Pela ordem durante a Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Cumprimentos ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e ao seu Secretário Executivo Dario Durigan, que aceitaram ter uma conversa na semana anterior com empresários do agro, da indústria e do comércio do Estado de Goiás e do Estado de São Paulo.

Comentários sobre a proposta, de autoria de S. Exa., de criação de uma CPI sobre a violência contra as mulheres e também sobre o feminicídio.

Autor
Jorge Kajuru (PSB - Partido Socialista Brasileiro/GO)
Nome completo: Jorge Kajuru Reis da Costa Nasser
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }, Comércio, Indústria:
  • Cumprimentos ao Ministro da Fazenda, Fernando Haddad e ao seu Secretário Executivo Dario Durigan, que aceitaram ter uma conversa na semana anterior com empresários do agro, da indústria e do comércio do Estado de Goiás e do Estado de São Paulo.
Mulheres:
  • Comentários sobre a proposta, de autoria de S. Exa., de criação de uma CPI sobre a violência contra as mulheres e também sobre o feminicídio.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/2024 - Página 47
Assuntos
Economia e Desenvolvimento > Agropecuária e Abastecimento { Agricultura , Pecuária , Aquicultura , Pesca }
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Comércio
Economia e Desenvolvimento > Indústria, Comércio e Serviços > Indústria
Política Social > Proteção Social > Mulheres
Indexação
  • CUMPRIMENTO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA FAZENDA (MF), SECRETARIO EXECUTIVO, DARIO DURIGAN, ENCONTRO, EMPRESARIO, AGRONEGOCIO, COMERCIO, INDUSTRIA, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE SÃO PAULO (SP).
  • COMENTARIO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), INVESTIGAÇÃO, VIOLENCIA, MULHER, FEMINICIDIO.

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO. Pela ordem.) – Presidente Rodrigo Pacheco, inicialmente, Deus e saúde a todos e todas aqui presentes. De coração aberto, um ano de 2024 mais justo, mais amoroso e mais vitorioso nas vidas de todos nós e de nossos familiares.

    Como se esperava, a sua introdução – a cada ano é assim – é irretocável, um apanhado completo que é fácil de se entender. Eu gostaria, apenas, de fazer aqui um registro de cumprimentos ao exímio Ministro Fernando Haddad e ao, também probo Secretário Executivo Dario, pois ambos aceitaram ter uma conversa na semana passada, por minha iniciativa, com os maiores empresários do agro, da indústria e do comércio do Estado de Goiás e do Estado de São Paulo.

    A conversa foi muito produtiva, os empresários saíram satisfeitos, porque o Governo viu, na questão da desoneração, e das leis complementares da reforma tributária que é preciso rediscutir, que é preciso ceder; essa foi inclusive, Presidente Rodrigo Pacheco, uma palavra sua – o Ministro Haddad me revelou –, quando o senhor falou que deveria o Governo ceder em alguma parte, e eu concordei plenamente com o senhor. Portanto, isso eu quero deixar registrado publicamente ao Brasil.

    E – concluindo – quero pedir ao senhor que a Mesa Diretora, com o nosso competente Sabóia... que a gente começasse a pensar naquilo que era um assunto esperado pela sociedade brasileira e por mais de 50 milhões de mulheres, que era uma CPI independente e 100% antipartidária e histórica nesta Casa sobre a violência contra as mulheres e também sobre o feminicídio. Essa CPI foi de minha autoria, com mais de 40 assinaturas e ainda...

(Soa a campainha.)

    O SR. JORGE KAJURU (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - GO) – ... há Senadores que não puderam assinar e Senadoras que quiseram. Alguns não souberam interpretar, como o Senador Omar Aziz, e rapidamente ele voltou atrás na sua posição e entendeu que não é uma CPI para discutir mulher rica violentada. Até porque a mulher rica violentada se torna notícia; já a mulher pobre violentada simplesmente fica calada ou morre. Então, a nossa preocupação é com essas mulheres e com tudo o que envolve a violência contra as mulheres neste país.

    A Senadora Damares e eu já começamos a conversar de forma democrática sobre os membros titulares, sobre Presidência, Vice-Presidência, relatoria, que evidentemente terá que ser feminina. Portanto, Presidente, estamos prontos para que os partidos escolham os seus membros titulares e suplentes dessa CPI, que eu tenho certeza que fará história nos...

(Interrupção do som.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/2024 - Página 47