Discurso no Senado Federal

PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., JUNTAMENTE COM OUTROS PARLAMENTARES, NO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TV A CABO, EM LOS ANGELES.

Autor
Hugo Napoleão (PFL - Partido da Frente Liberal/PI)
Nome completo: Hugo Napoleão do Rego Neto
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
TELECOMUNICAÇÃO.:
  • PARTICIPAÇÃO DE S.EXA., JUNTAMENTE COM OUTROS PARLAMENTARES, NO ENCONTRO INTERNACIONAL DE TV A CABO, EM LOS ANGELES.
Publicação
Publicação no DSF de 07/05/1996 - Página 7597
Assunto
Outros > TELECOMUNICAÇÃO.
Indexação
  • COMENTARIO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, CONVENÇÃO INTERNACIONAL, TELEVISÃO VIA CABO, REALIZAÇÃO, PAIS ESTRANGEIRO, ESTADOS UNIDOS DA AMERICA (EUA).

O SR. HUGO NAPOLEÃO (PFL-PI. Para uma comunicação.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, há pouco, ao ouvir falar o nosso Colega, Senador José Fogaça, do Rio Grande do Sul, ensaiei um aparte não me dando conta de que S. Exª havia pedido a palavra não para discursar, mas sim para uma comunicação inadiável. Então eu, que desejava oferecer esse aparte, gostaria de consignar aqui, nesta comunicação, o que eu iria acrescentar ao discurso de S. Exª.

Inicialmente, quero dizer que realmente fui em sua companhia, na comitiva da delegação brasileira que participou do Encontro Internacional de TV a Cabo, em Los Angeles, nos Estados Unidos. Havia também deputados federais e empresários. Creio que o Senador José Fogaça já exprimiu à saciedade tudo aquilo que ocorreu no evento. Eu não deveria ter muito mais a aduzir.

Até devo dizer que assisti aos debates do Senador José Fogaça a respeito do Ato de Comunicações dos Estados Unidos, de 1996, com um dos maiores especialistas, Dr. La Revère, um dos que debateram a matéria, inclusive na sua tramitação, no Congresso Nacional, do qual é assistente especial, nos Estados Unidos. Assisti ao Senador José Fogaça, com a acuidade e os conhecimentos que lhe são permanentemente inerentes, travar um interessante debate, suscitar e levantar questões as mais importantes sobre a matéria.

Sr. Presidente, a meu ver, o ponto alto de todo este encontro, a respeito do qual o Senador José Fogaça também já se pronunciou, foi a conferência do Vice-Presidente dos Estados Unidos, Al Gore, que revelou conhecimentos extremamente profundos sobre a matéria, e que é na verdade, na essência, o autor da expressão super highways, superestradas, superauto-estradas das comunicações, lançada em boa hora pelo Presidente Bill Clinton.

E ele assim o fez porque, tendo sido Senador como o seu pai, este há exatamente quarenta anos lançou o grande programa das auto-estradas, mas aí auto-estradas de transporte. E ele aproveitou inteligentemente o nome para demonstrar que essas auto-estradas são justamente as comunicações modernas, inclusive as de TV a Cabo, de imagem, de dados, de telefonia, de voz e que transitam pelos espaços até aos satélites, descem a Terra e, intercontinentalmente, fazem parte da vida do homem moderno.

Penso que essa conferência do vice-Presidente Al Gore foi de extrema valia para o conceito que todos nós tivemos desse magnífico encontro.

Isso é o que me permito acrescentar ao preciso pronunciamento do nosso comum colega Senador José Fogaça.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 07/05/1996 - Página 7597