Discurso durante a 198ª Sessão Não Deliberativa, no Senado Federal

RESSALTANDO A INDEPENDENCIA DE S.EXA. COMO PARLAMENTAR NO TRATAMENTO DAS MAIS DIVERSAS QUESTÕES NACIONAIS.

Autor
Bernardo Cabral (S/PARTIDO - Sem Partido/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
ATUAÇÃO PARLAMENTAR.:
  • RESSALTANDO A INDEPENDENCIA DE S.EXA. COMO PARLAMENTAR NO TRATAMENTO DAS MAIS DIVERSAS QUESTÕES NACIONAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/11/1995 - Página 3749
Assunto
Outros > ATUAÇÃO PARLAMENTAR.
Indexação
  • DEFESA, INDEPENDENCIA, ATUAÇÃO PARLAMENTAR, ORADOR, CONTESTAÇÃO, AGRESSÃO, SEBASTIÃO ROCHA, SENADOR, ACUSAÇÃO, SUBORDINAÇÃO, CONGRESSISTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA.

O SR. BERNARDO CABRAL ( -AM. Para explicação pessoal. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srs. Senadores, é preciso ter cautela quando se generaliza, na ardência de uma discussão, e nessa generalização se atingem colegas.

O eminente Senador Sebastião Rocha proclamou que este Senado não estava votando com independência. Ao dizer isso, S. Exª talvez esteja interpretando um lado de Oposição.

Por exemplo: a Oposição votou maciçamente, no primeiro e segundo turnos, contra a quebra do monopólio do petróleo e eu, Sr. Presidente, que não integro os quadros da Oposição, por uma questão pessoal também o fiz. Mas isso não me dá o direito de agredir os colegas que, eventualmente, tenham votado a favor, dizendo que não se portaram com independência. Eu cometeria, se não uma injúria, uma indelicadeza.

Apesar de ter ouvido o Senador Sebastião Rocha dizer que não quis agredir a honra de qualquer colega, creio que S. Exª fez uma agressão à instituição como um todo, esquecendo-se de dizer "salvo as honrosas exceções".

De modo que quero registrar, Sr. Presidente, que não aceito de ninguém nesta Casa que diga que não me porto com independência.

Fica o registro.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/11/1995 - Página 3749