Discurso no Senado Federal

CONSIDERAÇÕES SOBRE MATERIA PUBLICADA NO JORNAL DE BRASILIA, EDIÇÃO DE HOJE, ACERCA DO ENFRAQUECIMENTO DA BASE PARLAMENTAR DO GOVERNO NO CONGRESSO NACIONAL, FACE O FISIOLOGISMO DOS PEQUENOS PARTIDOS.

Autor
Bernardo Cabral (PP - Partido Progressista/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA PARTIDARIA.:
  • CONSIDERAÇÕES SOBRE MATERIA PUBLICADA NO JORNAL DE BRASILIA, EDIÇÃO DE HOJE, ACERCA DO ENFRAQUECIMENTO DA BASE PARLAMENTAR DO GOVERNO NO CONGRESSO NACIONAL, FACE O FISIOLOGISMO DOS PEQUENOS PARTIDOS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 25/03/1995 - Página 4034
Assunto
Outros > POLITICA PARTIDARIA.
Indexação
  • INTERPELAÇÃO, ELCIO ALVARES, SENADOR, LIDER, GOVERNO, SENADO, ESCLARECIMENTOS, VERACIDADE, ARTIGO DE IMPRENSA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, JORNAL DE BRASILIA, DISTRITO FEDERAL (DF), DIVULGAÇÃO, DECLARAÇÃO, AUTORIA, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, PRESIDENTE DA REPUBLICA, EXCLUSÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO PROGRESSISTA (PP), PARTIDO LIBERAL (PL), PARTIDO TRABALHISTA BRASILEIRO (PTB), GRUPO, APOIO, GOVERNO FEDERAL, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. BERNARDO CABRAL (PP-AM. Como Líder. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, é evidente que não vou entrar na discussão que há pouco a Casa acabou de ouvir, por entender que este não é o foro adequado para tal, conforme já foi ressaltado pelo eminente Senador Valmir Campelo.

Quero, todavia, aproveitar a presença do Líder do Governo nesta Casa, o eminente Senador Elcio Alvares, para, em nome do meu Partido, indagar a S. Exª se há fundamento, a fim de que o Partido possa tomar providências ulteriores, nesta manchete de hoje dada a lume no Jornal de Brasília, página 3: Cardoso exclui PP e PTB da base parlamentar.

E no corpo da notícia, Sr. Presidente:

      "´O Presidente concluiu que sua base parlamentar está muito diluída`, explicou um interlocutor de Fernando Henrique depois de uma conversa no Palácio do Planalto. Segundo esse político, o Presidente não gostou de exigências de partidos menores, como o PP, o PL e o PTB, por mais espaço no Governo e concordou com os argumentos de que é preciso investir para formar uma base sólida e fiel, ainda que menor. ´O Governo vai resolver tudo, primeiro, com o PMDB, o PFL e o PSDB. Depois, fala com os outros`",...

Quero dizer, Sr. Presidente, em nome do Partido Progressista, meu Partido, depois de ter ouvido os colegas Senadores dele integrantes e o próprio Senador Álvaro Dias, há pouco, que o PP não é partido de fazer exigências.

Temos dito desta tribuna que este Congresso, e, conseqüentemente, os partidos, valerão muito mais na medida que estiverem voltados para o atacado das preocupações coletivas do que para o varejo das suas ambições pessoais.

Por essa razão, indago ao eminente Senador Elcio Alvares se procede a notícia que é atribuída ao Presidente da República.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 25/03/1995 - Página 4034