Discurso no Senado Federal

ENALTECENDO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EMBRAPA, ATRAVES DO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE RECURSOS GENETICOS E BIOTECNOLOGIA CENARGEN, VOLTADO PARA O MELHORAMENTO GENETICO DE ANIMAIS DOMESTICOS.

Autor
Valmir Campelo (PTB - Partido Trabalhista Brasileiro/DF)
Nome completo: Antônio Valmir Campelo Bezerra
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.:
  • ENALTECENDO O TRABALHO DESENVOLVIDO PELA EMBRAPA, ATRAVES DO CENTRO NACIONAL DE PESQUISA DE RECURSOS GENETICOS E BIOTECNOLOGIA CENARGEN, VOLTADO PARA O MELHORAMENTO GENETICO DE ANIMAIS DOMESTICOS.
Publicação
Publicação no DSF de 25/10/1996 - Página 17553
Assunto
Outros > POLITICA CIENTIFICA E TECNOLOGICA.
Indexação
  • ELOGIO, TRABALHO, PESQUISA, GENETICA, BIOTECNOLOGIA, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA), MELHORAMENTO, BRASILIA (DF), DISTRITO FEDERAL (DF), PRESERVAÇÃO, FUTURO, RAÇA, ANIMAL, AMEAÇA, EXTINÇÃO.

O SR. VALMIR CAMPELO (PTB-DF. Pronuncia o seguinte discurso.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, neste meu pronunciamento de hoje quero enaltecer o belo trabalho desenvolvido por um dos órgãos da Administração Pública brasileira que julgo dos mais eficientes e mais notáveis, que é a Embrapa.

Em outra ocasião, pude mostrar meu entusiasmo com importantes conquistas da Embrapa no que tange ao melhoramento genético de sementes, à descoberta de novas variedades de leguminosas e hortaliças mais produtivas e adaptadas às nossas condições climáticas, aos grandes saltos de produtividade alcançados por nossos agricultores em decorrência dessas descobertas e à significativa economia de divisas que proporcionaram ao nosso País.

Hoje, deixo um pouco de lado esses feitos para enaltecer dois outros trabalhos fantásticos desenvolvidos por seus técnicos e pesquisadores aqui em Brasília, ambos voltados para o melhoramento genético de animais domésticos. O primeiro é a Punção Folicular, uma técnica revolucionária de reprodução animal que permite a uma mesma fêmea gerar até 36 filhos no mesmo ano. O segundo é o Banco Brasileiro de Germoplasma Animal, que tem por finalidade preservar as características originais de raças típicas de certas regiões, algumas das quais ameaçadas de extinção.

Sr. Presidente, dentro da Embrapa, o órgão responsável por essas proezas é o Cenargen - Centro Nacional de Pesquisas de Recursos Genéticos e Biotecnologia, criado em 1974, com a finalidade de salvaguardar as espécies vegetais e animais e os microorganismos para o desenvolvimento sustentado da agricultura e assegurar a geração de metodologias e processos biotecnológicos, visando a garantir a segurança alimentar dos povos.

Observando esse objetivo, pode-se verificar que o Cenargen tem pela frente um futuro sem limites: a segurança alimentar é o grande desafio do futuro e uma preocupação cada vez mais constante na mente dos governantes das nações, a qual precisa ser obtida com o desenvolvimento sustentado da agricultura.

Por outro lado, se fizermos um retrospecto de quanto já foi realizado, verificaremos que os feitos do passado são a melhor credencial de que dispõe o Cenargen para mostrar que sua criação foi para valer e que o futuro é promissor.

No campo da biotecnologia animal, os avanços alcançados por esse centro são importantes e significativos, se levarmos em conta que, em apenas 22 anos, pode ser observado um salto fenomenal da reprodução natural tradicional - em que uma vaca cria, em média, um filhote a cada dois anos - para o método da Punção Folicular - em que uma vaca de boa qualidade pode dar origem a até 36 crias por ano, com o auxílio de barrigas de aluguel.

Nesse intervalo de tempo, o Cenargen já testou com sucesso e já colocou à disposição dos criadores técnicas destinadas a transformar a exploração da pecuária numa atividade bastante lucrativa, através da seleção de vacas e touros de alto valor genético, a estimulação ovariana, a inseminação artificial, a transferência de embriões, a bipartição de embriões - técnica que permite a obtenção de dois animais exatamente iguais - e, por fim, a Punção Folicular.

A bipartição de embriões já possibilitava tirar até 18 bezerros de uma vaca a cada ano; com a Punção Folicular essa possibilidade dobrou. Por meio dessa técnica, recolhem-se no interior do ovário os óvulos - folículos - da vaca, os quais, após a fecundação in vitro, são implantados no útero de outra vaca - processo da barriga de aluguel - para que o seu desenvolvimento seja completado.

Chegar a esse estágio não foi fácil para os pesquisadores do Cenargen. Foram dez anos de intensas pesquisas, extrema dedicação, tudo com uma única finalidade: ter uma cria gerada por esse método. O nascimento recente do primeiro bezerro da raça nelore, fruto da Punção Folicular, veio coroar de êxito todo o trabalho desenvolvido e alçou nosso País à vanguarda latino-americana, equiparando-nos aos melhores centros de pesquisa dos países desenvolvidos, no que tange à embriologia animal.

Dentro de dois ou três anos, no máximo, essa nova e avançada técnica de reprodução animal estará à disposição dos pecuaristas brasileiros, proporcionando-lhes condições de melhorar ainda mais o seu trabalho, de fornecer aos consumidores carnes e leite de melhor qualidade e em maior quantidade.

Não é só isso, porém, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores: a Embrapa/Cenargen está desenvolvendo em outra de suas fazendas experimentais, também situada nas imediações de Brasília, outro projeto de grande importância tanto para a economia, quanto para o futuro da biotecnologia em nosso País.

Trata-se do Banco Brasileiro de Germoplasma Animal. Esse é um amplo e ambicioso projeto que tem por finalidade preservar o futuro de muitas raças de animais domésticos ameaçados de extinção. Em colaboração com outros centros da Embrapa espalhados pelas várias regiões do Brasil, com universidades e até mesmo com criadores particulares, o Cenargen criou um banco de germoplasma, destinado a guardar, por métodos que permitem a conservação até por dois mil anos, o código DNA, óvulos e espermatozóides desses animais.

Num amplo esforço de localização, a Embrapa pôde conhecer muitas raças de eqüinos, bovinos, caprinos e suínos típicas das várias regiões do Brasil, as quais têm características bem próprias de rusticidade, de resistência a doenças e de adaptabilidade a situações adversas.

Por isso, Sr. Presidente, eu gostaria que V. Exª considerasse como lido este meu pronunciamento, que trata de um trabalho que a Embrapa vem desenvolvendo em volta do Distrito Federal, e que é exemplo não só para o Brasil mas para todos os outros países que desenvolvem esse tipo de tecnologia avançada. Portanto, meus parabéns à Embrapa.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 25/10/1996 - Página 17553