Discurso no Senado Federal

REUNIÃO DE GOVERNADORES, NAS DEPENDENCIAS DO SENADO FEDERAL, PARA DEFINIR UMA ESTRATEGIA DE ATUAÇÃO COMUM PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.

Autor
Mauro Miranda (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/GO)
Nome completo: Mauro Miranda Soares
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REUNIÃO DE GOVERNADORES, NAS DEPENDENCIAS DO SENADO FEDERAL, PARA DEFINIR UMA ESTRATEGIA DE ATUAÇÃO COMUM PARA O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO CENTRO-OESTE.
Publicação
Publicação no DCN2 de 18/05/1995 - Página 8416
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • COMENTARIO, REALIZAÇÃO, REUNIÃO, LOCAL, SENADO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MAGUITO VILELA, DANTE DE OLIVEIRA, ORLEIR CAMELI, VALDIR RAUPP, GOVERNADOR, ESTADO DE GOIAS (GO), ESTADO DE MATO GROSSO (MT), ESTADO DO ACRE (AC), ESTADO DE RONDONIA (RO), BANCADA, REGIÃO, PAIS, OBJETIVO, DEFINIÇÃO, PROGRAMA ESTRATEGICO DE DESENVOLVIMENTO, TRANSFORMAÇÃO, ECONOMIA, SOCIEDADE, REGIÃO CENTRO OESTE.

O SR. MAURO MIRANDA (PMDB-GO. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero trazer ao conhecimento deste Plenário um fato da maior importância para o futuro do Centro-Oeste. Hoje, pela manhã, numa das dependências do Senado, os governadores de Goiás, Maguito Vilela, de Mato Grosso, Dante de Oliveira, do Acre, Orleir Camelli, e de Rondônia, Waldir Raupp, participaram de uma reunião com as bancadas de seis Estados, na Câmara e no Senado, para definir uma estratégia da atuação comum para o desenvolvimento da região, com preocupações solidárias que estarão acima de partidos ou de interesses localizados.

Os governadores de Mato Grosso do Sul e de Tocantins enviaram seus representantes e manifestaram seu apoio à iniciativa, que é inédita pelo seu conteúdo de superação de interesses estaduais, em benefício do desenvolvimento de toda uma região. O Norte e o Nordeste já dispõem de foros formais para a defesa do desenvolvimento regional, com a Sudam e a Sudene. O Centro-oeste, que não dispõe de uma agência de desenvolvimento própria para estimular o seu crescimento, está optando por um mecanismo informal para integrar objetivos e estabelecer metas de longo prazo para a modernização de sua infra-estrutura e a melhoria da qualidade de vida de suas populações.

Durante mais de duas horas, com a palavra franqueada a todos os participantes da reunião, ficou decidida a criação de uma frente política, que atuará permanentemente, mediante reuniões e consultas, para definir e renovar os propósitos integrados dos seis Estados. O entendimento comum, para chegar à definição das metas de atuação, é que a região chegou a tal nível de importância, como celeiro agrícola e como grande parque potencial para a instalação de novas indústrias, que o desenvolvimento do próprio país, como um todo, passa necessariamente pelas vias de crescimento do Centro-Oeste. O organizador do encontro foi o Senador Carlos Bezerra, ex-governador de Mato Grosso. Novas reuniões serão realizadas nas próximas semanas, para definir uma agenda final que será levada ao Presidente Fernando Henrique Cardoso, numa próxima visita a Cuiabá. Para mim, que participei da reunião, o evento de hoje lança as bases de uma nova geopolítica que haverá de produzir grandes transformações na fisionomia econômica e social da região.

Era o que tinha a registrar.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 18/05/1995 - Página 8416