Discurso no Senado Federal

PROFUNDO PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA GAUCHO ANTONINHO GONZALES.

Autor
José Fogaça (PMDB - Movimento Democrático Brasileiro/RS)
Nome completo: José Alberto Fogaça de Medeiros
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • PROFUNDO PESAR PELO FALECIMENTO DO JORNALISTA GAUCHO ANTONINHO GONZALES.
Publicação
Publicação no DSF de 10/08/1996 - Página 13776
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, ANTONINHO GONZALES, JORNALISTA, PROFESSOR, ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL (RS).

O SR. JOSÉ FOGAÇA (PMDB-RS. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Muito obrigado, Sr. Presidente. Também agradeço muito a gentileza do nosso querido Senador Ramez Tebet.

Sr. Presidente, é com profundo pesar e imensa tristeza que comunico ao Senado Federal o falecimento de um dos maiores jornalistas da história do nosso Estado, o Rio Grande do Sul.

Trata-se de um homem que deu a sua vida à causa do jornalismo democrático. Antoninho Gonzales, Presidente da Associação Rio-Grandense de Imprensa, foi um homem que, durante sua vida profissional, mais do que dos jornais, cuidou dos jornalistas, cuidou da formação de bons e qualificados jornalistas. Era um líder, era um professor e, sobretudo, era alguém dedicado à causa do bom jornalismo.

Muitas vezes estivemos juntos, muitas vezes participamos de seminários, estudos, debates na universidade, sempre voltados para a mesma causa comum, a causa da liberdade de imprensa. Por isso, Antoninho Gonzales, que via na sua profissão o fundamento da liberdade e o fundamento da responsabilidade, era um grande apoiador da nova Lei de Imprensa que o Senado aprovou há algum tempo.

Foi professor e um dos responsáveis pela fama e pela dimensão que tem hoje a Faculdade dos Meios de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica. Ensinou também em Caxias e no Vale do Rio dos Sinos. A sua figura é respeitada e querida no meio jornalístico do nosso Estado.

Quero fazer, aqui, a homenagem póstuma a esse homem, que tem uma história e que tem um nome que vai para galeria dos grandes nomes do jornalismo gaúcho. Portanto, comunico o acontecimento ao Senado e registro a profunda tristeza de todos nós. Obrigado, Sr. Presidente.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 10/08/1996 - Página 13776