04/02/2021 - 1ª - Grupo Parlamentar da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica

Horário

Texto com revisão

R
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS. Fala da Presidência.) - Havendo número regimental, nos termos do art. 11 do Regimento do Parlamento Amazônico, Nelson Trad Filho, que vos fala, Senador da República Federativa do Brasil, Presidente da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado Federal, invocando a proteção de Deus, declaro aberta a assembleia ordinária do Parlamento Amazônico (Parlamaz).
Informo às senhoras e aos senhores que estão acompanhando a reunião remotamente pelo sistema de videoconferência que neste momento as mãos serão abaixadas para que possamos dar continuidade aos nossos trabalhos.
Esclareço que as Sras. e Srs. Parlamentares que queiram fazer uso da palavra devem se inscrever levantando a mão no sistema de videoconferência.
A reunião conta com tradução para o inglês e para o espanhol e os Parlamentares podem escolher o idioma que desejam na plataforma Zoom, no ícone correspondente.
É com enorme satisfação que tenho a honra de abrir esta reunião, que tem por objetivo o seguinte: eleição dos Vice-Presidentes do Parlamento Amazônico, segundo o disposto no art. 10, alínea "b", combinado com o art. 33 do Regimento Interno do Parlamento Amazônico.
Esclareço que em data oportuna será escolhido o Secretário-Geral.
Comunico aos senhores membros que recebemos as indicações dos Parlamentares representantes de seus países junto ao Parlamaz da Bolívia, do Brasil, da Colômbia, do Equador, da Venezuela. O Parlamento do Suriname informou que, devido à pandemia do Covid-19, as sessões estão suspensas e, por isso, ainda não fizeram as indicações.
R
O Parlamento do Peru, em recesso até o dia 31 de janeiro, apenas recentemente retomou as suas atividades e as indicações serão formalizadas assim que os trabalhos legislativos começarem a fluir naquele país.
Registro de autoridades.
Registro a presença das seguintes autoridades: OTCA, Embaixador Carlos Alfredo Lazary Teixeira, Diretor Executivo.
Vamos diretamente às indicações conforme consta nos documentos ora apensados.
Bolívia. Informo que foi indicada para Vice-Presidente do Parlamento Amazônico pela Bolívia a Sra. Aleiza Alcira Rodríguez, Deputada Supraestatal do Parlamento da Bolívia.
Consulto se mais algum Parlamentar da Bolívia deseja se candidatar. (Pausa.)
Brasil. Informo que o indicado para a Vice-Presidência do Parlamento Amazônico pelo Brasil é o Sr. Deputado Federal Léo Moraes.
Consulto se há algum Parlamentar do Brasil que deseja se candidatar. (Pausa.)
Colômbia. Consulto os Parlamentares da Colômbia se já têm uma definição do indicado para o cargo de Vice-Presidente ou se algum Parlamentar presente deseja se candidatar. Cito os nomes: Senador Jorge Guevara, Deputado Harry González, Deputada Yenica Acosta, Deputado Carlos Cuenca, Deputado Henry Correal, Deputado Juan David Vélez, Deputado Harold Valencia. (Pausa.)
Havendo a intenção de algum Parlamentar da Colômbia, que se manifeste durante o transcurso da sessão. Do contrário, ficaremos aguardando a indicação para, numa próxima sessão, anunciá-lo.
Equador. Informo que foi indicada para a Vice-Presidência do Parlamento Amazônico pelo Equador a Sra. Legisladora Gabriela Cerda.
Consulto se há algum Parlamentar do Equador que deseja se candidatar. (Pausa.)
Venezuela. Informo que foi indicado para a Vice-Presidência do Parlamento Amazônico pela Venezuela o Sr. Romel Guzamana.
Questiono se há algum Parlamentar da Venezuela que deseja se candidatar. (Pausa.)
R
Como já disse anteriormente, tanto os Parlamentares do Suriname quanto do Peru enviarão as suas indicações a posteriori. Entram nesse rol também os Parlamentares da Colômbia.
Fala dos Parlamentares.
Após a fala dos Parlamentares, irei proferir a minha fala. Como gesto de gentileza, passo a palavra, à minha frente, aos Parlamentares que desejam se manifestar.
V. Exas. dispõem de cinco minutos.
Bolívia. Algum Parlamentar da Bolívia para se manifestar? (Pausa.)
Temos presentes, da Bolívia, Deputada Aleiza, Deputada Sara e Deputado Carlos.
Deputada Aleiza Rodríguez, V. Exa. está com a palavra.
A SRA. ALEIZA ALCIRA RODRÍGUEZ (Para discursar. Por videoconferência. Tradução simultânea.) - Muito bom dia a todos os presentes, muito bom dia, prezado Senador Nelsinho Trad. Também gostaria de saudar a todos os Senadores e Deputados que estão aqui, na reunião plenária. Aqui, da Bolívia, envio um grande abraço e cordiais saudações.
Estou bastante feliz de poder estar presente, poder participar deste evento, que me parece tão importante e de tamanha magnitude, já que podemos, então, levar adiante, fazer esse resgate e esse incentivo aqui, ao Parlamento Amazônico. Foi assumido o compromisso de poder trabalhar e de consolidar os projetos que serão levados adiante, e é por isso que deixo firmemente aqui a minha colaboração, a minha cooperação para que possamos trabalhar juntos no que é esse esforço para a ativação do Parlamento Parlamaz.
Agradeço por abrirem as portas à Bolívia e também agradeço por poder fazer parte deste Parlamento tão importante e magnífico, que tanto tem a oferecer, a ensinar, já que podemos dizer que, atualmente, é um dos Parlamentos mais importantes que existem em todo o mundo, que está associado à importância do que é esse grande pulmão do mundo que está em nossos países.
Senador Nelson Trad, eu agradeço. Saudações! E desejo trabalhar. Que haja êxito em todos os projetos que entrem no planejamento do Parlamento.
Muito obrigada, Senador.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradeço à Deputada Aleiza Rodríguez.
R
Consulto os Parlamentares da Bolívia que estão presentes, Deputada Sara Kattya Cóndori e Deputado Carlos Hernán Arrien, se gostariam de fazer uso da palavra. (Pausa.)
Não havendo manifestação dos outros Parlamentares da Bolívia, agradeço, com muita alegria, a fala da Deputada Aleiza Alcira Rodríguez. Seja sempre bem-vinda às nossas reuniões.
No Brasil, nós temos a presença do Senador Paulo Rocha.
V. Exa. está com a palavra, Senador Paulo Rocha.
O SR. PAULO ROCHA (PT - PA. Para discursar. Por videoconferência.) - Bom dia, Presidente! Bom dia a todos e a todas!
É muito importante esta nossa iniciativa de recuperar e fortalecer o Parlamento da Amazônia, uma região vista, olhada pelo mundo, com interesses voltados para a nossa região, o que aumenta mais a nossa responsabilidade como representantes dos nossos Estados nacionais perante este fórum.
Só quero me justificar, Presidente, porque a minha participação hoje será pela metade, já que estou, como o senhor sabe, com a tarefa de assumir a liderança da bancada do meu partido no Senado brasileiro e estou agora me dividindo nessa importante reunião aqui e fazendo esse esforço de participar desse outro fórum tão importante quanto o nosso. Já passei diretamente para V. Exa. a minha posição em relação ao tema que está na Mesa. V. Exa. tem todo o meu apoio e o meu voto nos encaminhamentos que está dando neste momento da pauta que está à mesa. No diálogo com meu companheiro de partido, José Ricardo, naturalmente ele vai expressar também a nossa posição. Portanto, tem todo o nosso apoio no encaminhamento, Presidente Nelsinho.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradeço ao Senador Paulo Rocha, que vai ocupar a importante função de Líder do Partido dos Trabalhadores no Senado da República, na certeza de que, com seu bom senso, com seu equilíbrio, vai desempenhar uma excelente função que lhe foi outorgada por seus pares aqui no Senado.
Com a palavra o Deputado José Ricardo, do Brasil.
O SR. JOSÉ RICARDO (PT - AM. Para discursar. Por videoconferência.) - Bom dia! Bom dia, Senador Nelsinho Trad!
Quero saudar todos os Parlamentares do Brasil e dos países que têm a sua representação aqui no Parlamento Amazônico. É uma grande satisfação poder participar.
Parabenizo o Presidente por convocar esta reunião e termos essa pauta de definições das estruturas organizativas de representação do Parlamento.
R
Vejo que, neste momento da pandemia do coronavírus, do Covid é fundamental que a gente possa, depois, ter uma pauta de discussão em relação ao enfrentamento dessa doença cruel que está matando. Temos aí processos de vacinação, mas, assim mesmo, há necessidade de muita solidariedade entre os países.
Eu aqui quero aproveitar para fazer um registro: parabenizar o Governo da Venezuela, agradecendo-lhe, porque fez e está fazendo uma doação, uma ajuda humanitária para o Brasil, para o Estado do Amazonas, encaminhando oxigênio para ajudar a população, ajudando os hospitais. Em Manaus, que é a capital do Estado do Amazonas, nós estamos com um pico, com uma onda fortíssima e, em menos de um mês, nós tivemos quase o dobro de mortes que tivemos ao longo do ano de 2020. Já está comprovado que também há uma variação do vírus. E há a grande preocupação de que esse vírus também possa se espalhar pelo Brasil e por outros países, pelos países vizinhos. Então, há a necessidade de uma atenção especial para a cidade, para o Estado, naturalmente para o interior do Estado, com vários outros Municípios, onde já temos muitos casos também. Nós tivemos algo surpreendente que é a falta de oxigênio, com as pessoas morrendo porque não tinham oxigênio. Não é só falta de leitos, de unidades de tratamento intensivo. Então, esse gesto humanitário da Venezuela, do Governo, do povo para ajudar o povo brasileiro é muito importante.
Isso mostra que nós precisamos - o Parlamento e a representação dos Parlamentos dos países amazônicos - ter um intenso diálogo nas várias pautas que compõem o objetivo do Parlamento, como a questão ambiental, naturalmente, e a situação da vida dos povos. E, neste momento dramático do mundo inteiro, que possamos muito mais fortalecer esse relacionamento, os entendimentos e nos ajudar. Vamos falar numa linguagem clara e direta: nos ajudar. O Brasil é um país com muitas possibilidades, mas, neste momento, mesmo países da Europa e os Estados Unidos, países com teoricamente uma estrutura ampla na área da saúde, enfrentaram mortes e situações muito parecidas ou até mais dolorosas, dependendo do momento e do lugar.
Aqui, eu queria expressar esse agradecimento e colocar isso como um ponto a ser discutido, porque a pandemia ainda não acabou, e as vítimas nos vários países amazônicos estão aí, às vezes os mais vulneráveis, como os povos indígenas. Nós estamos aqui fazendo questão, insistindo para que se dê uma atenção especial aos povos indígenas também. Portanto, essa é uma realidade muito concreta que afeta a vida de todos nós.
Mais uma vez, eu quero saudar a todos e a todas.
Eu queria fazer esse registro e pedindo que, caso possa ser aprovada, haja uma moção de agradecimento, de louvor pela iniciativa dessa ajuda humanitária da Venezuela em relação ao Brasil. Eu não saberia dizer se também houve em relação a outros países e, eventualmente, de outros países entre si. Eu não saberia dizer agora, mas, se houve também, que a gente possa fazer uma moção conjunta para fazer esse registro dessa solidariedade entre os países amazônicos.
Obrigado, Sr. Presidente.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradecemos a fala do Deputado José Ricardo.
R
Após a fala dos Parlamentares, faremos o encaminhamento da sugestão de V. Exa.
Vamos ouvir agora, representando o Equador, a Legisladora Gabriela Cerda. (Pausa.)
A SRA. GABRIELA PAMELA CERDA MIRANDA (Para discursar. Por videoconferência. Tradução simultânea.) - Muito bom dia! Dizemos allin p'unchay no idioma da Amazônia.
Para mim é uma satisfação poder compartilhar com vocês, representantes nesta reunião da Região Amazônica equatoriana... Eu pertenço à nacionalidade quíchua e gostaria de compartilhar com vocês este momento e este espaço, para que possamos somar esforços, para que possamos também incentivar o cuidado com a nossa Amazônia, com a nossa flora, com a nossa fauna.
Na realidade, todos os países têm grandes inconvenientes quanto à exploração e à falta - reitero - de atenção a várias zonas rurais da Amazônia equatoriana. E é exatamente essa voz que chega ao Parlamento dessa região. Então, eu reitero essa aliança estratégica para que possamos nos unir a essa voz, para que esses espaços de biodiversidade, esses espaços ricos em cultura, em tradição, em pessoas, que unem os guardiões da natureza, se tornem possíveis. Reitero a necessidade de se unirem esses esforços para que possamos formular estratégias, para que possamos compartilhar experiências de cada lugar e de cada pessoa dessa região e para que possamos, assim, alcançar essa visão global da nossa Amazônia equatoriana.
Nesse sentido, agradeço muito a cada um de vocês por esta oportunidade de podermos estar aqui reunidos. Que possamos, assim, compartilhar nossas experiências com cada um de vocês!
Estamos às ordens. Sou Gabriela Cerda, uma representante da Amazônia equatoriana, uma representante autêntica da Amazônia, dos povos da Amazônia.
Muito obrigada.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradecemos, então, à Deputada Gabriela Cerda, Legisladora do Equador.
Está presente - ele acabou de entrar, como estou vendo aqui - o Deputado Juan David Vélez, representando a Colômbia.
V. Exa. está com a palavra, Deputado.
O SR. JUAN DAVID VÉLEZ (Para discursar. Por videoconferência. Tradução simultânea.) - Muito bom dia, Sr. Presidente Nelsinho Trad, Senador!
Para mim é um prazer poder estar com vocês, com todo esse grupo maravilhoso de legisladores de toda a região, que está preocupado com os grandes desafios que temos como nação em relação à proteção do meio ambiente, a respeito do equilíbrio, da sinergia ambiental enfrentada por todos os países, para que possamos alcançar um desenvolvimento sustentável, que tem um impacto direto sobre as nossas populações, para tirá-los da pobreza e também, ao mesmo tempo, proteger o meio ambiente e poder alcançar um melhor lugar para a vida dos nossos filhos e dos nossos netos.
R
Para mim sempre é um prazer poder participar e estar com vocês e poder testemunhar a grande liderança do Senador Nelsinho Trad em todo este processo, porque, sob a liderança do estimado Senador Trad, estamos todos os Parlamentares aqui da região reunidos e conscientes da responsabilidade como Parlamentares de tirar esses projetos que terão impactos reais. Estaremos aqui trabalhando.
Tenham todos um bom dia!
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Juan David Vélez, da Colômbia.
Informo ao colega que a Colômbia precisa indicar o seu representante na condição de Vice-Presidente. Não precisa ser agora. V. Exa. pode consultar os demais pares - Senador Jorge, Deputado Harry, Deputada Yenica, Deputado Carlos, Deputado Henry e Deputado Harold. Após vocês escolherem um nome, encaminhem para a gente através do e-mail para a gente poder completar a diretoria executiva.
Muito obrigado por sua participação.
Pediu a palavra o Deputado boliviano Carlos Hernán Arrien, Deputado Supraestatal do Parlamento da Bolívia.
O SR. CARLOS HERNÁN ARRIEN (Para discursar. Por videoconferência. Tradução simultânea.) - Muito bom dia. Saudação, querido Presidente Nelson e todos os Parlamentares do Parlamento Amazônico, a representação perante o organismo supraestatal do departamento de Santa Cruz. É o departamento que tem a maior proporção do território da Amazônia.
Para nós é um orgulho enorme iniciarmos este período constitucional neste Parlamento sendo dirigidos por uma Vice-Presidente, que está aqui presente, jovem e mulher. Aqui na Bolívia, iniciamos uma transformação de como fazer política, deixando o poder decisório sobre as pessoas jovens.
Desde o momento em que assumimos o compromisso deste trabalho de Parlamentares, iniciamos este trabalho de engajarmos no trabalho internacional da Bolívia e assumimos a Agenda Patriótica 2025. Para isso, vou reiterar aqui a importância do nosso País de levar adiante um relacionamento político-econômico com os demais países. E também, aqui da Bolívia, demonstramos a prática genuína da democracia no nosso país, não só porque nós acreditamos no nosso país, no representante do nosso Parlamento no Parlamaz, mas também levamos adiante outro princípio fundamental da política que...
R
Então, indicamos para que o nosso Parlamento ofereça para a nossa população tão carente da Amazônia, sofrendo da Covid-19... Nosso país tem sofrido muito dessa enfermidade, dessa doença, que deixa tanto sequelas de saúde como também econômicas. E aqui no Parlamaz temos a obrigação de formular uma política para que nos tornemos mais resistentes.
Gostaria de felicitar aqui a Parlamentar Aleiza por sua indicação e também falar do nosso compromisso, como Deputados, como Parlamentares, para que este Parlamento possa ir adiante.
Ao Sr. Presidente a saudação de sempre.
Muito obrigado!
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Agradecemos as palavras do nobre Deputado.
Passamos, agora, para a fala do legislador do Equador, que recém ingressou, Eddy Peñafiel.
O SR. EDDY PEÑAFIEL (Para discursar. Por videoconferência. Tradução simultânea.) - Sr. Presidente, muito bom dia!
Companheiros e companheiras Parlamentares da Amazônia, é um prazer saudá-los desde a província amazônica de Orellana. Estamos aqui na zona do Parque Nacional Yasuní, uma das regiões com a maior diversidade do mundo nos afluentes da Amazônia, terra de povos com isolamento voluntário e também dos nossos povos ancestrais, que habitavam esta região amazônica.
Eu peço desculpas porque tive problemas na conexão, mas já consegui estabelecê-la.
Em nome da Assembleia Nacional do Equador, quero saudar a todos vocês, em nome do nosso colega César Solórzano, atual Presidente e representante. Para mim é uma honra ser parte deste Parlamento Amazônico.
Nós aqui no Equador temos, dentro da nossa Assembleia, o Grupo Parlamentar da Amazônia, que busca zelar pelos interesses dos nossos povos, sobretudo desta região amazônica. E para nós é uma honra muito grande poder compartilhar com vocês esse grande esforço para que a nossa Amazônia possa cada dia ressurgir e para que tenhamos a oportunidade de alcançar um desenvolvimento equilibrado que possa beneficiar a todos.
Também gostaria de dizer a vocês que é bastante controverso saber que a principal atividade hidrocarbonífera está no nosso estado amazônico, o que também representa um grande desafio para todos os que estão relacionados às instituições públicas, aos dirigentes do nosso país.
Então, desde este canto aqui da Amazônia, eu gostaria de mandar esta saudação fraterna. Que possamos construir essa grande Amazônia que todos sonhamos!
Presidente, muito obrigado e saudações.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS. Fala da Presidência.) - Agradeço, então, ao legislador Eddy, do Equador.
Vou fazer a minha fala.
Srs. e Sras. Parlamentares, já premida por múltiplos problemas estruturais, a Região Amazônica foi fortemente impactada pelas crises sanitária e econômica que acordaram a desafiadora conjuntura em que estamos inseridos. Tal percepção me leva a afirmar, sem qualquer receio, que o Parlamento da Amazônia nunca foi tão útil e necessário quanto agora e que a retomada de suas atividades configura um sopro de esperança em meio a uma das mais sombrias quadras da história. Afinal, em momentos de adversidade, a articulação e o trabalho em conjunto, fundamentos do Parlamaz, costumam ser poderosas ferramentas para sobrepujar obstáculos e promover o bem comum. Assim, sendo um fórum que almeja diagnosticar problemas, compartilhar boas práticas e auxiliar na construção de políticas de Estado, este colegiado possui as condições objetivas para ajudar a região a ultrapassar este momento e lançar as bases para um futuro de desenvolvimento sustentável e de paz social.
R
Nesse aspecto, o que se coloca em primeiro plano é o estabelecimento de uma rede plurinacional de países, com vistas a coibir o desmatamento ilegal e as queimadas de toda ordem.
Outro tema que clama a nossa atenção é o do tratamento dispensado às comunidades indígenas. Estamos falando de ricos e singulares costumes, saberes e tradições que precisam ser preservados, sob pena de se deixar esvair parte da nossa memória e da nossa essência. E estamos falando, acima de tudo, de seres humanos que merecem ser respeitados, sendo integrados ao restante da sociedade tão somente na exata medida de suas necessidades e desejos.
Por fim, é, uma vez mais, imperioso, necessário mencionar o efeito devastador que a pandemia da Covid-19 teve sobre a região e todos nós. Costumo dizer que cada um de nós que estamos aqui participando perdeu um ente querido, um amigo próximo, alguém que tocou o seu coração e a sua consciência. Sonhos dilacerados, economia fragilizada e vidas ceifadas são um triste resumo do que os últimos meses produziram em grande parte da região. Assim, pela dramaticidade que encerram, creio que os temas da saúde pública e do coronavírus, em particular, devem ocupar nossas mentes nesse primeiro instante. É imprescindível garantir o acesso a equipamentos, profissionais e tratamentos a todos os habitantes da Amazônia - habitantes que, obviamente, possuem os mesmos direitos dos seus sucedâneos, de todos aqui que estamos participando.
Nesse sentido, proponho como pauta emergencial do Parlamaz, em seus primeiros encontros, a defesa da priorização dos moradores da região no processo de vacinação. Em função das distâncias e das carências, essas pessoas estão menos preparadas para lidar com a doença, caso por ela sejam acometidas.
R
Senhoras e senhores, como se vê, há muito trabalho pela frente. Por sorte, percebo que a disposição deste grupo é forte. Estamos diante de grandes reptos, mas nos municiamos da experiência, dos bons propósitos e de alguns dos melhores quadros de nossos países. Se a cartografia impõe desafios, os sólidos vínculos históricos e culturais que entrelaçam os nossos povos são um convite à cooperação e à construção de pontes, sejam elas físicas ou alegóricas. O Parlamento Amazônico tem tudo para ser a primeira dessas grandes obras de engenharia política e social.
Gostaria de agradecer, mais uma vez, a participação de todos e...
Acabo de receber da nossa assessoria a solicitação de fala de mais Parlamentares que ingressaram. Antes de passar a palavra a eles, gostaria, então, de propor, conforme solicitação feita anteriormente a mim, pessoalmente, pelo Senador Paulo Rocha, que a votação dos Vice-Presidentes possa ser feita em conjunto e por aclamação.
Se todos concordarem, permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovado.
Antes de passar a palavra ao Deputado Léo Moraes, que acabou de ingressar, deixo como sugestão - e, se houver alguém que não concorde, que se manifeste - de pauta da próxima reunião, que nós vamos procurar estabelecer no final do mês de março, com data a ser definida e informada a todos vocês, que a gente possa fazer um diagnóstico de como está a epidemia em cada país e das medidas de vacinação que estão sendo tomadas, para que a gente possa ter uma noção de como os habitantes do território amazônico estão sendo tratados diante dessa situação que comove a todos nós. Se para nós que estamos nos grandes centros está difícil, imaginem vocês para aquele ser humano que habita a Região Amazônica, num local de difícil acesso e sem nenhuma estrutura da saúde. Nós precisamos ser a voz dessas pessoas.
Passo então, antes de votar as proposições, a palavra ao Deputado Federal Léo Moraes.
O SR. LÉO MORAES (PODEMOS - RO. Para discursar. Por videoconferência.) - Bem, eu gostaria de saudar todos os colegas dessa composição, pedir desculpas pelo atraso, afinal nós temos que prestigiar os pontuais, saudar o nosso Presidente Nelsinho Trad, todos os nossos colegas amazônidas... Não tenho dúvida de que nós temos muito mais pautas, assuntos e temas que nos aproximam, que convergem nas tratativas para encontrar soluções, para minimizar os problemas enfrentados, como é o caso da pandemia.
R
Eu registro que, assim como o Deputado José Ricardo, que é do nosso Estado vizinho do Amazonas, Rondônia hoje está num momento delicado, dramático e, me atrevo a dizer, inclusive com mais dificuldades até do que o Amazonas quanto à ocupação de leitos, ao encontro de espaço para tratar dos nossos pacientes, da nossa população. Nós temos 100% dos leitos ocupados. Então, nada mais razoável do que nos aprofundarmos nesse assunto e, juntos, encontrarmos soluções.
Eu quero me colocar à disposição, para que nós possamos nos empenhar... Eu tive oportunidade de ser Presidente e Vice-Presidente do Parlamento Amazônico na condição de Deputado Estadual, ainda como membro da Unale, a União Nacional dos Legisladores, e eu não tenho dúvidas de que temos que ter protagonismo na pauta do Brasil e mostrar como é importante essa sinergia para entregar resultados também de progresso, de produção e desenvolvimento, mas, sobretudo, de humanidade, já que nós temos essa função na condição de moradores da nossa Região Amazônica.
Agradeço a atenção e peço desculpas pelo atraso.
E que nós possamos, cada vez mais, produzir e ter um belíssimo trabalho no Parlamento Amazônico, Sr. Presidente.
Muito obrigado.
O SR. PRESIDENTE (Nelsinho Trad. PSD - MS) - Vamos, então, passar à votação dos Vice-Presidentes, conforme propôs o Senador Paulo Rocha, por aclamação.
Vamos aos nomes.
Bolívia: Deputada Supraestatal Aleiza Alcira Rodríguez; Brasil: Deputado Léo Moraes; Colômbia: Deputado Juan David; Equador: Legisladora Gabriela Cerda; Venezuela: Deputado Romel Guzamana.
Ficamos aguardando a indicação do Suriname e do Peru, que será feita neste mês de fevereiro e, na próxima reunião, abriremos a nossa pauta com a eleição desses dois países.
Aqueles que estão participando que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Por aclamação, declaro eleitos os Vice-Presidentes ora mencionados e peço uma salva de palmas para cada um deles. (Palmas.)
Vamos ao encaminhamento da sugestão do Deputado José Ricardo, que pede uma moção de congratulação à Venezuela pela ajuda humanitária que dispôs ao Brasil, em especial a Manaus, no sentido de ofertar oxigênio e ajuda humanitária no momento crítico pelo qual passou aquela cidade.
Os Parlamentares que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovada a proposição do nobre Deputado José Ricardo.
R
A nossa sugestão de, na próxima reunião, após receber as indicações pertinentes ao Peru, de Vice-Presidente, e ao Suriname, nós iremos fazer, cada um dos Parlamentares, um diagnóstico bastante real da situação do Covid no seu país, em especial no território amazônico, e de como está o enfrentamento na questão da vacinação.
Então, fica essa sugestão.
Aqueles Parlamentares que concordam permaneçam como se encontram. (Pausa.)
Aprovada a pauta da próxima reunião.
Caso algum colega tenha sugestão de algum outro item da pauta, que encaminhe para nós, e nós iremos apreciá-la junto com os outros Vice-Presidentes.
Agradeço mais uma vez a participação das Sras. e dos Srs. Parlamentares aqui presentes, não só pelo apoio, mas por terem emprestado o tempo de V. Exas. para esta 1ª Reunião, e quero dizer que tenho o maior orgulho de estar à frente dessa questão, principalmente no sentir que os nossos irmãos amazônicos precisam muito de nós neste momento. Vamos, todos nós, nos dar um pouco a mais para que o sofrimento possa não chegar até eles.
Sob a proteção de Deus, declaro encerrada a presente reunião, saudando e agradecendo a participação de todos. Em breve, receberão o dia e a hora da próxima reunião.
Muito obrigado, e que Deus abençoe a todos nós.
Está encerrada a reunião.
(Iniciada às 10 horas e 01 minutos, a reunião é encerrada às 10 horas e 46 minutos.)