Discurso no Senado Federal

ESCLARECIMENTOS ACERCA DO POSICIONAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL, NA SESSÃO DE ONTEM, QUANTO AO VETO PRESIDENCIAL AO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 11, DE 1994.

Autor
Esperidião Amin (PPR - Partido Progressista Reformador/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • ESCLARECIMENTOS ACERCA DO POSICIONAMENTO DO CONGRESSO NACIONAL, NA SESSÃO DE ONTEM, QUANTO AO VETO PRESIDENCIAL AO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 11, DE 1994.
Publicação
Publicação no DCN2 de 07/04/1995 - Página 4768
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • ESCLARECIMENTOS, APOIO, DERRUBADA, VETO (VET), PRESIDENTE DA REPUBLICA, PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), IMPEDIMENTO, GOVERNO, MANUTENÇÃO, TAXA REFERENCIAL (TR), PREJUIZO, AGRICULTURA.
  • DEFESA, VALIDADE, VOTO, SENADOR, OCORRENCIA, ADULTERAÇÃO, APOIO, DERRUBADA, VETO (VET), PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV).
  • SOLIDARIEDADE, PROJETO DE LEI, AUTORIA, OSMAR DIAS, SENADOR, HUGO BIEHL, DEPUTADO FEDERAL, LIMITAÇÃO, VALOR, FINANCIAMENTO, AGRICULTURA, EXCLUSIVIDADE, BENEFICIO, PEQUENO PRODUTOR RURAL, MEDIO PRODUTOR RURAL, DEMONSTRAÇÃO, EXTORSÃO, AGRICULTOR, EXISTENCIA, TAXA REFERENCIAL (TR), CONGELAMENTO, PREÇO MINIMO.

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPR-SC. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, farei um aditivo ao pronunciamento do Senador Osmar Dias.

Gostaria que, antes que S. Exª se retirasse, atentasse para duas observações. Primeiro, subscrevi seu projeto de lei. E quero fazer um apelo à imprensa, no sentido de que não acredite no Governo, porque ele vai dizer que o veto foi derrubado para atender grandes proprietários rurais. Já assisti a esse filme.

Em segundo lugar, e digo que também já assisti a este filme, o Banco do Brasil, quando foi aprovado o Projeto de Decreto Legislativo nº 383, também sustou as operações de financiamento à agricultura, como se pudesse mudar o calendário, mudar o curso da lua, as estações do ano e o curso do sol. É sobre isso que quero chamar atenção.

O projeto de lei do Senador Osmar Dias, que subscrevi juntamente com o Senador Roberto Requião e o Senador Pedro Simon, impede o livre trânsito, pelo menos entre as pessoas minimamente informadas e honestas, do que o Governo vai dizer, já que vai insistir que a Câmara e o Senado derrubaram o veto do Presidente para proteger grandes proprietários rurais. Isso não é verdade.

E a maior demonstração disso é que o Senador Osmar Dias, liderando um movimento aqui no Senado, assim como o Deputado Hugo Biehl, lá na Câmara, apresentaram projeto estabelecendo um limite de valor de financiamento a ser beneficiado pela derrubada do veto. Senador Osmar Dias, este é o esclarecimento mais importante à sociedade, porque conhecendo o filme anterior, não tenho dúvida, sei que o Governo vai dizer que a derrubada do veto é para atender grandes proprietários rurais e a atitude do Banco do Brasil já foi tomada antes. O Governo fez o mesmo quando da aprovação pela Câmara de um projeto de decreto legislativo que sustava a cobrança da correção monetária. A este filme já assistimos.

Congratulo-me com as colocações de V. Exª. Sou solidário com o projeto, sou solidário com a derrubada do veto. A votação é secreta, mas acho que político não deve ter posição escondida, votei para derrubar o veto e não para ajudar grande proprietário. Votei para impedir que o Governo, que sabe que a TR é extorsiva, sabe que ela está quebrando a agricultura, continua sabendo muito e não fazendo nada.

Para terminar, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero dizer mais. Quanto ao recurso que foi para a Comissão de Justiça sobre os tais três votos que estariam adulterados, será muito interessante apreciá-lo. Porque se a Comissão de Justiça anular aqueles votos ou considerá-los nulos, estará infringindo um princípio de direito, que é o princípio da intenção do voto. Qualquer juiz eleitoral, qualquer Mesa apuradora de votos sabe que o que deve prevalecer é a intenção do voto. E pelo que sei, a intenção dos três senadores cujos votos foram argüidos, foram questionados, é límpida e nitidamente a favor da derrubada do veto. Ao Governo cabe uma palavra. Este é o momento do acordo. Por isso, o projeto de lei do Senador Osmar Dias

Por isso, o projeto de lei do Senador Osmar Dias, idêntico no seu teor ao projeto de lei do Deputado Hugo Biehl, deve ser a oportunidade. Primeiro, para que o Banco do Brasil tenha o bom senso de não sustar financiamento no momento do plantio. É falta de bom senso, é não-senso. Segundo, para que se trate com seriedade e profundidade de uma questão que já está demonstrada, é extorsiva para o agricultor brasileiro, que é a existência da TR com o preço mínimo virtualmente congelado.

Eu queria comunicar, portanto, em meu nome e em nome do meu Partido, a posição favorável ao projeto de lei apresentado pelo Senador Osmar Dias, aqui no Senado, e pelo Deputado Hugo Biehl, do PPR de Santa Catarina, na Câmara dos Deputados, que retirará do Governo o argumento de que a derrubada do veto beneficia grande produtor rural. Pelo nosso projeto, só pequeno e médio produtor rural poderá ser atendido pela prescrição legal que ontem o Congresso reabilitou.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 07/04/1995 - Página 4768