Agraciados em 2022

Selecione o ano
Ana Lara Camargo de Castro
Ana Lara Camargo de Castro
Procuradora de Justiça do MPMS. Responsável pela implementação da promotoria de enfretamento à violência doméstica e familiar em Campo Grande/MS. Professora nas temáticas de Direito Internacional das Mulheres, Gênero e Sexualidade e Direito Digital. 

Andrea Gadelha
Andrea Gadelha
Oncopediatra e diretora-presidente da Associac¸a~o Donos do Amanha~, é mestre em Pediatria, com pós-graduações e atuação nas áreas de Oncologia Pedia´trica e Medicina Paliativa. Coordena unidades hospitalares na Paraíba e atua como preceptora em residência médica.

Angela Salazar
Angela Salazar
Desembargadora do TJMA, vice-presidente e corregedora do TRE-MA. Foi presidente da CEMULHER/TJMA , entre 2014 e 2020, quando idealizou e coordenou políticas e projetos de enfrentamento e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher em todo o estado. 

Eva Evangelista
Eva Evangelista

Desembargadora, nasceu em Rio Branco, no Acre e formou-se em Direito pela UFAC. Atual decana do Tribunal de Justiça do Acre, é Coordenadora Estadual das Mulheres em Situação de Violência Doméstica e Familiar e do Programa Justiça Restaurativa. 

 


Filomena Camilo do Vale
Filomena Camilo do Vale
Pediatra, palestrante e pregadora. Desde a infância, sua paixão por cuidar e pela religiosidade, orientada pela família, guiaram sua vida. Ela acredita na união do exercício da profissão com a palavra de Deus, para aproximar e direcionar as pessoas a uma vida com mais espiritualidade. 

Flávia Arruda
Flávia Arruda
Ministra-Chefe da Secretaria de Governo da Presidência da República, foi presidente da Comissão Externa de Combate à Violência contra a Mulher na Câmara dos Deputados e primeira mulher eleita presidente da Comissão Mista de Orçamento do Congresso Nacional. 

Flávia Cintra
Flávia Cintra
Jornalista e empreendedora social, é fundadora do Instituto Paradigma, que teve importante participação na Organização das Nações Unidas (ONU) na elaboração da Convenção sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência. Hoje atua como repórter do programa Fantástico da TV Globo

Heloísa Starling
Heloísa Starling
Professora titular livre do Departamento de História e coordenadora do Projeto República: núcleo de pesquisa documentação e memória, da UFMG, da qual foi vice-reitora. Autora do livro “Como ser republicano no Brasil colônia: Uma tradição esquecida”, entre outros

Ilda Peliz
Ilda Peliz
Secretária de Modalidades Especializadas de Educação do Ministério da Educação (MEC), foi funcionária concursada do Banco do Brasil por 28 anos e presidente da Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças Portadoras de Câncer e Hemopatias (Abrace) por 21 anos. 

Inês Santiago
Inês Santiago
Nascida em Eldorado (MS), é advogada, empresária e foi a primeira mulher a presidir a Federação das Câmaras dos Dirigentes Lojistas de Mato Grosso do Sul, atuando na defesa do varejo

Jocilene Barbosa
Jocilene Barbosa
Graduada em História e Pedagogia pela UFPB, especialista em História da Paraíba e em Neuropsicopedagogia. Foi professora do Ensino Fundamental e Médio, coordenadora Pedagógica e atualmente leciona na Educação Infantil no interior do estado.

Jurema Pinto Werneck
Jurema Pinto Werneck
Ativista feminista, médica, comunicóloga, autora e cofundadora da ONG Crioula. Diretora-executiva da Anistia Internacional no Brasil, integra a direção do Fundo Global para Mulheres. Realiza pesquisas sobre as condições de vida das mulheres negras e monitora políticas públicas. 

Luiza Trajano
Luiza Trajano
Empresária, responsável pela expansão da rede Magazine Luiza, hoje Magalu. É fundadora e presidente do grupo Mulheres do Brasil, criado em 2013 com o objetivo de discutir temas relevantes para o país e desenvolver ações concretas capazes de impactar a sociedade. 

Margareth Dalcolmo
Margareth Dalcolmo
Presidente eleita da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisologia, é pneumologista e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz. É doutora em Medicina, docente e membro de comitês científicos. Investigadora principal de ensaios clínicos para prevenção da covid-19.

Michelle Bolsonaro
Michelle Bolsonaro
Michelle Bolsonaro, primeira-dama do Brasil. Mãe, voluntária e defensora da causa das doenças raras. É a presidente do Conselho do Programa Pátria Voluntária da Casa Civil da Presidência da República. 

Miracy Barbosa de Souza Gustin
Miracy Barbosa de Souza Gustin
Pós-Doutora em Metodologia do Ensino e da Pesquisa pela Universidade de Barcelona.  Professora de Pós-Graduação e Idealizadora e primeira Coordenadora do Programa Polos Reprodutores de Cidadania e do Projeto Cidade e Alteridade.  Prêmio Jabuti na área do Direito. 

Mônica Sifuentes
Mônica Sifuentes
Nascida em Belo Horizonte (MG), formou-se em Direito pela UFMG, onde obteve também os títulos de Mestre e Doutora em Direito. Foi juíza de direito no Estado de Minas Gerais, Juíza Federal nos Estados de Minas Gerais, Bahia e Distrito Federal. Atualmente é Desembargadora Federal no Tribunal Regional Federal da 1ª Região.¿ 

Renata Gil Alcantara
Renata Gil Alcantara
Juíza de Direito, é a primeira mulher presidente da Associação dos Magistrados Brasileiros. Foi idealizadora da Campanha Sinal Vermelho contra a Violência Doméstica em parceria com o CNJ e lançou a campanha “#ajustiçanãopara” de valorização do trabalho da magistratura. 

Rosa Geane
Rosa Geane
Juíza de Direito em Sergipe, atua como Coordenadora da Mulher e da Infância e Juventude. Em sua atuação, destacam-se a elaboração do projeto de criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o fomento para a criação da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe. 

Ruth Almeida
Ruth Almeida
Autodidata, foi quebradeira de coco, merendeira em escolas públicas, doméstica e cozinheira em restaurantes. Atualmente é empresária, palestrante, educadora social e pesquisadora dos povos tradicionais do Brasil. Eleita melhor chef do Brasil pelo Prêmio Dolmã 2021. 

Wilma de Faria (In Memorian)
Wilma de Faria
Licenciou-se em Letras, especializou-se em Sociologia, obteve mestrado em Educação e lecionou na UFRN. Foi eleita a primeira deputada federal do Rio Grande do Norte, primeira mulher prefeita de Natal (três mandatos) e primeira mulher a governar o estado (dois mandatos). Ainda foi vice-prefeita e vereadora da capital potiguar.