro que nunca fiz nesses cinco anos de mandato. Não sei se fui o primeiro – de repente foi o Amin, foi o Paim –, mas fui um dos primeiros na história deste país, aqui no Senado, a usar o compliance nas minhas emendas; isso significa transparência total e o impedimento de qualquer propina, de qualquer coisa errada, quando você destina um recurso para um município, no meu caso, do Estado de Goiás. Tudo isso começou através de um diálogo com o Ministro da Justiça Flávio Dino, que me aplaudiu, inclusive, e pediu que a Polícia Federal desse atenção, e o Dr. Andrei – para mim, o maior Diretor Nacional da Polícia Federal de todos os tempos do Brasil; a cada dia ele mostra a sua competência, a sua lisura – autorizou a Superintendente notável de Goiás da Polícia Federal, muito bem escolhida, Dra. Marcela Rodrigues, para que acompanhasse cada emenda minha. E quando surgiu qualquer dúvida, a Polícia Federal de Goiás chamava o Prefeito, chamava o lobista, chegou a prender pessoas, dando um exemplo ao Estado de Goiás de que qualquer emenda do Senador Kajuru não tem como chegar sem haver a devida fiscalização.

    Portanto, isto me orgulha: em cinco anos de mandato, até hoje não ter tido nenhum problema – ao contrário, às vezes, de colegas que, mesmo sem querer, acabam vendo seus recursos mal destinados, mal aplicados e principalmente desviados, o que é um crime.

    Obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2024 - Página 18