Agraciados em 2019

Selecione o ano
Aleixo Paraguassú Netto Indicado pelo Senador Nelsinho Trad (PSD-MS)
Aleixo Paraguassú Netto

Formado em Direito, Aleixo Paraguassú Netto é Juiz de Direito aposentado do Mato Grosso do Sul, estado onde também exerceu as funções de Secretário de Segurança Pública, Secretário de Educação e Presidente do Conselho Estadual do Negro. Como reconhecimento por sua atuação, já foi agraciado com a Comenda Darcy Ribeiro, concedida pelo Senado Federal.


Comunidade Nova Aliança Indicada pelo Senador Styvenson Valentin (PODEMOS-RN)
Comunidade Nova Aliança

Fundada em 2004, a Comunidade Nova Aliança é fruto da experiência de superação do Senhor Murilo Vieira do Amaral Filho, que, após abandonar o vício em crack, resolveu dedicar sua vida para ajudar dependentes químicos. Atualmente, a Comunidade atende residentes com a ajuda de familiares, amigos e outras instituições. Já recebeu diversas homenagens, como o Mérito Nacional pela Valorização da Vida, em 2008, pela Secretaria Nacional Antidrogas.


Damares Regina Alves Indicada pelo Senador Chico Rodrigues (DEM-RR)
Damares Regina Alves

A Ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, Damares Regina Alves, é uma das fundadoras do Comitê Estadual de Sergipe do Movimento Nacional Meninas e Meninos, que tem como principal função social a proteção de crianças em situação de rua. No Congresso Nacional, é considerada uma referência no combate à pedofilia e na proteção da infância. Além disso, advoga voluntariamente para mulheres e crianças em situação de vulnerabilidade social e violência doméstica.


Frei Hans Stapel Indicado pelo Senador Eduardo Gomes (MDB-TO)
Frei Hans Stapel

Frei Hans Stapel é considerado o pai da Fazenda da Esperança, comunidade que evoluiu de um centro de recuperação para dependentes químicos para uma família espiritual formada na Igreja Católica. A instituição atua no processo de recuperação de viciados, principalmente, em álcool e drogas. Presente em todos os estados brasileiros, seu método de acolhimento contempla três aspectos determinantes: trabalho, convivência e espiritualidade.


Irmã Silvia Vecellio Sai Indicada pela Senadora Soraya Thronicke (PSL-MS)
Irmã Silvia Vecellio Sai

Nascida na Itália, Irmã Sílvia chegou ao Brasil em 1959, com plano para trabalhar em missões indígenas no Mato Grosso do Sul. Em 1970, a partir da união de voluntários italianos e colaboradores, fundou a Associação de Auxílio e Recuperação dos Hansenianos. À frente do Hospital São Julião (MS), contribuiu para sua categorização como hospital de retaguarda, que se tornou referência no tratamento de hanseníase na América Latina.


Marcos Dionísio Medeiros Caldas (in memoriam) Indicado pelo Senador Jean Paul Prates (PT-RN)
Marcos Dionísio Medeiros Caldas

Marcos Dionísio Medeiros Caldas nasceu em Natal (RN), em maio de 1961, e faleceu em fevereiro de 2017. Graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, esteve à frente do Centro Acadêmico Amaro Cavalcanti, onde contribuiu com a Campanha “Diretas Já”. Como advogado, destacou-se na defesa das minorias e dos Direitos Humanos. Foi presidente do Conselho Estadual de Direitos Humanos e membro da Comissão de Direitos Humanos da OAB.


Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília Indicada pela Senadora Leila Barros (PSB-DF)
Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Brasília foi fundada em 1996, com o compromisso de oferecer informações, acolhimento, apoio material e integração com a equipe médica para o melhor atendimento dos pacientes. Como referência de humanização do ambiente hospitalar, os voluntários da Instituição visitam os pacientes internados, doam kits e promovem outras ações para o enfrentamento do tratamento.


Rosa Geane Nascimento Santos Indicada pelo Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA-SE)
Rosa Geane Nascimento Santos

Rosa Geane Nascimento Santos é Juíza de Direito do Tribunal de Justiça do estado de Sergipe, onde atua como Coordenadora da Mulher e da Infância e Juventude, com ações destinadas ao enfrentamento, prevenção e combate à violência doméstica e familiar contra a mulher. Em sua atuação, destacam-se a elaboração do projeto de criação do Juizado de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher e o fomento para a criação da Casa da Mulher Brasileira em Sergipe.