Discurso no Senado Federal

PROBIDADE ADMINISTRATIVA DA SRA. LEONOR BARRETO FRANCO, MINISTRA DO BEM-ESTAR SOCIAL.

Autor
Lourival Baptista (PFL - Partido da Frente Liberal/SE)
Nome completo: Lourival Baptista
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.:
  • PROBIDADE ADMINISTRATIVA DA SRA. LEONOR BARRETO FRANCO, MINISTRA DO BEM-ESTAR SOCIAL.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2342
Assunto
Outros > GOVERNO FEDERAL, ATUAÇÃO.
Indexação
  • ELOGIO, ATUAÇÃO, PROBIDADE, ADMINISTRAÇÃO PUBLICA, LEONOR BARRETO FRANCO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AÇÃO SOCIAL.
  • SOLICITAÇÃO, TRANSCRIÇÃO, ANAIS DO SENADO, ARTIGO DE IMPRENSA, AUTORIA, JUAREZ CONRADO, JORNALISTA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, A TARDE, ESTADO DA BAHIA (BA), ELOGIO, ATUAÇÃO, LEONOR BARRETO FRANCO, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA AÇÃO SOCIAL.

    O SR. LOURIVAL BAPTISTA (PFL - SE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a probidade administrativa e o zelo rigoroso na solução dos assuntos de interesse social são qualidades que despertam a admiração dos observadores e o respeito do público com quem a repartição ou órgãos do Governo mantêm contatos em suas atividades.

    Li no jornal A Tarde, da Bahia, num artigo de autoria do ilustre jornalista Juarez Conrado, comentário que me deu grande satisfação, por tratar-se de uma iniciativa de reconhecimento que faz justiça ao trabalho persistente e sério de uma pessoa de Sergipe que, já tendo exercido importantes cargos no Estado, vem despontando com muita habilidade e competência na Administração Pública Federal.

    Esse artigo, Sr. Presidente, enaltece o desempenho da Drª Leonor Barreto Franco no Ministério da Ação Social, depois de já ter sido Presidente da Legião Brasileira de Assistência e Superintendente da LBA em Sergipe, onde também exerceu outras atividades na Administração Pública Estadual, e caracteriza o que chama de "a marca registrada da Ministra": não transige no zelo e na correção com o dinheiro público; é inflexível em suas decisões e não abdica dos princípios da ética e da moral, cuidando, com imparcialidade e admirável critério, de tudo o que diz respeito à política do bem-estar social e da rigorosa cobrança da maneira como são aplicados os recursos conveniados.

    Leonor Barreto Franco foi Superintendente da Legião Brasileira de Assistência em Sergipe no Governo do Presidente João Figueiredo, sendo Governador de Sergipe o ex-Senador Augusto Franco, ocasião em que realizou importante trabalho social, prestando assistência técnica e financeira a inúmeras entidades de utilidade pública, sem fins lucrativos, inclusive ao Instituto Lourival Fontes, fundado pela minha saudosa esposa, e que há 25 anos acolhe, educa e profissionaliza menores carentes.

    A Ministra Leonor Franco, Sr. Presidente, pela sua integridade, zelo, austeridade e proficiência administrativa, além de refinada sensibilidade que desenvolveu no campo das carências sociais e na soluções possíveis que a Administração Pública pôde viabilizar, é um nome de Sergipe que honra o Governo do Presidente Itamar Franco e dá ao País o exemplo do qual a sociedade, precisa para acreditar nos que conduzem a Administração Pública e exercem a função de mando no Governo.

    A Drª Leonor Barreto Franco é esposa do eminente Senador Albano Franco, dois nomes vinculados ao conceito da integridade e honradez, que o Estado de Sergipe empresta para bem servir ao Brasil.

    Finalizando, Sr. Presidente, peço a transcrição, no meu pronunciamento, do artigo a que me referi, intitulado "A Política de Leonor", de autoria do ilustre Jornalista Juarez Conrado, publicado em A Tarde, da Bahia, edição de 8 de maio de 1994. (Muito bem! Palmas.)


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1994 - Página 2342