Pronunciamento de Cid Gomes em 05/11/2025
Pela ordem durante a 162ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal
Solidariedade à causa da educação inclusiva. Relato de experiência pessoal como pai de criança com síndrome de Down e informação sobre disponibilidade do Ministro da Educação, Camilo Santana, para dialogar com o Senado e ajustar o Decreto 12.686, de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
- Autor
- Cid Gomes (PSB - Partido Socialista Brasileiro/CE)
- Nome completo: Cid Ferreira Gomes
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Pela ordem
- Resumo por assunto
-
Administração Pública Indireta,
Direitos Humanos e Minorias,
Educação,
Governo Federal,
Pessoas com Deficiência:
- Solidariedade à causa da educação inclusiva. Relato de experiência pessoal como pai de criança com síndrome de Down e informação sobre disponibilidade do Ministro da Educação, Camilo Santana, para dialogar com o Senado e ajustar o Decreto 12.686, de 2025, que institui a Política Nacional de Educação Especial Inclusiva e a Rede Nacional de Educação Especial Inclusiva.
- Publicação
- Publicação no DSF de 06/11/2025 - Página 42
- Assuntos
- Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
- Política Social > Proteção Social > Direitos Humanos e Minorias
- Política Social > Educação
- Outros > Atuação do Estado > Governo Federal
- Política Social > Proteção Social > Pessoas com Deficiência
- Indexação
-
- SOLIDARIEDADE, SENADOR, FLAVIO ARNS, EDUCAÇÃO ESPECIAL, INCLUSÃO, DEPOIMENTO PESSOAL, PAI, CRIANÇA, SINDROME DE DOWN, PREOCUPAÇÃO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), COMENTARIO, DISPONIBILIDADE, DIALOGO, MINISTRO DE ESTADO, CAMILO SANTANA, DEFESA, DECRETO EXECUTIVO, ATENDIMENTO, FAMILIA, NECESSIDADE, DEFICIENCIA.
O SR. CID GOMES (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSB - CE. Pela ordem.) – Obrigado, querido Presidente Davi Alcolumbre.
Na realidade, eu vou entrar aqui em algo que já está resolvido. Eu tenho total solidariedade com a preocupação do nosso Senador, integrante da minha bancada, para o maior orgulho nosso, do PSB, Flávio Arns. Como ele, eu tenho uma filha de quatro anos que tem síndrome de Down. É um presente de Deus. Se Deus quiser, terá vida longa, será a minha companhia na minha pós-velhice – porque na velhice eu já entrei. Então, absoluta solidariedade. A minha sogra dirige a Apae de Fortaleza; pessoas da nossa proximidade dirigem a Apae de Sobral, a Apae de Juazeiro do Norte. Temos por essas instituições o maior respeito.
Ontem, vendo aqui as colocações feitas, eu procurei o Ministro Camilo. E também, como vários relataram, foi registrada a presença dele no Piauí; mas à noite, já tarde, ele me ligou. Eu queria, se possível, dar ainda ontem uma resposta, um retorno. Mas ele me ligou, retornando a ligação, e disse que está absolutamente à disposição, inclusive para vir aqui a esta Casa. Então, é óbvio que o Presidente conduz, mas ele se colocou à disposição para vir aqui ao Senado, para que a gente possa estabelecer essa discussão e encontrar um bom termo, o ajuste que for necessário, que se fizer necessário no decreto.
Então, eu queria só reforçar, Presidente, aquilo que certamente o Ministro já lhe disse e me falou também.
Obrigado.