Discurso no Senado Federal

CONGRATULANDO-SE COM O DR. ETELVINO TEIXEIRA COELHO, DIRETOR DO CENTRO DE MICROCIRURGIA REFRATIVA E EXCIMER LASER DE MINAS GERAIS, PELA PROMOÇÃO, JUNTO COM A FUNDAÇÃO BRASIL DE REABILITAÇÃO VISUAL DE BELO HORIZONTE E A EMPRESA DE CORREIOS E TELEGRAFOS, DA SEGUNDA CAMPANHA DE MEDIDAS DE VISÃO NA INFANCIA.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SAUDE.:
  • CONGRATULANDO-SE COM O DR. ETELVINO TEIXEIRA COELHO, DIRETOR DO CENTRO DE MICROCIRURGIA REFRATIVA E EXCIMER LASER DE MINAS GERAIS, PELA PROMOÇÃO, JUNTO COM A FUNDAÇÃO BRASIL DE REABILITAÇÃO VISUAL DE BELO HORIZONTE E A EMPRESA DE CORREIOS E TELEGRAFOS, DA SEGUNDA CAMPANHA DE MEDIDAS DE VISÃO NA INFANCIA.
Publicação
Publicação no DCN2 de 14/06/1995 - Página 10284
Assunto
Outros > SAUDE.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, ELOGIO, ETELVINO TEIXEIRA COELHO, MEDICO, ESPECIALIDADE, OFTALMOLOGIA, PRESIDENTE, FUNDAÇÃO, BRASIL, REABILITAÇÃO, VISÃO, RESPONSAVEL, PROMOÇÃO, CAMPANHA, OBJETIVO, DIAGNOSTICO, TRATAMENTO, DEFICIENCIA, INFANCIA.

A SRª JÚNIA MARISE (PDT-MG.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a luta pela qualidade da educação e da saúde pública em nosso País tem sido uma de minhas principais frentes de atuação política e parlamentar. Não tenho dúvida de que esse cuidado seja uma obrigação fundamental do Estado. Sobretudo em nosso País, marcado pela miséria da maior parte de sua população, incapaz de fazer frente aos custos sempre crescentes do ensino e do atendimento médico privados.

O compromisso do Poder Público com esses objetivos sociais, apesar de constitucional não tem correspondido à demanda e hoje constatamos lamentavelmente, a falência do Estado no atendimento à Saúde do nosso povo.

Reconhecendo o trabalho silencioso dos profissionais médicos do meu Estado, ressaltamos o Doutor Etelvino Teixeira Coelho, de Belo Horizonte.

Oftalmologista renomado, o Doutor Etelvino é diretor do Centro de Microcirurgia Refrativa e Excimer Laser de Minas Gerais, clínica oftalmológica digna dos centros mais avançados do Primeiro Mundo. Com profissionalismo aliado à técnica operatória de defeitos visuais curáveis, já empregada com sucesso no Canadá, Estados Unidos, Japão e Alemanha e introduzida agora no Brasil pelo Doutor Etelvino Coelho, é possível livrar, sem necessidade de cirurgia, milhares de pessoas da necessidade do uso de óculos ou de lentes de contato.

Não se limitando a ser um médico introdutor de técnica avançadas de tratamento oftalmológico, preside também a Fundação Brasileira de Reabilitação Visual de Belo Horizonte.

Instituição considerada da Utilidade Pública Estadual, essa fundação promoveu em conjunto com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, a Segunda Campanha de Medida de Visão na Infância. Visando à identificação das crianças portadoras de deficiência visual, de modo a diagnosticar seus problemas e orientar seu tratamento e correção, a campanha atendeu a todas as quinhentas escolas - públicas e privadas - da cidade de Belo Horizonte, atingindo completamente as crianças pobres entre dois e doze anos de idade.

A participação da Fundação Brasileira de Reabilitação Visual nessa campanha foi realmente admirável. Ela doou às escolas dez mil conjuntos para medida de visão, de modo a tornar disponíveis, em cada sala de aula da capital mineira, os recursos necessários à detecção simples e rápida dos problemas visuais que as crianças apresentem.

Toda essa campanha, é necessário destacá-lo, foi totalmente custeada pela fundação, sem qualquer ônus para os cofres públicos.

Eliminar-se uma causa, ínfima que seja, da repetência crônica e da evasão escolar de nosso sistema de ensino público, é uma tarefa benemérita e necessária. O fato de que essa conquista se torne possível pela iniciativa de membros da sociedade nos leva a manifestar o reconhecimento público àqueles que fazem da ciência um campo de avanços em favor de seu povo.

Ao juntar, numa única iniciativa, um benefício às duas áreas, a campanha de fundação presidida pelo Doutor Etelvino Teixeira Coelho é das mais meritórias. Faz-se necessário estimular estas iniciativas, ensejando a participação cada vez maior de nossas inteligências, seja no campo da medicina, da cultura e da arte para que possamos multiplicar nossa capacidade de solucionar os mais graves problemas sociais do Brasil.

Era o que tinha a dizer.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 14/06/1995 - Página 10284