Discurso durante a 22ª Sessão Deliberativa Ordinária, no Senado Federal

NECESSIDADE DE MAIORES ESCLARECIMENTOS, POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL, DE DUVIDAS DA SOCIEDADE E DOS PARLAMENTARES EM TORNO DO PROJETO SIVAM.

Autor
Bernardo Cabral (S/PARTIDO - Sem Partido/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).:
  • NECESSIDADE DE MAIORES ESCLARECIMENTOS, POR PARTE DO GOVERNO FEDERAL, DE DUVIDAS DA SOCIEDADE E DOS PARLAMENTARES EM TORNO DO PROJETO SIVAM.
Publicação
Publicação no DSF de 07/02/1996 - Página 1369
Assunto
Outros > SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM).
Indexação
  • COMENTARIO, CARTA, PRESIDENTE DA REPUBLICA, DESTINAÇÃO, PRESIDENTE, SENADO, RELAÇÃO, PROJETO, SISTEMA DE VIGILANCIA DA AMAZONIA (SIVAM), NECESSIDADE, ESCLARECIMENTOS, OPINIÃO PUBLICA, SOCIEDADE CIVIL, CONGRESSO NACIONAL.

O SR. BERNARDO CABRAL ( -AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, eu gostaria de me manifestar sobre a carta, na esteira do que fez o eminente Senador Suplicy.

Colho duas surpresas dessa carta: uma, o fato de o Presidente da República declarar, ao final, que se abstém de fazer comentários sobre questões técnicas, por serem descabidas, e escrever a V. Exª como quem transfere uma responsabilidade, quando sabemos que essa é nossa, do Senado.

Não sei quem sugeriu ao Presidente da República, mas talvez tivesse sido melhor que Sua Excelência participasse de um programa de televisão, em cadeia nacional, e fizesse o registro que aqui há, que é absolutamente correto. E dizer também que o propósito de dotar a Região Amazônica de um instrumento moderno de controle, não apenas do espaço aéreo, mas do contrabando de informações ambientais, climáticas, etc., é a decisão que motivou o Projeto Sivam.

E mais, Sr. Presidente, que essas informações são fundamentais para assegurar o controle soberano daquela importante porção do território nacional e para criar condições de desenvolvimento sustentável que possam beneficiar as populações amazônicas.

A segunda surpresa, Sr. Presidente - eu que concordo, porque sou da área, e, no meu voto, na Comissão Especial, direi por que -, é que o Presidente Fernando Henrique não atacou, não espancou as dúvidas que pairam sobre toda a Nação, inclusive que a mim estão assaltando.

Não creio que falte a Sua Excelência as informações, os dados relativos ao que queremos saber. O projeto é importante, o projeto não pode ser relegado a um segundo plano. A Amazônia depende dele, sobretudo a nossa área, mas também depende de esclarecimentos. A ponto de, na semana passada, o eminente Senador Ramez Tebet ter sido duramente atingido na sua honradez pessoal por uma nota na imprensa, de que estaria permutando o seu parecer por um financiamento para o seu Estado. Todos nós a repelimos e apresentamos a nossa solidariedade a S. Exª.

Sr.Presidente, eu queria deixar registrada a minha estranheza e não me poderia silenciar no instante em que um assunto dessa natureza fica incompleto.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/02/1996 - Página 1369