Discurso no Senado Federal

QUARENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLEGIO SANTA MARIA, DO RECIFE-PE.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • QUARENTA ANOS DE FUNDAÇÃO DO COLEGIO SANTA MARIA, DO RECIFE-PE.
Publicação
Publicação no DSF de 25/09/1996 - Página 16381
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, ESCOLA PARTICULAR, ENSINO DE PRIMEIRO GRAU, ENSINO DE SEGUNDO GRAU, MUNICIPIO, RECIFE (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, certas datas têm significado muito especial, às vezes só compreendido por um círculo bastante restrito. Em primeiro lugar, porque têm sentido singular, exclusivo. Em segundo, porque são fora do comum, fogem do habitual, do ordinário.

Especial, Sr. Presidente, é o tema do meu pronunciamento de hoje. Nele, quero registrar a passagem dos 40 anos de fundação do Colégio Santa Maria, do Recife, Capital do Estado que tenho a honra de aqui representar.

A história do Colégio Santa Maria é sinônimo de compromisso com o ensino de qualidade e o desenvolvimento da consciência cristã. Ao longo de quatro décadas, formou gerações de lúcidos cidadãos e competentes profissionais.

Quando começou as atividades, sob a direção lúcida, moderna e competente da educadora D. Maria das Dores Muniz de Melo, o então Instituto Santa Maria oferecia os cursos de Jardim da Infância, Primário (até a 4ª série), Educação Física, Balé, Artes Plásticas e Esportes.

Dois anos depois, ampliou as atividades. Atendendo ao clamor dos pais dos estudantes, satisfeitos com o nível de ensino ministrado, obteve autorização para completar o 1º ciclo, então, com o nome de Ginásio Santa Maria.

Hoje, o Colégio Santa Maria, instalado em nova sede com modernos laboratórios de ciências e quadras de esportes, oferece do Pré-Escolar ao 2º Grau, incluindo aí o curso de Magistério, que forma professores capazes de difundir os ensinamentos transmitidos pela tradicional instituição.

A escola vai além das disciplinas do currículo básico. Para proporcionar educação integral aos alunos, preparando-os para os desafios dos tempos modernos, investe seriamente em cursos de Balé, Informática, Teatro, Canto Coral, Declamação, Oratória e Música.

Sr. Presidente, nobres Senadores, não é por acaso que o Colégio Santa Maria tem hoje mais 6 mil alunos matriculados nos cursos que oferece. Com os pés fincados no presente e o olhar voltado para o futuro, ele conquistou a confiança dos pernambucanos e o reconhecimento nacional.

Prova disso são os convites que recebe de Unidades da Federação. Cito dois exemplos. Foi o colégio escolhido para representar Pernambuco nas festividades do Sesquicentenário da Independência, em São Paulo. E foi convidado para a solenidade de hasteamento da Bandeira Nacional, aqui em Brasília.

É por essa razão, Sr. Presidente, que quero deixar registrada nos Anais desta Câmara Alta, a passagem dos 40 anos do Colégio Santa Maria.

Muito obrigado.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/09/1996 - Página 16381