Discurso no Senado Federal

TRANSCRIÇÃO DA MENSAGEM 168/94-CN, DO PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMUNICANDO O VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 11, DE 1994, A PARTE REFERENTE A CORREÇÃO NOS CONTRATOS COM OS PRODUTORES AGRICOLAS.

Autor
Esperidião Amin (PPR - Partido Progressista Reformador/SC)
Nome completo: Esperidião Amin Helou Filho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
AGRICULTURA.:
  • TRANSCRIÇÃO DA MENSAGEM 168/94-CN, DO PRESIDENTE DA REPUBLICA, COMUNICANDO O VETO PARCIAL AO PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO 11, DE 1994, A PARTE REFERENTE A CORREÇÃO NOS CONTRATOS COM OS PRODUTORES AGRICOLAS.
Publicação
Publicação no DCN2 de 12/04/1995 - Página 5075
Assunto
Outros > AGRICULTURA.
Indexação
  • APOIO, PROTESTO, OSMAR DIAS, SENADOR, MOTIVO, ABUSO, GOVERNO, MANIPULAÇÃO, OPINIÃO PUBLICA, CRITICA, DERRUBADA, VETO PARCIAL, ITAMAR FRANCO, EX PRESIDENTE DA REPUBLICA, ESTABELECIMENTO, IGUALDADE, PREÇO MINIMO, PRODUTO AGRICOLA, DIVIDA AGRARIA, RELAÇÃO, VETO (VET), PROJETO DE LEI DE CONVERSÃO (PLV), IMPLANTAÇÃO, REAL, DEMONSTRAÇÃO, CORREÇÃO, POSIÇÃO, CONGRESSO NACIONAL, DEFESA, PEQUENO PRODUTOR RURAL, MEDIO PRODUTOR RURAL.

O SR. ESPERIDIÃO AMIN (PPR-SC. Como Líder, pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, desejo apenas aditar às informações que aqui tive a oportunidade de prestar, complementando aquelas já feitas por inúmeros parlamentares, e, por dever de justiça, quero sintetizar essa reparação na pessoa do Senador Osmar Dias, que, na última sexta-feira, já protestou em nome do Congresso contra a abusiva manipulação da opinião pública que Governo e seus sócios estão fazendo a respeito da derrubada do veto no § 2º do art. 16, do então Projeto de Lei nº 11, de 1994 - o famoso veto do descasamento.

Desejo que fique registrado nos Anais do Senado o teor do veto do então Presidente Itamar Franco - a maior demonstração de que o Congresso agiu com a correção e a coerência que estão faltando ao Governo.

Encerro, Sr. Presidente, solicitando que seja considerado como lido o inteiro teor da peça que vou entregar. E peço a atenção de todos para este pequeno parágrafo, razão do veto que foi derrubado:

      "Com o objetivo de preservar o princípio enunciado na versão inicial do Projeto de Lei de Conversão da MP 457/94,..." - agora peço a atenção de V. Exªs - "...negociado com o Congresso Nacional, o Executivo incluirá, na regulamentação relativa à transformação dos contratos, de Cruzeiro Real para Real, um dispositivo que assegure o equilíbrio econômico-financeiro entre os termos do crédito agrícola e o da política de preços mínimos, ou seja, a equivalência entre os indicadores de um e do outro."

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o Congresso não tomou essa decisão impatriótica que muitos querem lançar contra ele. O Congresso apenas lembrou que o Governo deu a palavra e dela se esqueceu. Isso vai ser bom para o Governo e bom para o País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 12/04/1995 - Página 5075