Discurso no Senado Federal

RELATANDO AUDIENCIA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, VISANDO AGILIZAR O TERMINO DA GREVE NAS UNIVERSIDADES.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
EDUCAÇÃO.:
  • RELATANDO AUDIENCIA COM O MINISTRO DA EDUCAÇÃO, VISANDO AGILIZAR O TERMINO DA GREVE NAS UNIVERSIDADES.
Publicação
Publicação no DSF de 31/05/1996 - Página 9226
Assunto
Outros > EDUCAÇÃO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, AUDIENCIA, CONGRESSISTA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DA EDUCAÇÃO (MEC), EXPECTATIVA, PARALISAÇÃO, GREVE, UNIVERSIDADE FEDERAL.

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, cumprindo determinação da Presidência da Comissão de Educação do Senado, que aprovou uma proposição da Senadora Emilia Fernandes, tivemos a oportunidade de comparecer, nesta tarde, a uma audiência com o Ministro da Educação, Paulo Renato Souza, em companhia do Senador José Roberto Arruda, da própria Senadora Emilia Fernandes e dos Deputados Pedro Wilson, Maria Elvira, Severiano Alves, Flávio Arns, Maurício Requião e Marisa Serrano.

O objetivo da audiência foi discutir, com a autoridade máxima do Ministério da Educação, uma alternativa para o término da greve que hoje afeta as instituições federais de ensino superior.

Tratou-se de um encontro muito produtivo, e tivemos oportunidade de relatar ao Ministro de Educação a nossa preocupação com esses 40 dias de greve que afetam importantes universidades do nosso País. Tivemos também o ensejo de colocar-nos à disposição do Ministro da Educação, para auxiliá-lo na busca de uma alternativa para a normalização das atividades das universidades.

A receptividade do Ministro foi muito boa e nós, Senadores e Deputados, saímos contentes da entrevista com o Ministro Paulo Renato de Souza, que ficou justamente de conversar com a sua assessoria, com os seus diretores e de continuar debatendo a questão da paralisação. Na próxima semana, talvez, poderá receber representantes das universidades em greve, para um encontro decisivo, na intenção de que se encerre a greve que hoje afeta as instituições federais de ensino superior.

Portanto, Sr. Presidente, as Comissões de Educação desta Casa e da Câmara dos Deputados tiveram uma participação muito importante nesta tarde, nessa audiência com o Ministro da Educação. Estamos convencidos de que tudo caminha para que possamos ter o encerramento dessa greve, que já dura 40 dias e ameaça o ano escolar, trazendo tantos prejuízos para as universidades brasileiras. Estamos esperançosos de que, na próxima semana, no mais tardar, encontremos uma saída e a normalidade volte às instituições de ensino superior de todo o País.

Quero, neste momento, congratular-me sobretudo com a companheira desta Casa, Senadora Emília Fernandes, pela sua iniciativa, em boa hora aprovada pelo Presidente da Comissão de Educação do Senado, Senador Roberto Requião, e pelos Deputados que nos acompanharam até ao Ministro, deram seu depoimento e manifestaram sua preocupação com o rumo que essa greve vinha tomando.

Estou certo de que, na próxima semana, a normalidade voltará às instituições de ensino superior. Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 31/05/1996 - Página 9226