Discurso no Senado Federal

HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR MOACYR DUARTE, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.

Autor
Geraldo Melo (PSDB - Partido da Social Democracia Brasileira/RN)
Nome completo: Geraldo José da Câmara Ferreira de Melo
Casa
Senado Federal
Tipo
Discurso
Resumo por assunto
HOMENAGEM.:
  • HOMENAGEM DE PESAR PELO FALECIMENTO DO EX-SENADOR MOACYR DUARTE, DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE.
Publicação
Publicação no DSF de 20/08/1997 - Página 16828
Assunto
Outros > HOMENAGEM.
Indexação
  • HOMENAGEM POSTUMA, MOACYR DUARTE, EX SENADOR, EX-DEPUTADO, ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE (RN).

O SR. GERALDO MELO (PSDB/RN. Para encaminhar a votação. Sem revisão do orador) - Sr. Presidente, Srªs. e Srs. Senadores, apresentei à Casa o requerimento para que o Senado homenageie a memória de um ex-integrante do Senado Federal, Senador Moacyr Duarte, recentemente falecido.

O Senador Moacyr Duarte foi um parlamentar que teve uma passagem breve pelo Senado Federal, como suplente que era do Senador Dinarte Mariz, mas não teve uma passagem breve pela vida do meu Estado.

A partir do final da década de 50, foi um dos mais jovens e brilhantes Deputados Estaduais e seguiu como um dos mais talentosos membros do Legislativo Estadual no exercício da Liderança do Governo, quando exercida pelo Senador Dinarte Mariz.

Em inúmeras oportunidades, fez de sua vida uma demonstração permanente de liderança, de dedicação às posições que abertamente defendeu.

Foi um pioneiro em muitas atividades no setor rural, como pecuarista, como selecionador, como benemérito, abrindo caminho para que o Rio Grande do Norte, então limitado no seu conhecimento nesse tipo de atividades, passasse a crer na importância da seleção, da criação de animais de qualidade; a ele deve o Rio Grande do Norte um corajoso esforço de iniciar esse tipo de atividade.

Foi Presidente da Federação da Agricultura do meu Estado durante muitos anos e nesse posto se manteve até a morte.

Com o seu falecimento, após longa e dolorosa enfermidade, creio que o Senado Federal deve tributar-lhe as homenagens a que faz jus, fazendo chegar à sua família e à sua esposa - viúva agora de um ex-senador e filha de outro, Senador Dinarte Mariz - a palavra de solidariedade, de afeto e de carinho do Senado Federal.


Este texto não substitui o publicado no DSF de 20/08/1997 - Página 16828