Discurso no Senado Federal

REGISTRANDO A REALIZAÇÃO DE UMA REUNIÃO EM RONDONIA, OCASIÃO EM QUE A PRESIDENTE DO BANCO DA AMAZONIA PRESTOU INFORMAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DAQUELA INSTITUIÇÃO NA REGIÃO NORTE, E PRINCIPALMENTE NO ESTADO. AUSENCIA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA QUE O REFERIDO BANCO POSSA APOIAR PROJETOS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO AMAZONICA. SOLICITANDO O APOIO DA AREA ECONOMICA DO GOVERNO, NO SENTIDO DA APROVAÇÃO DE EMENDA A MEDIDA PROVISORIA QUE AUMENTOU O CAPITAL DO BANCO DO BRASIL, PARA QUE TAMBEM SE AUMENTE O CAPITAL DO BANCO DA AMAZONIA. PLEITEANDO, AINDA, A APLICAÇÃO DOS NOVOS CRITERIOS DE FINANCIAMENTO DEFINIDOS NA LEI 9.126, DE 1995, PARA AREAS DE PROJETOS DE COLONIZAÇÃO, TAMBEM NA RENEGOCIAÇÃO DOS DEBITOS RELATIVOS A FINANCIAMENTOS TOMADOS NESTAS AREAS ANTES DA ADOÇÃO DESTES NOVOS CRITERIOS.

Autor
Ernandes Amorim (PPB - Partido Progressista Brasileiro/RO)
Nome completo: Ernandes Santos Amorim
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
DESENVOLVIMENTO REGIONAL.:
  • REGISTRANDO A REALIZAÇÃO DE UMA REUNIÃO EM RONDONIA, OCASIÃO EM QUE A PRESIDENTE DO BANCO DA AMAZONIA PRESTOU INFORMAÇÕES SOBRE A ATUAÇÃO DAQUELA INSTITUIÇÃO NA REGIÃO NORTE, E PRINCIPALMENTE NO ESTADO. AUSENCIA DE RECURSOS FINANCEIROS PARA QUE O REFERIDO BANCO POSSA APOIAR PROJETOS QUE PROMOVAM O DESENVOLVIMENTO DA REGIÃO AMAZONICA. SOLICITANDO O APOIO DA AREA ECONOMICA DO GOVERNO, NO SENTIDO DA APROVAÇÃO DE EMENDA A MEDIDA PROVISORIA QUE AUMENTOU O CAPITAL DO BANCO DO BRASIL, PARA QUE TAMBEM SE AUMENTE O CAPITAL DO BANCO DA AMAZONIA. PLEITEANDO, AINDA, A APLICAÇÃO DOS NOVOS CRITERIOS DE FINANCIAMENTO DEFINIDOS NA LEI 9.126, DE 1995, PARA AREAS DE PROJETOS DE COLONIZAÇÃO, TAMBEM NA RENEGOCIAÇÃO DOS DEBITOS RELATIVOS A FINANCIAMENTOS TOMADOS NESTAS AREAS ANTES DA ADOÇÃO DESTES NOVOS CRITERIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 03/04/1997 - Página 6913
Assunto
Outros > DESENVOLVIMENTO REGIONAL.
Indexação
  • REUNIÃO, PARTICIPAÇÃO, ORADOR, PRESIDENTE, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), AGRICULTOR, PEQUENO PRODUTOR RURAL, ESCLARECIMENTOS, ATUAÇÃO, INSTITUIÇÃO FINANCEIRA, REGIÃO AMAZONICA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).
  • SOLICITAÇÃO, AUTORIDADE, RESPONSAVEL, POLITICA ECONOMICO FINANCEIRA, APROVAÇÃO, EMENDA, MEDIDA PROVISORIA (MPV), AUMENTO, RECURSOS FINANCEIROS, DESTINAÇÃO, BANCO DO BRASIL, EXTENSÃO, BANCO DA AMAZONIA S/A (BASA), GARANTIA, IMPLEMENTAÇÃO, PROGRAMA, DESENVOLVIMENTO ECONOMICO, REGIÃO AMAZONICA, ESPECIFICAÇÃO, ESTADO DE RONDONIA (RO).

O SR. ERNANDES AMORIM (PPB-RO. Para comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quero aproveitar esse momento para registrar uma reunião que houve no Estado de Rondônia, precisamente na cidade de Ariquemes, onde estivemos reunidos com a Presidente do Banco da Amazônia, que fazia uma prestação de contas da atuação do Banco da Amazônia na Região Norte, e, principalmente, no Estado de Rondônia. E naquele momento em que os agricultores, os pequenos empresários exigiam por parte do Banco uma atenção maior, a presidente do Banco fez ver que o Banco da Amazônia não tem recebido o apoio necessário para desenvolver um programa de fomento ao desenvolvimento da Região Amazônica, simplesmente por causa da política econômica que funciona hoje no Brasil. Na realidade, o Banco da Amazônia, um dos bancos que não quebrou, que deu resultado, um dos bancos sérios deste País, não tem sequer capital para, junto ao BNDES, negociar financiamentos para apoiar a produção, o desenvolvimento da Amazônia, principalmente da Região Norte. Vê-se, neste País, a política econômica apoiando financiamentos ou o Proer, para bancos, Estados que estão em estado de falência, e não existe um financiamento para os bancos sérios, que dão lucros, inclusive com aumento de capital. Em nada pesaria ao Sistema Financeiro do País aumentar o capital de giro do Banco da Amazônia, para que tivesse sustentação para manusear os recursos do BNDES, que hoje possui recursos dos trabalhadores e financia principalmente os Estados ricos, as grandes empresas, não olhando para a região Norte, para o produtor rural, para a pequena iniciativa privada, para a pequena indústria ou agroindústria.

Faz-se necessário que se encaminhe ou solicite ao setor econômico do País mudanças nesta estrutura, para atender não só aos nossos empresários sérios, como também aos bancos que dão lucro e administram com seriedade.

Há pouco, o Governo de Rondônia solicitou recursos da ordem de duzentos e cinqüenta milhões, para jogar em cima do Banco do Estado de Rondônia, que deu prejuízos dessa ordem.

Pelo que vejo, daqui a pouco, o Governo do Estado de Rondônia vai conseguir tapar o rombo do Banco Econômico, e o Banco da Amazônia, que atua em toda a região Norte, não vai conseguir o aumento de capital.

Tenho aqui um pequeno discurso, que poderia ser lido se tivesse tempo, mas como disse a V. Exª há pouco, vou encaminhá-lo à Mesa para que seja dado como lido, já que tem explicações maiores para que se resolva, de uma vez por todas, esses pequenos problemas, dando apoio à área econômica, principalmente aos bancos sérios deste País.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 03/04/1997 - Página 6913