Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PAIS, ENFATIZANDO OS PROBLEMAS DESTE SETOR NO ESTADO DE SERGIPE.

Autor
José Eduardo Dutra (PT - Partido dos Trabalhadores/SE)
Nome completo: José Eduardo de Barros Dutra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE A QUESTÃO DA EDUCAÇÃO NO PAIS, ENFATIZANDO OS PROBLEMAS DESTE SETOR NO ESTADO DE SERGIPE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/03/1995 - Página 3274
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, REUNIÃO, COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, DEMONSTRAÇÃO, ATENÇÃO, MEMBROS, SENADO, SITUAÇÃO, EDUCAÇÃO, PAIS.
  • REFERENCIA, SITUAÇÃO, MUNICIPIO, LAGARTO (SE), ESTADO DE SERGIPE (SE), IMPOSSIBILIDADE, FUNCIONAMENTO, ESCOLA TECNICA FEDERAL, MOTIVO, IMPOSIÇÃO, DECRETO FEDERAL, ADIAMENTO, CONTRATAÇÃO, PROFESSOR, SERVIDOR, APROVAÇÃO, CONCURSO PUBLICO.

O SR. JOSÉ EDUARDO DUTRA (PT-SE. Para uma comunicação. Sem revisão do orador.) - Srª Presidente, Srªs e Srs. Senadores, ontem, nesta Casa, tivemos uma reunião da Comissão de Educação, em que ficou demonstrada a preocupação dos membros desta Casa com a questão da educação brasileira. 

Em Sergipe, está acontecendo uma situação no mínimo surrealista. No município de Lagarto, na região centro-sul do Estado, foi construída uma unidade descentralizada da Escola Técnica Federal de Sergipe, com recursos do Governo Federal, obedecendo aos mais sofisticados padrões de engenharia civil, dotada dos mais modernos equipamentos pedagógicos. Foi aberto concurso para a contratação de professores, pessoal administrativo, servidores de um modo geral. Publicados os resultados, abertas as matrículas, essa escola foi inaugurada no final do ano passado e agora, em função do decreto presidencial que adia a contratação de servidores públicos por 120 dias, está parada, com professores e servidores já aprovados em concurso e mais de 400 alunos da região sem aulas.

Esperamos que esta Casa faça gestão no sentido de que o decreto seja devidamente analisado, por se tratar de uma situação singular no nosso Estado.

Muito obrigado, Srª Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/03/1995 - Página 3274