Fala da Presidência no Senado Federal

HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.

Autor
Ney Suassuna (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/PB)
Nome completo: Ney Robinson Suassuna
Casa
Senado Federal
Tipo
Fala da Presidência
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM AO DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE.
Publicação
Publicação no DSF de 06/06/1996 - Página 9446
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • PARTICIPAÇÃO, PRESIDENCIA, SENADO, COMEMORAÇÃO, DIA INTERNACIONAL, MEIO AMBIENTE.

O SR. PRESIDENTE (Ney Suassuna) - Em todas as sessões solenes, após os oradores, a Presidência faz uma pequena fala. É chegada esta hora.

Depois de oradores tão brilhantes, como a Senadora Marina Silva, o Senador Osmar Dias, a Senadora Emilia Fernandes e o Senador Bernardo Cabral, pouco resta a esta Presidência dizer. Talvez, pudéssemos lembrar que, no passado, como todos bem o disseram, não havia a consciência dos recursos finitos. Todos acreditavam que o Planeta era tão grandioso e havia tão pouca gente, que não se tinha que cuidar de nada. Foi dolorosa para a Humanidade a descoberta de que os recursos são finitos. Lembro-me bem de uma frase do Clube de Roma, que dizia que a Terra era uma nave, uma tripulação tresloucada, que exauria os recursos sem se preocupar com a sua renovação.

Hoje, preocupamo-nos menos do que já nos preocupamos, como bem disse o Senador Bernardo Cabral. Porém, com toda certeza, há regiões menos aquinhoadas que o Paraná, o Rio Grande do Sul ou mesmo a Amazônia, aqui tão bem falados, como é o caso da minha pequena e heróica Paraíba, onde os recursos hídricos fazem falta, não para a irrigação, mas principalmente para o consumo animal e humano. Dia a dia, preocupamo-nos muito na Paraíba e em algumas outras regiões do Nordeste com as dificuldades decorrentes da falta de recursos hídricos. E até temos buscado outras soluções de emprego.

Ainda ontem, estivemos no Ibama com o Dr. Eduardo Martins, pedindo permissão para mais arrendamento de barcos, pois, estamos voltando ao mar, pescando atuns, estamos buscando a exportação, e isso tem sido um programa de grande valia. No primeiro mês, já conseguimos exportar setenta toneladas de atum, apanhados em alto-mar, em águas internacionais, mas com base em nossa Paraíba.

Estamos incomodados com o inclemência que tem tido o meio ambiente para com os seus habitantes. Com toda certeza, a questão do meio ambiente ocupará sempre uma posição muito importante na consciência de todas as pessoas esclarecidas. Nós precisamos preservar o nosso Planeta, principalmente os recursos hídricos para as gerações futuras.

Recebo aqui um bilhete, com uma frase importante, do nosso Senador Osmar Dias, um conhecedor da questão agrícola deste País e que tão bem desempenhou o seu trabalho no Paraná, Estado que ainda hoje obtém grandes resultados em razão da gestão dupla de S. Exª, duas vezes Secretário de Agricultura, lembrando-me de que Boutros Ghali, Secretário-Geral da ONU, disse, quando Primeiro-Ministro do Egito, que as futuras guerras não se darão pela disputa de petróleo, e sim pela disputa da água.

Neste dia, o Senado Federal, com alegria, ouviu os oradores, prestou uma homenagem ao meio ambiente. Desta forma, encerro o meu pequeno speach, agradecendo a cada um pela sua presença, principalmente aos Embaixadores da Hungria e do Uruguai, ao Conselheiro da Embaixada da Angola, ao Adido Científico da Embaixada Americana e também de forma destacada ao nosso Deputado Fernando Gabeira, que tanto tem lutado pelo meio ambiente, bem como, de forma mais destacada ainda, ao Presidente do Ibama, Eduardo Martins, que tem dado tudo de si para preservar o meio ambiente em nosso País e que tem conseguido muitas vitórias.

Ao encerrar, lembro a V. Exªs que, no Salão Negro, aqui ao lado, temos hoje a mesma Santa que Cabral, ao desembarcar no Brasil, trouxe à nossa terra para, desta forma, pedir que ela fosse abençoada.

Que Deus proteja o nosso meio ambiente, o nosso País.

Muito obrigado a todos.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 06/06/1996 - Página 9446