Discurso no Senado Federal

TRANSCURSO, EM MARÇO ULTIMO, DOS 90 ANOS DO COLEGIO AMERICANO BATISTA, DE PERNAMBUCO.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • TRANSCURSO, EM MARÇO ULTIMO, DOS 90 ANOS DO COLEGIO AMERICANO BATISTA, DE PERNAMBUCO.
Publicação
Publicação no DSF de 29/06/1996 - Página 11111
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESTABELECIMENTO DE ENSINO, MUNICIPIO, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, no mês de março passado, o Colégio Americano Batista, de Pernambuco, um dos mais tradicionais da cidade do Recife, completou noventa anos. É para prestar minha especial homenagem a esse conceituado estabelecimento de ensino que ocupo, hoje, a tribuna desta Casa.

Como representante de Pernambuco no Senado Federal não posso deixar de registrar nos anais da Câmara Alta o transcurso desse aniversário tão amplamente festejado na cidade do Recife, em reconhecimento aos esforços empreendidos por essa quase secular instituição de ensino, responsável pela formação de gerações e gerações de jovens que se destacaram na literatura, nas artes, na política, contribuindo para o desenvolvimento e o renome de nosso Estado.

Pelos bancos escolares do Colégio Americano Batista passaram figuras do porte de Gilberto Freyre, Ariano Suassuna, Marcus Acioly, Manuel Dias, Tertuliano Cerqueira e tantos outros.

Em justa homenagem ao transcurso dos noventa anos do tradicional colégio batista pernambucano, a Assembléia Legislativa estadual realizou recentemente uma sessão especial enaltecendo a bela trajetória da instituição.

Fundado em 1906 pelo missionário batista Dr. W. H. Canada, o colégio destinava-se, inicialmente, a alfabetizar e educar crianças carentes e funcionou, durante alguns anos, em um casebre vizinho à Primeira Igreja Batista do Recife.

Só em 1919, passou a funcionar no Parque Amorim, antiga Chácara da Soledade, local privilegiado, confluência dos caminhos que levam a bairros tradicionais da capital pernambucana, cujos nomes - Madalena, Caxangá, Casa Forte, Casa Amarela, Encruzilhada - se confundem com a história recifense e evocam a nossa saudade.

O Colégio Americano Batista destacou-se sempre não só por dar uma sólida formação intelectual e moral a seus alunos, mas também por seu pioneirismo. Foi o primeiro colégio misto do Recife, introduziu o jogo de voleibol em terras pernambucanas, criou o primeiro jardim de infância da nossa capital, a primeira escola comercial da cidade e o primeiro curso técnico de enfermagem. 

Hoje, em seus quatro prédios principais, em estilo romano, os jovens pernambucanos recebem um ensino do mais alto nível, pois o colégio mantém uma proposta educacional progressista, reunindo em seu corpo docente uma equipe de profissionais competentes e permanentemente aperfeiçoados, que se dedica com prazer à nobre tarefa de formar as novas gerações de nosso Estado, estimulada pelas excelentes condições de trabalho oferecidas por aquele moderno estabelecimento de ensino.

Dotado de área física privilegiada, arborizada, espaçosa e agradável, o Colégio Americano Batista pernambucano dispõe de avançados recursos para desenvolver plenamente seus alunos, preparando-os para atuar no mundo de hoje, cujo acelerado ritmo de desenvolvimento exige elevado nível de formação, obtida em instalações modernas e sofisticadas.

Com seus bem montados laboratórios de Física, de Ciências Biológicas e de Informática, suas duas bibliotecas para estimular o interesse dos alunos pela pesquisa, quadra polivalente de esportes, auditórios, parque aquático, entre outros, a nonagenária instituição de ensino do Recife destaca-se pela alta qualidade da formação intelectual e moral que dá a seus alunos. 

O passado e o presente desse sólido estabelecimento escolar de Pernambuco, ao longo dos últimos noventa anos, são um exemplo e uma viva demonstração do êxito alcançado pelos colégios batistas no campo educacional em nosso País.

Ao concluir este meu breve pronunciamento, quero parabenizar, na figura do atual diretor, Professor Edvar Gimenes de Oliveira, toda a administração do Colégio Americano Batista de Pernambuco, e, em particular, a Convenção Batista de Pernambuco, entidade mantenedora daquele excelente centro de ensino, pelos inestimáveis serviços prestados à cidade do Recife e ao Estado que tenho a honra de representar nesta Casa.

Muito obrigado, Senhor Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 29/06/1996 - Página 11111