Discussão durante a 77ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Em fase de revisão e indexação
Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Discussão

    O SR. FLÁVIO ARNS (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR. Para discutir.) – Sr. Presidente, eu só quero reforçar isso que o nobre amigo Rodrigo Cunha colocou.

    Em primeiro lugar, a questão da penalização das pessoas que cometeram atos de racismo na Espanha. Isso é muito importante para o esporte mundial: penalização. Vai para a cadeia. Vai ser condenado, porque isso é algo intolerável.

    Porém, eu quero destacar uma frase do Vinicius Jr., do Vini Jr., que me chamou muito a atenção e que, na verdade, eu acho que deveria orientar o trabalho de todos nós, porque ele foi muito feliz na declaração, no meu ponto de vista. Ele disse: "Eu não sou vítima [...] [do racismo]. Eu sou algoz [...] [do racismo] – Eu não sou vítima [...] [do racismo]. Eu sou algoz [...] [do racismo]".

    Essa é uma atitude, assim, que tem que ser elogiada, na minha opinião, não só pelo Brasil, mas pelo mundo. Uma pessoa com a expressão pública de Vini Jr. dizer: "Olhe, eu sou algoz [...] [do racismo]", dessa coisa que não deveria estar acontecendo.

    Então, que essa atitude seja a nossa atitude. Vamos todos nós sermos algozes desse crime hediondo, que é o racismo.

    Quero parabenizar a Justiça da Espanha, por um lado, pela condenação, finalmente, de pessoas que cometeram esse ato de racismo, e enaltecer e chamar a sociedade brasileira, em particular, para seguirmos a orientação do Vini Jr. Vamos ser algozes do racismo, onde quer que estejamos.

    Obrigado, Sr. Presidente!


Este texto não substitui o publicado no DSF de 12/06/2024 - Página 110