Discurso no Senado Federal

APELO EM FAVOR DA IMEDIATA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS EM CONCURSO DO BANCO DO BRASIL, PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS NO ESTADO DO CEARA.

Autor
Mauro Benevides (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/CE)
Nome completo: Carlos Mauro Cabral Benevides
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
BANCOS.:
  • APELO EM FAVOR DA IMEDIATA CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS EM CONCURSO DO BANCO DO BRASIL, PARA O PREENCHIMENTO DAS VAGAS NO ESTADO DO CEARA.
Aparteantes
Jutahy Magalhães.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/01/1994 - Página 138
Assunto
Outros > BANCOS.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, ALCIR CALLIARI, PRESIDENTE, BANCO DO BRASIL, URGENCIA, CONVOCAÇÃO, CANDIDATO, APROVAÇÃO, CONCURSO PUBLICO, DESTINAÇÃO, PREENCHIMENTO, VAGA, AGENCIA, ESTADO DO CEARA (CE).

     O SR. MAURO BENEVIDES (PMDB - CE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, já por duas vezes ocupei a tribuna do Senado Federal, obtendo, na ocasião, apoio de vários Senadores, para me reportar à convocação, pelo Banco do Brasil, dos concursados que, após se submeterem a uma seleção aprimorada, aguardam convocação para exatamente servir àquela instituição creditícia.

     Ainda, agora, Sr. Presidente, venho de receber do meu Estado um expediente daqueles que se submeteram a concurso no Banco do Brasil, exatamente para que eu interceda junto ao Presidente Alcir Augustinho Calliari, no sentido de que, no menor espaço de tempo possível, esses concursados possam ser convocados, em condições de prestar colaboração ao nosso mais importante estabelecimento de crédito.

     O expediente que venho de receber, Sr. Presidente, está vazado nos seguintes termos:

     Exmº Senador Mauro Benevides,

     Os concursados do Banco do Brasil - CE vêm solicitar que V. Exª reivindique junto ao Presidente da República e à direção do Banco do Brasil uma solução para os aprovados no concurso 034.

     Durante esse período de luta, o Banco fez muitas promessas, mas poucas foram concretizadas.

     Atualmente esperamos a convocação nacional de 645 concursados, oportunidade em que mais uma vez o Estado do Ceará será discriminado, tendo em vista que nos serão destinadas no máximo 5 vagas. Esta situação tem-se repetido no Estado, onde houve a maior concorrência do País, conforme estatística fornecida pelo Banco, e onde tradicionalmente o nível dos candidatos é bastante elevado.

     Como não fossem suficientes os problemas que temos enfrentado com este concurso, o Banco do Brasil, em reunião da Diretoria, em 11-1-94, decidiu reduzir em 50% o número dos funcionários nos CESECs, o que acarretará, só nacidade de Fortaleza, o remanejamento de 400 funcionários para as agências, sendo contratados serviços de terceiros para as suas vagas, tornando inviável a concovocação dos concursados.

     Em face do exposto, esperamos de V. Exª o empenho para que assuma quem de direito, principalmente no Estado do Ceará, onde somente 36 concursados foram convocados.

    Certos de seu pronto atendimento. apresentamo-lhes nossas cordiais saudações.

    Concursados do Banco do Brasil - CE.

     O Sr. Jutahy Magalhães - Senador Mauro Benevides, V. Exª me permite um aparte?

     O SR. MAURO BENEVIDES - Com imenso prazer, nobre Líder Jutahy Magalhães.

     O Sr. Jutahy Magalhães - Senador Mauro Benevides, quero me solidarizar com V. Exª, porque todos reconhecemos as dificuldades que hoje enfrentam os brasileiros para obter êxito na sua busca por um trabalho, por um emprego. Esses brasileiros fizeram um concurso que normalmente é considerado um dos mais sérios, com um dos índices de maior dificuldade, e estão aptos a servirem ao Banco do Brasil, motivo pelo qual se submeteram a essa seleção. Não é, portanto, muito aceitável que, dentro do prazo de validade do concurso, esses elementos, aptos, diante da existência de vaga, não sejam convocados. Quero abordar ainda o problema dos auditores fiscais, já mencionado anteriormente. Estamos diante de um novo concurso para auditores fiscais quando existem vários concursados aprovados em concurso anterior e que não foram convocados. As vagas são inúmeras e a necessidade de pessoal é imensa. Solidarizo-me, pois, com os concursados do Banco do Brasil, com os auditores fiscais aprovados e com todos aqueles que fizeram concurso, foram aprovados e não estão sendo chamados.

     O SR. MAURO BENEVIDES - Muito grato a V. Exª, nobre Líder Jutahy Magalhães, pela manifestação solidária consubstanciada no seu aparte. Apenas no Estado de V. Exª, quando se inscreveram 110.721 pretendentes às vagas, foram aprovados 3.127 e convocados apenas 873, restando, por sua vez, 2.554 a serem chamados para servir nas várias agências do Banco do Brasil, naquela Unidade da Federação. No meu Estado ainda faltam ser convocados 179, pois apenas 36 se privilegiaram com a convocação. Daí por que se torna angustiosa essa aspiração que agora veiculo na tribuna do Senado e que me foi transmitida, neste final de semana, por aqueles que, em Fortaleza, começaram a se reunir para solicitar, da Bancada Federal, Senadores e Deputados, uma intercessão junto ao Presidente do Banco do Brasil, Alcir Calliari, chegando a alvitrar o Presidente da República como forma de se resolver esta questão, deslindando-a com a convocação daqueles concursados que, na prova de seleção 034, foram considerados favorecidos no âmbito do Estado do Ceará.

     Portanto, Sr. Presidente, Srs. Senadores, desejo consignar neste instante - e creio que posso falar também em nome dos Senadores Cid Sabóia de Carvalho e Beni Veras, aos quais chegou também apelo semelhante - , a fim de sensibilizar o Presidente Alcir Calliari, para de S. Exª obter, em um menor espaço de tempo possível, a convocação de todos os concursados, de forma particular daqueles que aguardam, no Estado do Ceará, há algum tempo, para assumirem seus cargos nas respectivas agências.

     Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/01/1994 - Página 138