Agraciados em 2022

Selecione o ano
Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte
Grupo de Apoio à Adoção de Belo Horizonte

Criado em 2010 a partir da experiência de um grupo de pais que já haviam adotado e vivenciado dificuldade, dúvidas e conflitos durante o processo de pré e pós adoção, reúne voluntários para discutir, orientar e transmitir informações sobre o tema. Com, pelo menos, 6 projetos e ações, o GAABH é um dos 124 grupos de apoio à adoção que existem no país e integra a Associação Nacional dos Grupos de Apoio à Adoção – ANGAAD.

Mais informações sobre o grupo estão disponíveis em gaabh.org.br


Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios
Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios

Em busca de um lar

Embora a Vara da Infância e da Juventude do Distrito Federal (VIJ-DF) já utilizasse a busca ativa para adoção, o juiz titular da VIJ-DF, Renato Scussel, assinou a Portaria VIJ 11/2018, que instituiu o projeto Em Busca de um Lar, com a finalidade de aumentar as chances de encontrar famílias em condições legais para adotar crianças e adolescentes fora do perfil procurado pela maioria das famílias habilitadas. Importante destacar que o objetivo das varas da infância e da juventude ao utilizar a ferramenta de busca ativa é encontrar famílias para as crianças e os adolescentes institucionalizados e cadastrados no SNA e não procurar crianças que se encaixem no perfil desejado e sonhado pelas famílias. Para alcançar o objetivo, o Em Busca de um Lar trabalha com a produção de vídeos e imagens que são veiculados no site do TJDFT e nas redes sociais (Facebook: @embuscadeumlardf, Instagram e YouTube do Tribunal e grupos de WhatsApp), bem como pelos veículos de imprensa que espontaneamente apoiam a ação. A ideia é propiciar o protagonismo de crianças e adolescentes aptos à adoção e compartilhar seus desejos e sonhos com a sociedade. A primeira fase do Em Busca de um Lar começou a ser executada efetivamente em 2019 com a inclusão de oito crianças e adolescentes, dos quais três foram acolhidos em adoção. O projeto foi pausado em 2020 devido à pandemia de covid-19 e retomado em 2021 cercado dos cuidados sanitários. Nessa fase, foram inseridos no programa três crianças de idades entre 2 e 4 anos com sérios problemas de saúde, como paralisia cerebral, hidranencefalia e hidrocefalia. Uma criança foi acolhida em adoção e as outras duas permanecem à espera de uma família.

Neste ano, há expectativa de lançamento de mais uma fase do programa. A VIJ-DF está em processo de seleção e preparação. Espera-se contar com aproximadamente 12 crianças com faixa etária avançada e adolescentes, muitos dos quais integram grupos de irmãos.


Tribunal de Justiça do Espírito Santo
Tribunal de Justiça do Espírito Santo

Campanha “Esperando por você”

Trata-se de campanha com divulgação de fotos e vídeos de crianças e adolescentes, disponibilizados no canal do YouTube do TJ/ES, que estão na fila de adoção há anos e que, em razão de suas características (idade, portador de alguma doença ou com irmãos), não conseguiram uma família adotante. O intuito do Programa é apresentar essas crianças e adolescentes como iguais a quaisquer outras, que têm planos, gostos, sonhos e esperanças, desmistificando falsas crenças ou preconceitos em relação a adoção de crianças nesses perfis. Desde o início da campanha, 89 crianças e adolescentes já participaram. Desses, 29 estão convivendo com uma família (já adotados ou em processo de adoção), 5 estão em aproximação com pretendentes, 17 ainda estão em busca, 4 em avaliação para campanha e 34 saíram (atingiram maioridade, não quiseram mais participar, etc). 


Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul
Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul

Projeto Dia do Encontro

Projeto Busca-se(R)

Aplicativo Adoção

O TJ/RS possui três projetos que incentivam a adoção tardia.

Dia do Encontro: possui o intuito de promover o encontro entre habilitados para adoção e crianças e adolescentes disponíveis à adoção e de perfil de difícil colocação.

Referido evento tem como objetivo possibilitar o encontro entre pretendentes habilitados e crianças e adolescentes aptos para à adoção, em um momento de diversão, interação e convivência, a fim de ampliar as possibilidades de formação de novas famílias, bem como contribuir com a discussão sobre o tema da flexibilização de perfil.

Busca-Se(R): tem como objetivo a disponibilização, no site desta Coordenadoria, de uma lista/planilha com alguns dados das crianças/adolescentes aptos à adoção, os quais após o esgotamento do Sistema Nacional de Adoção – SNA são indicados ao projeto. Assim, pretendentes de todo o país podem acessar a lista e manifestar interesse, cuja manifestação será encaminhada à Comarca de origem da criança/adolescente.

Aplicativo Adoção: é um aplicativo cuja plataforma visa facilitar a aproximação entre crianças e adolescentes aptos à adoção e pretendentes devidamente habilitados e inscritos junto ao Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento- SNA. Para isso, disponibilizamos na plataforma, mídias das crianças e adolescentes, mas somente pretendentes habilitados para adoção poderão ter acesso a essas mídias.


Senador Fabiano Contarato
Senador Fabiano Contarato

É senador pelo Espírito Santo, professor, palestrante, ativista humanitário. Foi delegado da Delitos de Trânsito por mais de 10 anos, Diretor Geral do Departamento Estadual de Trânsito (Detran|ES), e também atuou como de Corregedor Geral do Estado, na Secretaria de Estado de Controle e Transparência (SECONT/ES).

Esse é o primeiro mandato eletivo em sua carreira, tendo por compromissos defender os direitos humanos e lutar contra a corrupção, pelo fim da impunidade, pela preservação do meio ambiente, de vidas no trânsito, por inclusão social e contra toda forma de discriminação.

Contarato é casado com Rodrigo Groberio, defensor da adoção tardia, e pai de duas crianças adotadas, Gabriel, 8 anos, e Mariana, 3 anos. Para ele, laços do coração são muito mais fortes que os laços de sangue.