Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM POSTUMA, AO JORNALISTA E ESCRITOR JOÃO EMILIO FALCÃO.

Autor
Esperidião Amin (PPR - Partido Progressista Reformador/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM POSTUMA, AO JORNALISTA E ESCRITOR JOÃO EMILIO FALCÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 30/03/1995 - Página 4210
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOÃO EMILIO FALCÃO, JORNALISTA, ESCRITOR, ESTADO DO PIAUI (PI).

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPR-SC. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo também, e não o faço apenas em meu nome pessoal, mas no de todos os meus companheiros de Partido, e tenho certeza de que interpreto a alma do Congresso Nacional e a alma do Senado Federal, subscrever as palavras aqui já pronunciadas a propósito não apenas do jornalista, mas também do cidadão, do homem público João Emílio Falcão. Além de meu amigo pessoal, além de ter sempre, em todas as oportunidades, socorrido-me com as suas palavras corajosas e distinguido-me com a sua confiança, até em circunstâncias desfavoráveis a tal, deu a todos nós exemplos de coragem e de bravura.

Estou vindo agora da capela onde o seu corpo está sendo velado; de tantos depoimentos que lá recolhi, desejo assinalar um: o jornalista João Emílio Falcão comentou com um amigo acerca de quais as suas alternativas para o seu próximo artigo, que escreveria para ser publicado na próxima segunda-feira; não vou dizer aqui quais eram as alternativas, mas ambas eram alternativas que só passariam pela cabeça de alguém de muita coragem, porque ele estaria cogitando defender duas causas difíceis.

Este é o testemunho que presto em favor da coragem, da honestidade e dos bons exemplos de João Emílio Falcão.

Neste momento, o Líder do meu Partido, Senador Epitacio Cafeteira, adentra o plenário; tenho certeza de que S. Exª poderá complementar as minhas palavras com aquelas de quem também esteve lá.

O Sr. Epitacio Cafeteira - Permite-me V. Exª um aparte?

O SR. ESPERIDIÃO AMIN - Se a Mesa permitir...

O SR. PRESIDENTE (Teotonio Vilela Filho) - Senador Epitacio Cafeteira, infelizmente não é permitido o aparte...

O SR. ESPERIDIÃO AMIN - Se V. Exª permitir, até pela natureza do assunto, vou encerrar e delego ao Senador Epitacio Cafeteira a conclusão das minhas palavras.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 30/03/1995 - Página 4210