Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOAREZ FERREIRA.

Autor
Guilherme Palmeira (PFL - Partido da Frente Liberal/AL)
Nome completo: Guilherme Gracindo Soares Palmeira
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO SR. JOAREZ FERREIRA.
Publicação
Publicação no DSF de 04/06/1996 - Página 9350
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, JOAREZ FERREIRA, JORNALISTA, ESTADO DE ALAGOAS (AL).

O SR. GUILHERME PALMEIRA (PFL-AL) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, Alagoas, no último dia 24 de maio, perdeu um filho que honrou a sua terra. Nascido no Município de Palmeira dos Índios, em 16 de fevereiro de 1945, JOAREZ FERREIRA não só dedicou sua inteligência em benefício de seus conterrâneos, como também o fez como eficiente jornalista no Rio de Janeiro.

Filho de João Ferreira Filho e de dona Sebastiana Lopes Ferreira, ainda jovem exercia o magistério em sua cidade, tornando-se nos anos seguintes um destacado líder estudantil, ocupando, na década de sessenta, a direção da União dos Estudantes Secundaristas de Alagoas.

Irrequieto e inteligente, deixou o burgo para lutar no jornalismo carioca, inclusive galgando a função de Chefe de Redação da revista O CRUZEIRO, na época, um dos mais importantes órgãos de comunicação do Brasil.

Embora vencedor na lide jornalística num grande centro, em 1975, retornou às plagas alagoanas, para exercer várias funções, nas quais marcou sua passagem como comunicador combativo, jurista competente e dedicado professor de Direito.

Inicialmente, foi Chefe de Gabinete da Presidência do Banco do Estado de Alagoas, indo, posteriormente, implantar e coordenar a Assessoria de Comunicação da Universidade de Alagoas.

Ao assumir o Governo de Alagoas, tive a satisfação de contar com sua contribuição como Diretor do Departamento de Assuntos Culturais, oportunidade em que desenvolveu amplo programa de atividades, dinamizando um setor tão importante para nossa coletividade.

Mais adiante, através de concurso, o advogado Joarez Ferreira ingressa no Ministério Público, tendo se dedicado à Justiça de Alagoas, como Promotor Público, nos municípios de Mata Grande, Porto de Pedras, Maragogi, Arapiraca, Atalaia e em Maceió, onde encerrou sua brilhante carreira.

Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o jornalista, advogado e professor Joarez Ferreira, criança humilde nascida no interior do meu Estado, construiu uma vida que orgulha os seus conterrâneos. Em todos os recantos por onde passou, deixou as marcas de seu caráter retilíneo, sua coragem e lealdade, sua vasta cultura e um exemplo de homem público.

Com meio século de vida, quem o perdeu não foram somente suas dedicadas esposa e filha, mas todos os alagoanos que sempre contaram com sua amizade e tantos outros anônimos beneficiados com sua ação na imprensa, na cátedra e na justiça.

Era o que tinha a dizer.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/06/1996 - Página 9350