Presidência durante a 96ª Sessão Especial, no Senado Federal

Encerramento de sessão especial destinada a celebrar os 200 anos da imigração alemã para o Brasil.

Autor
Flávio Arns (PSB - Partido Socialista Brasileiro/PR)
Nome completo: Flávio José Arns
Casa
Senado Federal
Tipo
Presidência
Resumo por assunto
Homenagem:
  • Encerramento de sessão especial destinada a celebrar os 200 anos da imigração alemã para o Brasil.
Publicação
Publicação no DSF de 05/07/2024 - Página 56
Assunto
Honorífico > Homenagem
Matérias referenciadas
Indexação
  • ENCERRAMENTO, SESSÃO ESPECIAL, CELEBRAÇÃO, ANIVERSARIO, IMIGRAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ALEMANHA.

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Agradeço à Sra. Embaixadora Bettina Cadenbach pela palavra e, principalmente, pela demonstração de que a solidariedade ao Estado do Rio Grande do Sul é mundial – brasileira e mundial. Parabéns e obrigado! Seja sempre muito bem-vinda aqui ao Congresso Nacional!

    Antes do encerramento desta sessão, convido a todos a acompanharem um vídeo com a apresentação do Coral Santa Cecília. Em 10 de outubro de 1915, durante uma missa celebrada por padres palotinos vindos de Cerro Largo, na cidade de Santo Cristo, Rio Grande do Sul, um grupo se juntou espontaneamente para animar a celebração. Assim surgiu o Coral Santa Cecília, fundado por Peter Brod. E eu quero dizer que o Jaime Brod está aqui presente, que é bisneto do Peter Brod. Seja muito bem-vindo também, Sr. Jaime!

    Surgiu o Coral Santa Cecília, fundado por Peter – Peter, no caso – Brod, nascido na Alemanha, e outros 14 membros de descendência alemã, formando um coral composto exclusivamente por vozes masculinas, que animava eventos, mantendo viva a tradição alemã, não é, Jaime?

    Em 1986, o coral criou a Sociedade Cultural Santa Cecília. E em 2018, inaugurou sua sede de ensaios e convivo, no Parque Municipal, construção totalmente em estilo enxaimel, típica dos imigrantes.

    Em 2021, a sociedade ampliou a sede e fundou a Escola de Canto e Música. Desde então, a sociedade cultural conta com dois corais: um misto e um masculino.

    O coral nunca interrompeu suas atividades, nem agora, não é? Ou na... (Risos.)

    Em 2015, nos festejos do seu centenário, lançou o seu segundo CD e um livro contando sua história.

    Atualmente tem, em seu repertório, canções em seis idiomas e conta com três regentes: primeiro regente, Guido Laurentino Stein; segundo regente, Misael Assmann; e terceiro regente, Marcos Brod, neto do fundador do coral. Neto, o bisneto está aqui presente.

    Então vamos acompanhar o vídeo.

(Procede-se à exibição de vídeo.) (Palmas.)

    O SR. PRESIDENTE (Flávio Arns. Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - PR) – Nossos cumprimentos e o nosso aplauso – não é, Jaime? – ao Coral Santa Cecília.

    Quero agradecer a presença dos expositores e expositoras na pessoa da Embaixadora da Alemanha no Brasil, a Sra. Bettina Cadenbach. Foi muito bom! Quero também agradecer a presença de todos e todas aqui, no Plenário do Senado Federal; todos e todas que nos acompanharam pelo Brasil – em particular, a Senadora Ivete da Silveira, que já se manifestou, nesta sessão, de Joinville, em Santa Catarina, e que continua aqui presente –; os meios de comunicação do Senado; todo o apoio da infraestrutura para que, em conjunto, pudéssemos celebrar os 200 anos de imigração alemã para o Brasil, uma ocasião importante, de muita celebração, de muita união, de muita integração, como a Senadora Ivete colocou; uma soma a favor de todos nós sermos melhores, mais desenvolvidos, pujantes economicamente, socialmente, e que possamos ainda abrir novas perspectivas nessa caminhada conjunta, Brasil-Alemanha.

    Duzentos anos! Quantas coisas boas aconteceram nesse período, para os dois países? Há um impacto, sempre, nessa diversidade, para os dois lados: tanto para nós, como para a Alemanha também.

    Então, cumprida a finalidade desta sessão especial do Senado Federal, agradeço, novamente, a todos os meios de comunicação, em especial, que puderam levar para todos os cantos do Brasil esta iniciativa.

    Declaro encerrada a presente sessão.

    Obrigado. (Palmas.)

(Levanta-se a sessão às 16 horas e 04 minutos.)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/07/2024 - Página 56