Pela ordem durante a 167ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

Críticas à atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Elogios ao posicionamento recente de Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). Defesa de conciliação entre infraestrutura e preservação ambiental. Comentários sobre o despertar de uma consciência sobre desenvolvimento sustentável no Brasil, graças a COP30.

Autor
Omar Aziz (PSD - Partido Social Democrático/AM)
Nome completo: Omar José Abdel Aziz
Casa
Senado Federal
Tipo
Pela ordem
Resumo por assunto
Administração Pública Indireta, Desenvolvimento Sustentável, Infraestrutura, Meio Ambiente:
  • Críticas à atuação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama). Elogios ao posicionamento recente de Ministros do Tribunal de Contas da União (TCU). Defesa de conciliação entre infraestrutura e preservação ambiental. Comentários sobre o despertar de uma consciência sobre desenvolvimento sustentável no Brasil, graças a COP30.
Publicação
Publicação no DSF de 13/11/2025 - Página 39
Assuntos
Administração Pública > Organização Administrativa > Administração Pública Indireta
Meio Ambiente > Desenvolvimento Sustentável
Infraestrutura
Meio Ambiente
Indexação
  • CRITICA, MINISTRO, TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO (TCU), ATUAÇÃO, INSTITUTO BRASILEIRO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS NATURAIS RENOVAVEIS (IBAMA), PROJETO, INFRAESTRUTURA, REPUDIO, ENTIDADE, ADMINISTRAÇÃO INDIRETA, OBSTACULO, DESENVOLVIMENTO, REGIÃO NORTE, DEFESA, CONCILIAÇÃO, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, OBRAS, PRESERVAÇÃO, MEIO AMBIENTE, REGISTRO, CONFERENCIA DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE MUDANÇA DO CLIMA (COP).

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM. Pela ordem.) – Srs. Senadores, Sras. Senadoras, eu queria um minuto de atenção de V. Exas.

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – Parece que a COP 30 está dando resultado, porque o Brasil está acordando para as questões, principalmente do Ibama.

    Eu estou recebendo aqui, Sr. Presidente, Sras. Senadoras e Srs. Senadores, as críticas que os Ministros do Tribunal de Contas da União estão fazendo à atuação do Ibama em projetos de infraestrutura.

    Já, há muito tempo, tinha que ter sido dado um basta nisso.

    Parabenizo os ministros do TCU que acordaram para a realidade. O Judiciário brasileiro tem que acordar para uma realidade: o Ibama atrapalha o desenvolvimento e a infraestrutura do Brasil! A contribuição deles em relação a isso é quase nenhuma.

    Eu vejo, na minha região, a dificuldade que nós temos de ter uma interlocução com o Ibama. E não é de hoje, não é do Governo Lula, é de todos os Governos que passaram.

    E, hoje, o TCU, vários Ministros do Tribunal de Contas da União se posicionaram, criticando a atuação do Ibama.

(Soa a campainha.)

    O SR. OMAR AZIZ (Bloco Parlamentar da Resistência Democrática/PSD - AM) – E nós temos que despertar a nação para o fato de ser possível conciliar desenvolvimento sustentável com o meio ambiente. É possível conciliar a infraestrutura com o meio ambiente, mas é preciso que o Judiciário, da mesma forma que o Tribunal de Contas da União, entenda que, tecnicamente, nós temos tecnologia para desenvolver o Brasil, utilizando tecnologias avançadas, preservando o meio ambiente.

    Por isso, eu parabenizo os Ministros do Tribunal de Contas da União que se posicionaram firmemente contra o Ibama em relação a atrapalhar, a prejudicar, a não deixar o Brasil se desenvolver por causa de uma política atrasada.

    Parece que a COP despertou os brasileiros.

    Não é a COP que está acontecendo em Belém, é a COP que está acontecendo na cabeça das pessoas que pensam este país, que querem este país desenvolvido e que querem preservar o meio ambiente.

    Era isso, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/11/2025 - Página 39