Pronunciamento de Damares Alves em 10/12/2024
Discurso durante a 178ª Sessão Especial, no Senado Federal
Sessão Especial destinada a homenagear os Atletas Olímpicos que representaram o Brasil na Olimpíada de Paris 2024 na pessoa dos medalhistas Olímpicos e do Comitê Olímpico Brasileiro.
- Autor
- Damares Alves (REPUBLICANOS - REPUBLICANOS/DF)
- Nome completo: Damares Regina Alves
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
-
Desporto e Lazer,
Homenagem:
- Sessão Especial destinada a homenagear os Atletas Olímpicos que representaram o Brasil na Olimpíada de Paris 2024 na pessoa dos medalhistas Olímpicos e do Comitê Olímpico Brasileiro.
- Publicação
- Publicação no DSF de 11/12/2024 - Página 27
- Assuntos
- Política Social > Desporto e Lazer
- Honorífico > Homenagem
- Matérias referenciadas
- Indexação
-
- SESSÃO ESPECIAL, HOMENAGEM, COMITE OLIMPICO BRASILEIRO (COB), COMITE PARALIMPICO, ATLETAS, REPRESENTANTE, BRASIL, DELEGAÇÃO BRASILEIRA, OLIMPIADAS, COMPETIÇÃO ESPORTIVA, PARAOLIMPIADA, JOGOS PARALIMPICOS, PARIS, MEDALHA, ESPORTE, ESPORTE PROFISSIONAL, MINISTERIO DO ESPORTE, BOLSA ATLETA.
A SRA. DAMARES ALVES (Bloco Parlamentar Aliança/REPUBLICANOS - DF. Para discursar.) – Permita-me falar da bancada.
Eu só quero dizer como é linda essa Mesa. Eu quero cumprimentar todos da mesa. Nós na mesa a atleta que Brasília mais ama, que é a Leila; e do lado dela o comentarista que o Brasil mais ama; e nós temos diferentes gerações na mesa. E eu estou do lado do atleta que eu mais amo no Brasil, que, por coincidência, é o marido da atleta que eu mais amo.
Deixe-me dizer uma coisa, Emanuel e Leila: muitos dos que estão aqui não viram vocês jogarem, e eu peço a quem não viu que vá lá no YouTube ver o vídeo dos dois.
Mas o que eu quero falar aqui neste momento é do orgulho que vocês nos deram em 2024, meninos, meninas, todos vocês.
Vocês encheram as nossas casas de alegria e de lágrimas, Caio – a gente chorou com você. Vocês nos deram tanto orgulho! A gente fugia de vez em quando do Plenário para ir lá atrás, no cafezinho, e assistir a vocês, não era, Leila? E ficava compartilhando aqui: "Ó, foi medalha. Não foi". Gente, obrigada, obrigada por tudo que vocês fizeram nas Olimpíadas e nas Paralimpíadas. O Brasil ama vocês.
E eu estou aqui... A Leila não pode falar porque ela está presidindo a mesa, mas, em nome de todas as Senadoras – nós temos 16 Senadoras nesta Casa; de 81 Senadores, 16 são mulheres –, em nome de todas elas, da Bancada Feminina, da qual Leila é a Presidente, eu vim aqui abraçá-los.
Está todo mundo nas Comissões, os Senadores todos loucos nas Comissões, querendo correr para cá – eu consegui fugir, mas vou ter que voltar para lá –, todos os Senadores desta Casa, todos. E esta sessão aqui foi aprovada por todos, e o nosso Presidente, num dia tão difícil, abriu esse espaço, porque esta Casa respeita e admira todos vocês.
Parabéns! E, Leila, parabéns às famílias deles! (Palmas.)
Sem as famílias por trás, apoiando, chorando, celebrando, sem as famílias vocês não chegariam aonde chegaram.
Que Deus abençoe vocês, orgulho da minha nação, os nossos atletas olímpicos e paraolímpicos. Que Deus os abençoe. Leila e Kajuru, essa mesa aí é incrível. Parabéns para vocês. (Palmas.)