Discurso no Senado Federal

REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA DELEGAÇÃO DO PDT EM VIAGEM A CHINA. IMPORTANCIA DO III ENCONTRO DA BANCADA PARLAMENTAR DA AMAZONIA. SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO PDT, DR. LEONEL BRIZOLA, NO EPISODIO DA VOTAÇÃO DAS CONTAS DA SUA ADMINISTRAÇÃO FRENTE AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.

Autor
Sebastião Bala Rocha (PDT - Partido Democrático Trabalhista/AP)
Nome completo: Sebastião Ferreira da Rocha
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.:
  • REGISTRO DA PARTICIPAÇÃO DE S.EXA. NA DELEGAÇÃO DO PDT EM VIAGEM A CHINA. IMPORTANCIA DO III ENCONTRO DA BANCADA PARLAMENTAR DA AMAZONIA. SOLIDARIEDADE AO PRESIDENTE DO PDT, DR. LEONEL BRIZOLA, NO EPISODIO DA VOTAÇÃO DAS CONTAS DA SUA ADMINISTRAÇÃO FRENTE AO GOVERNO DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO.
Publicação
Publicação no DSF de 05/10/1995 - Página 187
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR. DESENVOLVIMENTO REGIONAL. ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), GOVERNO ESTADUAL.
Indexação
  • REGISTRO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, DELEGAÇÃO BRASILEIRA, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), VIAGEM, PAIS ESTRANGEIRO, CHINA.
  • AGRADECIMENTO, SENADOR, COMPOSIÇÃO, BANCADA, REGIÃO AMAZONICA, PARTICIPAÇÃO, ENCONTRO, ESTADO DO AMAPA (AP), DEFESA, INTERESSE, REGIÃO.
  • COMENTARIO, ARTICULAÇÃO, ORADOR, APOIO, BANCADA, REGIÃO AMAZONICA, SOLUÇÃO, PROBLEMA, DISCRIMINAÇÃO, ESTADO DO AMAPA (AP), PLANO PLURIANUAL (PPA), ORÇAMENTO, REMESSA, GOVERNO, CONGRESSO NACIONAL.
  • SOLIDARIEDADE, LEONEL BRIZOLA, PRESIDENTE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), MANIPULAÇÃO, NATUREZA POLITICA, MARCELO ALENCAR, GOVERNADOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), TENTATIVA, AUSENCIA, APROVAÇÃO, GASTOS PUBLICOS, ADMINISTRAÇÃO ESTADUAL, EX GOVERNADOR.

O SR. SEBASTIÃO ROCHA (PDT-AP. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, nesta oportunidade, quero registrar meu retorno a esta Casa depois de me ausentar do País por cerca de 15 dias em viagem à China, país que nos deixou muito bem impressionados e admirados com o processo de mudanças e de evolução que lá observamos. Agradeço também o tratamento de elevada distinção que nos foi dispensado pelo Embaixador da China no Brasil e pelas autoridades chinesas que nos receberam naquela nação.

Também quero registrar meu agradecimento ao Presidente do meu Partido, Governador Leonel Brizola, pelo convite para que eu fizesse parte da comitiva; ao Dr. Nívio Moreira, que coordenou a delegação do PDT; ao Cônsul do Brasil em Hong Kong, ao Embaixador do Brasil na China e ao Embaixador do Brasil no Japão pelo apoio que nos foi dado, e, ainda, à VARIG, pelo tratamento diferenciado que recebemos.

As autoridades chinesas enviaram recomendações ao Presidente desta Casa, Senador José Sarney, a quem os chineses têm como grande amigo e intercessor dos interesses da China junto ao Brasil e articulador da amizade que cresce, cada vez mais, entre aquele país e o nosso.

A China tem pelo Brasil grande amizade e elevada distinção. E nós, do PDT, que retornamos desse país, estamos também imbuídos do sentimento de que devemos trabalhar no sentido de elevar ainda mais a amizade, que já é grande, entre Brasil e China.

Acrescento, Sr. Presidente, que estarei encaminhando relatório completo sobre o trabalho que desenvolvemos nessa viagem e que também farei pronunciamento apresentando todos os dados que trouxemos sobre a importância da China, hoje, no contexto mundial tanto político quanto econômico.

Aproveito também a oportunidade para agradecer aos Senadores que compõem a Bancada da Amazônia e que estiveram visitando meu Estado, o Amapá, nos dias 28, 29 e 30, quando realizamos o III Encontro da Bancada Parlamentar da Amazônia. Antes, apenas um embrião; hoje, de fato, já uma entidade, com certa maturidade, mas que precisa se organizar ainda mais. O Presidente desta Casa, Senador José Sarney, e vários outros Senadores presentes abrilhantaram e engrandeceram ainda mais o evento. Muito de positivo foi tirado desse Encontro que, certamente, servirá de orientação para os Parlamentares da Região no encaminhamento de propostas ao Orçamento da União, ao Plano Plurianual e a outras questões de interesse regional.

Quanto ao meu Estado, quero deixar claro que nós, do Amapá, fomos talvez o Estado mais prejudicado na questão do PPA. Estamos nos articulando, trabalhando e, com o apoio da Bancada Parlamentar da Amazônia, certamente vamos superar a discriminação feita pelo Ministério do Planejamento com relação ao Estado do Amapá. Nem sequer a rodovia BR-156, única rodovia federal que temos no Estado, foi contemplada no Plano Plurianual que o Governo encaminhou a esta Casa. Além do apoio dos Senadores do Estado da Amazônia, espero contar com a colaboração dos outros colegas Parlamentares para que possamos diminuir - como tem dito inclusive o próprio Governo - as desigualdades regionais que hoje maltratam tanto o nosso País, sobretudo a população que reside nos Estados mais humildes da nossa Federação.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, não poderia deixar também de comentar, mesmo de forma extemporânea, o episódio da votação das contas do Governador Leonel Brizola, Presidente do nosso Partido, o PDT. Minhas considerações, nesse sentido, objetivam demonstrar minha solidariedade ao Presidente do meu Partido, e nosso repúdio à manobra pérfida de Marcelo Alencar, Governador do Rio de Janeiro. Tal manobra por ele coordenada e por ele levada adiante, no sentido de prejudicar o Governador Leonel Brizola, o Presidente do nosso Partido, dificilmente o livrará da pecha de traidor.

Brizola desperta, sim, ódio em alguns e paixão em muitos. É um Líder político nato, incontestável. Sua história política confirma essa assertiva. Brizola é a negação do fisiologismo, do clientelismo e da corrupção. Suas virtudes política são imensuráveis, suplantando em muito seus eventuais equívocos, próprios de qualquer ser humano.

A manobra pérfida comandada por S. Exª, o Governador Marcelo Alencar, que acusa Brizola de malversação de verbas públicas, é uma tremenda ignomínia, própria daqueles que fazem da inveja e do ódio os seus guias espirituais.

Quero, portanto, parabenizar o Governador Leonel Brizola, mais uma vez, pela derrota fragorosa que imprimiu ao Governador Marcelo Alencar. Com apenas seis deputados do PDT do Rio de Janeiro na Assembléia Legislativa, o Governador Leonel Brizola teve uma vitória esplêndida.

Queremos, nesta oportunidade, agradecer também aos Senadores, aos líderes políticos que se manifestaram, nesse episódio, favoravelmente ao Governador Leonel Brizola; queremos agradecer, em especial, ao Partido dos Trabalhadores, que, deixando de lado questões menores, questões que dividem, muitas vezes, do ponto de vista ideológico, os dois Partidos, fechou questão e, com o voto favorável de um dos seus Deputados, ajudou a aprovar as contas de Brizola, merecidamente, na Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro.

Eram essas as considerações que gostaria de fazer, era esse o registro que queria deixar no dia de hoje em nossa Casa. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 05/10/1995 - Página 187