Discurso no Senado Federal

SOLICITANDO A CESSÃO DO PLENARIO DO SENADO NO DIA 18 DE SETEMBRO, PARA UMA AUDIENCIA PUBLICA COM PROCURADORES ITALIANOS, RESPONSAVEIS PELA 'OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS', EM ATENDIMENTO A REQUERIMENTO DO SENADOR PEDRO SIMON, NA CPI DOS PRECATORIOS.

Autor
Bernardo Cabral (PFL - Partido da Frente Liberal/AM)
Nome completo: José Bernardo Cabral
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.:
  • SOLICITANDO A CESSÃO DO PLENARIO DO SENADO NO DIA 18 DE SETEMBRO, PARA UMA AUDIENCIA PUBLICA COM PROCURADORES ITALIANOS, RESPONSAVEIS PELA 'OPERAÇÃO MÃOS LIMPAS', EM ATENDIMENTO A REQUERIMENTO DO SENADOR PEDRO SIMON, NA CPI DOS PRECATORIOS.
Publicação
Publicação no DSF de 26/06/1997 - Página 12468
Assunto
Outros > COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), PRECATORIO.
Indexação
  • SOLICITAÇÃO, PRESIDENCIA, MESA DIRETORA, CESSÃO, PLENARIO, SENADO, REALIZAÇÃO, AUDIENCIA PUBLICA, PARTICIPAÇÃO, PROCURADOR, PAIS ESTRANGEIRO, ITALIA, ATENDIMENTO, REQUERIMENTO, AUTORIA, PEDRO SIMON, SENADOR, QUALIDADE, PARTICIPANTE, COMISSÃO PARLAMENTAR DE INQUERITO (CPI), TITULO DA DIVIDA PUBLICA.

O SR. BERNARDO CABRAL (PFL-AM. Para uma comunicação inadiável. Sem revisão do orador.) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, o eminente Senador Pedro Simon, ontem, na reunião da Comissão Parlamentar de Inquérito que apura a emissão irregular de títulos públicos estaduais e municipais, apresentou um requerimento no sentido de que fossem convidados para uma audiência pública os procuradores responsáveis pela conhecida "Operação Mãos Limpas", na Itália, a saber: o Procurador-Geral, Dr. Francesco Saverio Borrelli; e seus colegas Dr. Francesco Greco, Dr. Gherardo Colombo e Dr. Piercamillo da Vigo.

Naquela manifestação, o eminente Senador Pedro Simon dava conta de que esses juristas estarão aqui no período de 13 a 24 de setembro próximo, quando realizarão várias palestras e encontros de trabalho junto ao Poder Judiciário.

A certa altura, o eminente Senador ressalta que a Comissão Parlamentar de Inquérito tem contado com a colaboração da Procuradoria-Geral da República, da Secretaria da Receita Federal, do Tribunal de Contas da União, e Polícia Federale que está, sem dúvida alguma, apresentando resultados positivos na apuração de desvios na aplicação de recursos públicos.

O encontro, conforme assinala o Senador Pedro Simon, seria, portanto, uma contribuição ao grande debate que deve ser instalado no País visando à extinção da impunidade, razão primeira da continuidade da ação dos corruptos e dos corruptores.

Ora, Sr. Presidente, como na data de 13 a 24 de setembro os trabalhos da CPI já deverão estar encerrados, hoje levei, na qualidade de Presidente, a proposição à Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, uma vez que entendo que a oportunidade não deve ser desprezada. A matéria foi aprovada por unanimidade.

Peço, em nome da Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, que, em se tratando de assunto de tão ampla envergadura e em vindo os Srs. Procuradores da Itália por conta do Poder Judiciário - não haverá, portanto, despesas de passagens internacionais - V. Exª faça as seguintes deferências: ceda o plenário do Senado Federal no dia 18 de setembro para que essas autoridades e o grande público aqui se reúnam e arque com as despesas de locomoção, do Rio de Janeiro até Brasília, e com a hospedagem por um dia das autoridades.

É o que levo ao conhecimento de V. Exª, com as homenagens devidas, esperando que seja possível, na manhã do dia 18 de setembro, a cessão do plenário do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 26/06/1997 - Página 12468