Sessão de Origem:
61ª Sessão Deliberativa Remota
Assunto:
Nulidade de deliberações de CPI
Autor(es):
Senador Marcos Rogério
Descrição:

O Senador Marcos Rogério suscita questão de ordem contra deliberações tomadas pela CPI da Pandemia na reunião realizada em 9 de junho de 2021. Afirma que o Presidente da CPI alterou a pauta da reunião no momento da deliberação, com a inclusão de requerimentos de convocação de depoentes e de quebra de sigilos, em evidente violação ao disposto no § 1º do art. 108 do Regimento Interno, que determina a disponibilização da pauta com antecedência mínima de dois dias úteis. Sustenta que essa prática, além de prejudicar o exercício do mandato dos parlamentares, torna nulas as deliberações da CPI, por aplicação do inciso IV do art. 412 do Regimento, que determina a nulidade de decisão que contrarie norma regimental. Dessa forma, requer que a Presidência declare nulas todas as deliberações da CPI tomadas naquela oportunidade. O Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, recolhe a questão de ordem para resposta em momento oportuno.

Indexação:

ALTERAÇÃO, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), DELIBERAÇÃO, INOBSERVANCIA, NULIDADE, PAUTA, PRAZO

Sessão Decisão:
61ª Sessão Deliberativa Remota
Data:
09/06/2021
Decisão:
O Presidente, Senador Rodrigo Pacheco, recolhe a questão de ordem para resposta em momento oportuno.

Links para publicações

Apresentação
Publicação Remissão Texto
Regimento Interno do Senado Federal - Ato da Mesa nº 03 de 2010. Art. 108 Parágrafo único Parágrafo único. A pauta dos trabalhos das comissões, salvo em caso de urgência, será distribuída, com antecedência mínima de dois dias úteis, aos titulares e suplentes da respectiva comissão mediante protocolo. (NR)
Referências:
* As questões de ordem e outras controvérsias regimentais para o período de 1971 a 2000 estão disponíveis na obra Processo Legislativo Aplicado, publicada em 2000 e disponível na Biblioteca Digital do Senado Federal.