Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO SUA PARTICIPAÇÃO EM ATO PUBLICO, HOJE PELA MANHÃ, NO ESPAÇO CULTURAL DA CAMARA DOS DEPUTADOS, CONTRA O TRABALHO INFANTIL.

Autor
Benedita da Silva (PT - Partido dos Trabalhadores/RJ)
Nome completo: Benedita Souza da Silva Sampaio
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA SOCIAL.:
  • REGISTRANDO SUA PARTICIPAÇÃO EM ATO PUBLICO, HOJE PELA MANHÃ, NO ESPAÇO CULTURAL DA CAMARA DOS DEPUTADOS, CONTRA O TRABALHO INFANTIL.
Publicação
Publicação no DSF de 14/03/1996 - Página 4013
Assunto
Outros > POLITICA SOCIAL.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, ORADOR, MANIFESTAÇÃO, ERRADICAÇÃO, TRABALHO, MENOR, ORGANIZAÇÃO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT), CENTRAL UNICA DOS TRABALHADORES (CUT), CONFEDERAÇÃO DOS TRABALHADORES NA AGRICULTURA (CONTAG), ASSOCIAÇÃO NACIONAL, PROCURADOR DO TRABALHO.
  • SOLICITAÇÃO, REGISTRO, ESTATISTICA, TRABALHO, INFANCIA, BRASIL, DOCUMENTO, NUCLEO, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DOS TRABALHADORES (PT).

A SRª BENEDITA DA SILVA (PT-RJ. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, hoje, no Espaço Cultural da Câmara dos Deputados, participei de um ato público contra o trabalho infantil, cujo objetivo é a inclusão deste tema como prioridade na agenda do Congresso Nacional.

O ato foi promovido pelo núcleo da Bancada do Partido dos Trabalhadores pela Erradicação do Trabalho Infantil; pela Central Única dos Trabalhadores do Distrito Federal; pela Contag; pelo Inesc e pela Associação Nacional dos Procuradores do Trabalho.

Estamos buscando fazer com que a Convenção nº 138, da OIT, considerada inconstitucional num parecer dado por esta Casa, possa ser alvo da atenção do Governo Federal, para uma nova Mensagem, porque não podemos conviver com essa situação.

A Organização Internacional do Trabalho considera ser "difícil encontrar, no Brasil, uma mercadoria na cadeia produtiva que não tenha a mão de uma criança". Manifestamo-nos contrários a essa situação e gostaríamos, Sr. Presidente, que fossem registradas na íntegra as estatísticas impressionantes sobre a realidade, elaboradas pelas entidades que promoveram o ato, bem como o trabalho do Núcleo da Bancada do Partido dos Trabalhadores pela Erradicação do Trabalho Infantil.

Muito obrigada.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 14/03/1996 - Página 4013