Discurso no Senado Federal

INAUGURAÇÃO, EM BELO HORIZONTE-MG, DO CENTRO EDUCACIONAL DARCY RIBEIRO, PARTE INTEGRANTE DE UMA SERIE DE HOMENAGENS A MEMORIA DO EMINENTE SENADOR E PROFESSOR, A REALIZAREM-SE HOJE E AMANHÃ. DANDO CONHECIMENTO A CASA DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE OPINIÃO PUBLICA, PUBLICADA NESTE FINAL DE SEMANA PELO JORNAL HOJE EM DIA, DE MINAS GERAIS, SOBRE A VENDA DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, DEMONSTRANDO A CONTRARIEDADE DOS BELO-HORIZONTINOS A PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL.

Autor
Junia Marise (PDT - Partido Democrático Trabalhista/MG)
Nome completo: Júnia Marise Azeredo Coutinho
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM. PRIVATIZAÇÃO.:
  • INAUGURAÇÃO, EM BELO HORIZONTE-MG, DO CENTRO EDUCACIONAL DARCY RIBEIRO, PARTE INTEGRANTE DE UMA SERIE DE HOMENAGENS A MEMORIA DO EMINENTE SENADOR E PROFESSOR, A REALIZAREM-SE HOJE E AMANHÃ. DANDO CONHECIMENTO A CASA DOS RESULTADOS DE PESQUISA DE OPINIÃO PUBLICA, PUBLICADA NESTE FINAL DE SEMANA PELO JORNAL HOJE EM DIA, DE MINAS GERAIS, SOBRE A VENDA DA COMPANHIA VALE DO RIO DOCE, DEMONSTRANDO A CONTRARIEDADE DOS BELO-HORIZONTINOS A PROPOSTA DO GOVERNO FEDERAL.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/1997 - Página 6904
Assunto
Outros > HOMENAGEM. PRIVATIZAÇÃO.
Indexação
  • INFORMAÇÃO, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), SEDE, PARTIDO POLITICO, PARTIDO DEMOCRATICO TRABALHISTA (PDT), CERIMONIA, HOMENAGEM POSTUMA, DARCY RIBEIRO, SENADOR, PROFESSOR, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ).
  • COMENTARIO, RESULTADO, PESQUISA, OPINIÃO PUBLICA, PUBLICAÇÃO, JORNAL, HOJE EM DIA, OPOSIÇÃO, POPULAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE MINAS GERAIS (MG), PRIVATIZAÇÃO, COMPANHIA VALE DO RIO DOCE (CVRD).

A SRª JÚNIA MARISE (BLOCO-MG. Pela Ordem. Sem revisão da oradora.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, duas questões relevantes me trazem a esta tribuna para usar da palavra neste momento.

Em primeiro lugar, eu gostaria de fazer uma comunicação à Casa, um registro da maior relevância, tendo-se em vista a importância da vida, da obra e da trajetória política do nosso saudoso Senador Darcy Ribeiro.

Hoje e amanhã, o nosso Estado, Minas Gerais, principalmente Belo Horizonte, estará prestando homenagens à memória de Darcy; o Prefeito de Belo Horizonte com as Lideranças do nosso Partido, o PDT, e as demais lideranças da nossa cidade, farão uma manifestação unânime.

Será lançado o Centro Educacional Darcy Ribeiro, além das homenagens à memória do saudoso, eminente Senador e Professor, que transcorrerão durante todo o dia de amanhã, culminando com uma homenagem à noite, na sede do Partido Democrático Trabalhista.

Portanto, Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, as homenagens que serão prestadas no nosso Estado e no Brasil, sobre a vida e a obra do eminente Senador Darcy Ribeiro, mostram, sem dúvida nenhuma, a importância que teve, tem e continuará tendo Darcy Ribeiro como o símbolo de um homem que se dedicou, acima de tudo, à vida pública do nosso País; dedicou-se também àqueles que sempre estiveram à margem da história do Brasil e que hoje estão incluídos no grande contingente de brasileiros que ainda vive na mais completa miséria social.

Darcy Ribeiro foi sempre a bandeira de luta em favor dos índios, em favor das minorias do nosso País. E é exatamente por isso que seus conterrâneos - Darcy Ribeiro nasceu em Minas Gerais, na cidade de Montes Claros - continuam reverenciando a sua obra e a sua trajetória política.

Outra questão relevante diz respeito a uma pesquisa, publicada neste final de semana pelo jornal Hoje em Dia, de Minas Gerais, sobre a opinião pública de Belo Horizonte a respeito da privatização da Companhia Vale do Rio Doce. Essa pesquisa demonstra que os belo-horizontinos, assim como o restante dos mineiros, num percentual de 52,8% dos entrevistados, prevêem perdas extremamente importantes para Minas Gerais com a venda dessa estatal. Mais do que isso: que os belo-horizontinos são contra a venda da Vale, por considerar a empresa de grande importância para o nosso País, para Minas Gerais e para os outros Estados onde a Vale está sediada.

O mais importante dessa pesquisa que quero ressaltar é que os jovens mineiros também manifestaram a sua opinião contrária à privatização da Vale do Rio Doce, o que demonstra, sem nenhuma dúvida, que os brasileiros de todas as faixas etárias da sociedade estão hoje conscientes da importância que tem a referida empresa como estatal.

Sr. Presidente, é por isso que quero, com este registro, mais uma vez, reforçar a necessidade da aprovação do projeto de resolução de nossa autoria, que submete o edital de privatização da Vale do Rio Doce à apreciação do Senado Federal. Esse é o papel que tem esta Casa, de fiscalizador, mas também e, acima de tudo, o de exercer, em toda a sua plenitude, as prerrogativas constitucionais de examinar, de aprofundar na análise de todas as ações que dizem respeito ao Poder Executivo e às empresas estatais.

Era o que eu tinha a dizer, Sr. Presidente. (Muito bem!)


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/1997 - Página 6904