Pronunciamento de Edison Lobão em 13/05/1997
Discurso no Senado Federal
PRECONCEITO DAS ELITES DO SUL E CENTRO-SUL DO PAIS CONTRA A FERROVIA NORTE-SUL. DESABAFO DO MINISTRO ALCIDES SALDANHA, DOS TRANSPORTE, DIANTE DE CRITICAS DO SUL AQUELA FERROVIA.
- Autor
- Edison Lobão (PFL - Partido da Frente Liberal/MA)
- Nome completo: Edison Lobão
- Casa
- Senado Federal
- Tipo
- Discurso
- Resumo por assunto
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POLITICA DE TRANSPORTES.:
- PRECONCEITO DAS ELITES DO SUL E CENTRO-SUL DO PAIS CONTRA A FERROVIA NORTE-SUL. DESABAFO DO MINISTRO ALCIDES SALDANHA, DOS TRANSPORTE, DIANTE DE CRITICAS DO SUL AQUELA FERROVIA.
- Publicação
- Publicação no DSF de 14/05/1997 - Página 9543
- Assunto
- Outros > POLITICA DE TRANSPORTES.
- Indexação
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- COMENTARIO, ARTIGO DE IMPRENSA, JORNAL, JORNAL DO BRASIL, ESTADO DO RIO DE JANEIRO (RJ), DECLARAÇÃO, AUTORIA, ALCIDES SALDANHA, MINISTRO DE ESTADO, MINISTERIO DOS TRANSPORTES (MTR), ENCONTRO, SECRETARIO DE ESTADO, SETOR, TRANSPORTE, REALIZAÇÃO, CAPITAL DE ESTADO, ESTADO DE SANTA CATARINA (SC), COMPROVAÇÃO, OPOSIÇÃO, CLASSE EMPRESARIAL, GOVERNANTE, REGIÃO CENTRO SUL, ANDAMENTO, CONSTRUÇÃO, OBRA PUBLICA, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO SUL, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE.
- DEFESA, ANDAMENTO, CONSTRUÇÃO, FERROVIA, LIGAÇÃO, REGIÃO SUL, REGIÃO NORTE, REGIÃO NORDESTE, INICIATIVA, GOVERNO, EPOCA, GESTÃO, JOSE SARNEY, PRESIDENCIA DA REPUBLICA, MOTIVO, IMPORTANCIA, INTEGRAÇÃO, INTERCAMBIO COMERCIAL, PAIS, AMERICA LATINA, ACORDO DE INTERCAMBIO COMERCIAL, AMERICA, REDUÇÃO, PREÇO, MERCADORIA NACIONAL, DESTINAÇÃO, EXPORTAÇÃO, PORTO, MUNICIPIO, SÃO LUIS (MA), ESTADO DO MARANHÃO (MA), MELHORIA, CAPACIDADE, CONCORRENCIA, PRODUTO NACIONAL, EXTERIOR.
O SR. EDISON LOBÃO (PFL-MA. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, quando o Presidente José Sarney teve a visão e a coragem de lançar a Ferrovia Norte-Sul, ela foi recebida, no Centro-Sul e no Sul do País, com má-vontade e com uma atitude preconceituosa. Entendia-se que a ferrovia era desnecessária e ela, todavia, é altamente necessária ao desenvolvimento e à integração nacional.
Essa ferrovia interliga todo o sistema ferroviário brasileiro. Mas ela não pôde avançar exatamente pelo preconceito das elites do Sul e do Centro-Sul do País.
Daí por diante andou muito vagarosamente, e os recursos que a ela são destinados são sempre escassos, insuficientes e precisam, portanto, ser renovados, retemperados para que possa então essa grande iniciativa ter êxito, servindo ao Brasil.
Sr. Presidente, estamos diante, agora, da aliança americana, da integração de todos os países latino-americanos, e precisamos, para o livre comércio, conseguir exportar os nossos produtos a preços competitivos. Essa ferrovia contribuiria significativamente para baixar os custos das mercadorias que pudessem ser exportadas pelo porto de São Luís, depois de transportadas pela própria ferrovia.
Em um encontro recente, em Florianópolis, o Ministro Alcides Saldanha, dos Transportes, fez um desabafo, publicado em nota no Jornal do Brasil, no "Informe JB":
O ministro dos Transportes, Alcides Saldanha, defendia a construção da Ferrovia Norte-Sul, ontem, durante o Fórum Nacional de Secretários Estaduais de Transportes, realizado em Florianópolis.
Cansado de ouvir críticas ao projeto, desabafou:
- Assim não dá. Enquanto vocês do Sul acharem que o Norte e o Nordeste são concorrentes, levaremos mais tempo para nos tornarmos menos pobres.
Aí está a palavra de um Ministro de Estado, ele próprio convencido de que o Centro-Sul e o Sul do País atrapalham a construção da Ferrovia Norte-Sul, pois entendem essa obra como sendo do Nordeste e do Norte brasileiro, quando ela, de fato, pertence a toda a Nação brasileira. Cumprimento o Ministro pela manifestação firme contra esse preconceito, que se manifestava no passado e que se reedita a cada momento neste País.