Discurso no Senado Federal

BODAS DE PRATA DA FACULDADE OLINDENSE DE CIENCIAS CONTABEIS E ADMINISTRATIVAS, TRANSCORRIDAS NO ULTIMO DIA 23 DE MAIO.

Autor
Joel de Hollanda (PFL - Partido da Frente Liberal/PE)
Nome completo: Joel de Hollanda Cordeiro
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • BODAS DE PRATA DA FACULDADE OLINDENSE DE CIENCIAS CONTABEIS E ADMINISTRATIVAS, TRANSCORRIDAS NO ULTIMO DIA 23 DE MAIO.
Publicação
Publicação no DSF de 18/07/1997 - Página 14504
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM, ANIVERSARIO DE FUNDAÇÃO, FACULDADE, CIENCIAS CONTABEIS, ADMINISTRAÇÃO DE EMPRESAS, MUNICIPIO, OLINDA (PE), ESTADO DE PERNAMBUCO (PE).

O SR. JOEL DE HOLLANDA (PFL-PE. Pronuncia o seguinte discurso) - Sr. Presidente, Srªs e Srs. Senadores, transcorreu no dia 23 de maio último a festa de bodas de prata da Faculdade Olindense de Ciências Contábeis e Administrativas. É com grande satisfação que registro esse evento, para unir minha participação à homenagem que o povo de Pernambuco prestou à instituição nessa oportunidade. Homenagem à Faculdade e, nela, aos eminentes e abnegados educadores, homens e mulheres, que deram início e conduziram até ao presente esse empreendimento.

A Faculdade já é patrimônio cultural de Olinda, pela história feita e pelo que significou e continua significando para a cidade e para o Estado de Pernambuco. Aliás, não limito os benefícios ao meu Estado, porque esses, como sementes que o ventou levou, caíram também no terreno fértil de outros Estados do Nordeste e do Brasil.

Foi fundada em 1972 apenas com o curso de Administração de Empresas, graças ao esforço e ao idealismo de uma plêiade de educadores, sob a liderança de Biágio Chiappetta, seu primeiro Diretor. É mantida pela Associação Olindense Dom Vital de Ensino Superior, uma instituição sem fins lucrativos que, desde então, com esforço, organização e trabalho próprio, a vem sustentando, alicerçada no ideal da valorização do ser humano no campo da cultura e do conhecimento.

No seu começo, a instituição dispunha de apenas 60 vagas. No entanto, com apenas 12 meses de existência, o número de vagas aumentou para 180, concretizando um formidável impulso, fruto do valor da proposta pedagógica, em consonância com as necessidades da sociedade e com as exigências dos tempos, no que diz respeito ao domínio do conhecimento e à qualificação profissional.

O curso de Ciências Contábeis foi agregado somente em 1987 e reconhecido pelo Ministério da Educação e Cultura em 1994, com capacidade inicial para atender a 100 inscritos.

Atualmente, sob a orientação de um conselho constituído pelos antigos fundadores e sob o comando de um corpo administrativo motivado pelos mais altos objetivos e clarividente quanto às demandas do moderno mercado de trabalho, a Faculdade tem por meta prioritária o investimento em recursos humanos e técnicos. Obedecendo a esse horizonte, recentemente implantou um sistema acadêmico em rede, modernizando todo o processo de atendimento ao estudante, compreendendo emissão de documentos e banco de dados.

Sua clientela atualmente é de 930 alunos, acompanhados por 40 professores, todos capacitados e profissionalmente atuantes, que formam um corpo coeso e competente a indicar caminhos para o conhecimento e a ministrar orientações.

A Faculdade dispõe também de moderno equipamento audiovisual, o que permite atingir boa qualidade de ensino, com ótimas condições de trabalho. As salas de aula, num total de 12, possuem capacidade para 100 alunos cada uma. O espaço físico é completado por um auditório equipado, com capacidade para 150 estudantes. O laboratório de informática, com 32 lugares, possui instrumentos de última geração.

Recentemente, a Faculdade passou a ministrar também Educação Física, executada na quadra poliesportiva do Memorial Arcoverde, em Olinda, em contrato integrativo celebrado entre a Faculdade e a direção do Parque da Cidade.

Mais investimentos e expansão estão projetados para os próximos anos, tais como a instalação de uma biblioteca, aberta inclusive ao público da comunidade, e o aumento em 25% do número de vagas do curso de Administração de Empresas, passando o curso de 180 para 225 vagas.

É com orgulho, portanto, que me uno à cidade de Olinda para celebrar com júbilo essa efeméride e cumprimento a Direção da Faculdade, na pessoa de sua preclara Diretora Maria Antonieta Chiappetta, na certeza de que ainda muito mais haverá de ganhar a sociedade de Pernambuco, do Nordeste e do Brasil, em termos de conhecimento e de preparação de recursos humanos qualificados diante do exigente mercado que se projeta para a juventude brasileira.

Era o que tinha a dizer! 


Este texto não substitui o publicado no DSF de 18/07/1997 - Página 14504