Discurso no Senado Federal

REGOZIJO PELA TOMADA DAS OBRAS RODOVIARIAS QUE LIGARÃO O ESTADO DE MATO GROSSO AO NORTE DO PAIS, VIABILIZANDO, DESTE MODO, A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NESSA REGIÃO.

Autor
Carlos Bezerra (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/MT)
Nome completo: Carlos Gomes Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA DE TRANSPORTES.:
  • REGOZIJO PELA TOMADA DAS OBRAS RODOVIARIAS QUE LIGARÃO O ESTADO DE MATO GROSSO AO NORTE DO PAIS, VIABILIZANDO, DESTE MODO, A PRODUÇÃO DE ALIMENTOS NESSA REGIÃO.
Publicação
Publicação no DCN2 de 04/07/1995 - Página 11711
Assunto
Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
Indexação
  • COMENTARIO, PRESENÇA, ODACIR KLEIN, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), SOLENIDADE, LANÇAMENTO, INICIO, RECUPERAÇÃO, OBRA PUBLICA, PAVIMENTAÇÃO, RODOVIA, LIGAÇÃO, ESTADO DO MATO GROSSO DO SUL (MS), REGIÃO NORTE, PAIS, VIABILIDADE, PRODUÇÃO, PRODUTO ALIMENTICIO, REGIÃO.

O SR. CARLOS BEZERRA (PMDB-MT. Pronuncia o seguinte discurso ) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, a viabilização da produção de alimentos em meu Estado, Mato Grosso, notadamente de sua região Norte, ganhou novo impulso neste último final de semana com a retomada das obras rodoviárias que consolidarão nossa ligação com o Norte do País, garantindo acesso de nossos produtos ao Porto de Santarém, no Pará, e dali ao Oceano Atlântico.

Com a presença do ilustre Ministro dos Transportes, meu companheiro de Congresso e de Partido, Odacir Klein, foram iniciados os serviços de pavimentação de um trecho de 33 quilômetros da BR-163, e ainda garantidos recursos necessários à recuperação de toda extensão desta importante rodovia que, unicamente, liga o País do sul ao norte e, para Mato Grosso, representa um estímulo à produção porque reintroduz maior possibilidade de renda aos plantadores e criadores que, longe dos portos tradicionais, pagam elevados fretes e colocam suas safras com pouca competitividade no mercado.

Mais de 15 mil pessoas prestigiaram a solenidade de lançamento das obras, o que demonstra sua importância entre a população das cidades de Peixoto de Azevedo, Matupá, Guarantã do Norte, em primeiro lugar, e toda a região conhecida como "Nortão" de Mato Grosso.

Compromisso do então candidato Fernando Henrique Cardoso, a pavimentação da BR-163, uma rodovia que nasce no Rio Grande do Sul e tem 1.760 Km de extensão, deve ser concluída no próximo ano, com recursos da União, possivelmente com subrogação ao Governo do Estado, fórmula já utilizada nesta etapa iniciada no último 1º de julho.

A recuperação da BR-163 estimulará o escoamento da produção de grãos destinados á exportação também através de hidrovias, conforme garantia do próprio Ministro Odacir Klein à população da região, com apoio integral do Governo Federal ao aceleramento dos estudos sobre a Hidrovia Telles Pires-Juruena-Tapajós, montada em forma de consórcio dos poderes públicos com a iniciativa privada.

Estudos promovidos por entidades classistas indicam que a utilização de hidrovias como meio de transporte da produção regional barateará o custo do frete em até 60%, elevando a rentabilidade dos produtores de soja, milho e carne do Nortão Matogrossense.

Além disso consolida uma nova saída estratégica para a produção nacional, que com acesso interno aos portos do Atlântico da Região Norte, economiza centenas de milhas para exportar seus produtos reduzindo custos de fretes e ganhando rapidez para entregar mercadorias.


Este texto não substitui o publicado no DCN2 de 04/07/1995 - Página 11711