Discurso no Senado Federal

CONCLAMANDO OS SRS. CONGRESSISTAS A SE EMPENHAREM NAS VOTAÇÕES DAS MATERIAS CONSTANTES DA EXTENSA PAUTA DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, PARA JUSTIFICAR O RECEBIMENTO DE SUBSIDIOS EXTRAS.

Autor
Jefferson Peres (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/AM)
Nome completo: José Jefferson Carpinteiro Peres
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
LEGISLATIVO.:
  • CONCLAMANDO OS SRS. CONGRESSISTAS A SE EMPENHAREM NAS VOTAÇÕES DAS MATERIAS CONSTANTES DA EXTENSA PAUTA DA CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, PARA JUSTIFICAR O RECEBIMENTO DE SUBSIDIOS EXTRAS.
Publicação
Publicação no DSF de 04/07/1996 - Página 11423
Assunto
Outros > LEGISLATIVO.
Indexação
  • CONCLAMAÇÃO, CONGRESSISTA, EMPENHO, VOTAÇÃO, MATERIA CONSTITUCIONAL, PROJETO DE LEI, IMPORTANCIA, INTERESSE NACIONAL, PERIODO, CONVOCAÇÃO EXTRAORDINARIA, CONGRESSO NACIONAL, OBJETIVO, JUSTIFICAÇÃO, REMUNERAÇÃO, MEMBROS, SENADO, CAMARA DOS DEPUTADOS, SIMULTANEIDADE, PRESERVAÇÃO, REPUTAÇÃO, LEGISLATIVO, REFERENCIA, IMPRENSA, SOCIEDADE, BRASIL.

O SR. JEFFERSON PÉRES (PSDB-AM. Pronuncia o seguinte discurso. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, pedi a palavra, apesar da minha quase afonia, porque desejo fazer um registro.

O Congresso Nacional inicia hoje, de fato, o período de convocação extraordinária. Foi estabelecida uma pauta muito extensa, em que há algumas matérias de grande relevância, outras nem tanto.

A imprensa, sempre muito crítica em relação a este Poder, muito mais do que em relação aos outros, começa a chamar a atenção para o custo dessa convocação - cerca de R$9 a 10 milhões - e para o quanto cada Parlamentar receberá.

Sr. Presidente, realmente é uma quantia significativa em termos de Brasil. Queiramos ou não, o que cada Deputado ou Senador perceberá este mês será o equivalente a 12 anos de trabalho de um operário de salário mínimo.

Pois bem, Sr. Presidente, esse pagamento será plenamente justificado se os Congressistas fizerem por merecê-lo. Creio que se nós, ao final desta sessão extraordinária, tivermos aprovado os projetos mais importantes, do ponto de vista do interesse nacional, inclusive o projeto altamente moralizador referente ao famigerado IPC, acho que teremos merecido o que vamos ganhar.

As matérias a serem apreciadas são tão importantes que não tem preço esse trabalho, mas o meu receio é que, ao final de um mês, ou quatro semanas de reunião, pouca coisa tenha sido votada.

Já vejo que na pauta das próximas sessões não há qualquer matéria realmente importante agendada. Faço votos para que os Srs. Senadores e Deputados se compenetrem da sua responsabilidade e se empenhem em justificar esta convocação extraordinária, este ônus à Nação.

Se isso não acontecer - e peço a Deus que aconteça -, não poderemos nos queixar se, ao final de julho, começo de agosto, a imprensa, mais uma vez, nos crucificar e esta Instituição cair ainda mais na estima da sociedade brasileira.

Era o registro e a formulação de votos que julguei necessário deixar na sessão de hoje.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 04/07/1996 - Página 11423