Discurso no Senado Federal

HOMENAGENS AO JORNAL MINEIRO ESTADO DE MINAS, PELO TRANSCURSO DOS SEUS 68 ANOS.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGENS AO JORNAL MINEIRO ESTADO DE MINAS, PELO TRANSCURSO DOS SEUS 68 ANOS.
Publicação
Publicação no DSF de 13/03/1996 - Página 3947
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, JORNAL, ESTADO DE MINAS, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG).

A SRª JÚNIA MARISE (PDT-MG. Como Líder. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, gostaria, hoje, de prestar homenagem a um mineiro muito ilustre. Esse mineiro, que começou a comemorar seu sexagésimo oitavo aniversário no último dia sete de março, está mais jovem e moderno do que quando nasceu. Esse mineiro especial, a quem presto homenagem, é o jornal Estado de Minas.

Ao nascer, em 1928, o Estado de Minas presenteou cada um de seus leitores com uma caixa de fósforos - brinde carinhoso de Pedro Aleixo, Mendes Pimentel e Juscelino Barbosa, seus fundadores. Sessenta e oito anos depois, a atual direção, nas pessoas de Paulo Cabral, Presidente dos Diários Associados e do Estado de Minas; de Camilo Teixeira da Costa, Diretor-Geral, e Edson Zenóbio, Diretor-Executivo, resgata o espírito generoso e a mineiridade que nortearam sua fundação.

Na busca constante da inovação e da modernidade, esta direção decidiu retribuir a dedicação e a lealdade de seus leitores, que alçaram o Estado de Minas, ao longo dessas sete décadas, à liderança absoluta na preferência dos mineiros. Desta vez, o presente é a reforma gráfica, que trouxe para suas páginas agilidade, leveza e modernidade - características do novo jornalismo mundial.

Esta modernização, no entanto, não alterou sua linha editorial, sempre pautada na verdade e nos interesses do povo mineiro. Moderno na forma, mas sempre coerente no conteúdo, o jornal Estado de Minas confirma novamente o lema, assumido já em sua primeira edição, que o tornou o grande jornal dos mineiros: "Seremos calmos, firmes e intransigentes, desambiciosos de glórias fáceis e despreocupados de ódios pequenos". Foi este ideal que fez com que a história de Minas e do Brasil estivesse sempre, durante todos esses anos, em suas páginas.

Quero estender esta minha homenagem a todos os profissionais do jornal Estado de Minas - da sede e das sucursais, sobretudo a de Brasília, dirigida pelo jornalista Paulo Cotta -, independentemente dos cargos que exercem, pois todos contribuem para o sucesso deste grande diário. Mas quero parabenizar, especialmente, esta nova geração de jornalistas - repórteres, redatores, fotógrafos, editores, diagramadores, todos da mais alta competência - que hoje pautam seu trabalho no exemplo dos que engrandeceram a redação do Estado de Minas, como Milton Campos, Rubem Braga, Cyro dos Anjos, Tancredo Neves, José Maria Alkmin, Carlos Castello Branco, Carlos Drummond de Andrade e Pedro Aguinaldo Fulgêncio, entre tantos outros mineiros que fizeram a história de Minas e deste País.

Sr. Presidente, na era da modernidade, quando vários veículos da imprensa do nosso País estão dando um salto de qualidade na área da comunicação, o jornal Estado de Minas, que comemora 68 anos de existência, sobretudo neste momento, com a sua nova formatação e a sua reforma gráfica, dá um salto de qualidade no âmbito da comunicação em nosso Estado. Essas mudanças que vêm se operando no jornalismo, tanto no brasileiro quanto no mundial, são de grande importância para os leitores de jornais. Elas permitirão que jornais como Estado de Minas permaneçam não somente no cenário de Minas Gerais, mas no nacional, como grandes veículos de comunicação.

É por isso que o jornal Estado de Minas tem, hoje, não apenas entre os seus leitores - mas, sobretudo, entre eles -, a chancela de grande jornal dos mineiros.

Como jornalista profissional que sou, e como mineira e Senadora que representa o Estado de Minas Gerais, quero trazer aqui o testemunho da forma como o jornal Estado de Minas, ao longo de todos esses anos, vem acompanhando, no cenário nacional, todas as questões que dizem respeito aos interesses do nosso povo e do nosso País. É por essa contribuição isenta, séria e, sobretudo, honesta para a informação, que entendemos que os meios de comunicação devem sempre continuar se pautando na direção mais correta para a defesa dos interesses do nosso País e dos nossos Estados.

Sr. Presidente, trouxe alguns exemplares do jornal Estado de Minas para que os Srs. Senadores possam conhecer melhor esse grande veículo de comunicação do nosso Estado, de porte não apenas estadual, mas nacional.

O SR. PRESIDENTE (Júlio Campos) - A Mesa do Senado Federal associa-se às homenagens que a Senadora Júnia Marise presta aos 68 anos de existência do jornal Estado de Minas. Temos certeza absoluta de que o Brasil ganhou um grande novo jornal, que é orgulho de todos nós brasileiros, e não só dos mineiros.

A SRª JÚNIA MARISE - Sr. Presidente, quero agradecer a V. Exª, na Presidência do Senado, por solidarizar-se com as homenagens que estamos prestando hoje ao jornal Estado de Minas

Em nome de todos os mineiros e, agora, também em nome do jornal Estado de Minas, agradecemos a V. Exª.

O SR. PRESIDENTE (Júlio Campos) - As homenagens são merecidas.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 13/03/1996 - Página 3947