Presidência durante a 51ª Sessão Especial, no Senado Federal

Sessão Especial destinada a homenagear os 40 anos das “Diretas Já!”.

Autor
Wellington Fagundes (PL - Partido Liberal/MT)
Nome completo: Wellington Antonio Fagundes
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Eleições e Partidos Políticos, Homenagem:
  • Sessão Especial destinada a homenagear os 40 anos das “Diretas Já!”.
Publicação
Publicação no DSF de 27/04/2024 - Página 10
Assuntos
Outros > Eleições e Partidos Políticos
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, MANIFESTAÇÃO, DIREITO, ELEIÇÕES, EMENDA CONSTITUCIONAL, ENCERRAMENTO, DITADURA.

    O SR. PRESIDENTE (Wellington Fagundes. Bloco Parlamentar Vanguarda/PL - MT) – Eu quero, inclusive, acrescentar, Thelma, muitas pessoas questionam por que o nome daquela magnífica ponte sobre o Rio Cuiabá leva o nome de Sérgio Motta, Senador Antero. E aí eu quero lembrar a sua vinda aqui conosco, a D. Ana de Maio foi uma das pessoas responsáveis também para trabalharmos aquele projeto que foi denominado Mato Grosso-Itália, das pontes, da construção de pontes, e foi fundamental a presença, o trabalho do Sérgio Motta, porque, na ida do Presidente Fernando Henrique Cardoso à Itália, o único projeto apresentado pelo Governo Federal foi exatamente o de Mato Grosso. E só foi possível, porque o Ministro, à época, Sérgio Motta, fez um grande trabalho criando uma excepcionalidade para Mato Grosso, porque nós não tínhamos a capacidade de endividamento necessária, mas, na sua influência política, o Sérgio Motta trabalhou junto à equipe econômica, demonstrando que o Mato Grosso tinha, sim, capacidade de fazer o pagamento.

    Em tão pouco tempo, em Mato Grosso, foi um projeto exitoso, felizmente, do ponto de vista de desenvolvimento do nosso estado, bem como também de capacidade de pagamento do estado. Tanto é que, com este e outros programas – eu faço questão de citar aqui a criação dos programas de desenvolvimento da nossa agropecuária, que se deu no Governo Dante de Oliveira, principalmente, inicialmente, com o fundo do algodão, um desafio dos produtores –, Mato Grosso, que não produzia nada de algodão, em apenas três anos, passamos a produzir 54% da produção nacional de algodão; e hoje produzimos 80% da produção nacional de algodão. Isso é uma herança do Governo Dante de Oliveira, não só na questão do algodão, da soja. Se hoje nós já somos maiores na produção do que a Argentina, se deu também nos programas da soja, do boi e em outros programas criados no Governo Dante de Oliveira. Então, é extremamente importante também para a história do Mato Grosso registrar, porque hoje, se Mato Grosso é esse estado que ajuda muito na balança comercial brasileira, de forma positiva, se deu muito em função de Dante de Oliveira.

    Eu quero aqui também registrar a presença conosco: já está o Senador Chico Rodrigues, que, daqui a pouco, também usará da palavra; também, representando o Embaixador de Portugal, da Chefe de Missão, Sra. Isabel Pestana; da Conselheira Nacional de Saúde Sra. Vânia Lúcia Ferreira Leite, representando o Ministério da Saúde; do Assessor da Coordenação do Escritório de Representação do Governo da Bahia em Brasília Sr. Eduardo Aiache, representando o Governo da Bahia; do Desembargador do Tribunal de Justiça de Mato Grosso Sr. Rubens de Oliveira Santos.

    Também registro aqui a presença da Vereadora do Município de Cuiabá Sra. Maria Avalone e do ex-Deputado Federal Sr. Domingos Leonelli, muito amigo de Dante de Oliveira. Registro ainda a ex-Deputada Federal Sra. Moema São Thiago, que está aqui presente também e que foi muito amiga de Dante de Oliveira. (Palmas.)

    Registro a presença do Presidente do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) do Distrito Federal, o Sr. Sérgio Izalci, também filho do nosso Senador Izalci; a presença do Superintendente de Relacionamento da Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo de Minas Gerais, o Sr. Arthur Camata; e a presença do Vice-Chefe de Missão da Embaixada de Cuba, o Sr. Melne Martínez Hernández.

    Depois, vamos citar outros nomes.

    Queremos agora conceder a palavra ao Sr. Senador Antero Paes de Barros, que foi Deputado Federal no período de 1986 a 1990 e Senador no período de 1999 a 2007, ambos os mandatos pelo meu Estado de Mato Grosso.

    Com a palavra, o Sr. Antero Paes de Barros, jornalista.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 27/04/2024 - Página 10