Discurso no Senado Federal

POSSE DO DR. JAYME SIROTSKY NA PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS.

Autor
José Fogaça (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • POSSE DO DR. JAYME SIROTSKY NA PRESIDENCIA DA FEDERAÇÃO INTERNACIONAL DE EDITORES DE JORNAIS.
Publicação
Publicação no DSF de 23/05/1996 - Página 8585
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • CONGRATULAÇÕES, JAYME SIROTSKY, PRESIDENTE, GRUPO, COMUNICAÇÕES, POSSE, PRESIDENCIA, FEDERAÇÃO, EDITORAÇÃO, JORNAL, AMBITO INTERNACIONAL.

O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB-RS. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, quero apenas fazer um registro. Perdoem-me os Srs. Senadores a emoção e o orgulho com que, neste momento, nos revestimos para fazer esse registro.

O jornalista Jayme Sirotsky hoje está sendo empossado como Presidente da Federação Mundial de Jornais, na cidade de Washington. Foi eleito e hoje está sendo empossado nesse órgão que congrega todas as associações de jornais do mundo inteiro, congrega os mais importantes órgãos de comunicação do mundo e é uma instituição que sempre se associou às lutas pelas liberdades democráticas e pelo direito à liberdade de expressão no mundo.

Jayme Sirotsky é um nome respeitadíssimo no Rio Grande do Sul, não só porque, ao lado de seu irmão Maurício, construiu uma das mais prósperas e modernas empresas de comunicação do País, mas também porque é um intelectual, um pensador refinado, um estudioso, um articulista, um editorialista dos mais competentes que este País possui. É a primeira vez que um dono de jornal da América Latina assume a presidência da Federação Mundial de Jornais.

Para nós, gaúchos, isso equivale ao mesmo sentimento que tivemos quando Oswaldo Aranha presidiu a Assembléia da ONU em 1948 ou quando Érico Veríssimo foi reconhecido nas universidades americanas.

Seguramente, para o Brasil, significa a presença maiúscula e destacada de uma liderança empresarial e de um intelectual refinado na marcação e na definição dos nossos interesses e do nosso pensamente em âmbito internacional.

Encontra-se em Washington representando oficialmente o Senado da República, nomeado pelo Presidente da Casa, Senador José Sarney, o Senador Casildo Maldaner. Mas nos perdoem e nos permitam, especialmente os Senadores do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, porque quero, sobretudo, aqui sublinhar também que a Senadora Emilia Fernandes e o Senador Pedro Simon pediram-me que em seu nome também fizesse esta alusão a fato tão notoriamente importante para a vida cultural do nosso País.

Muito obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 23/05/1996 - Página 8585